Gerald Thomas encena aborto às avessas

F.E.T.O. (Estudos de Doroteia Nua Descendo a Escada) é inspirado em Doroteia, de Nelson Rodrigues. Foto: Matheus José Maria / Divulgação

Peça envereda pelo universo fantástico para propor uma operação em que a figura regressa morta ao útero materno para em seguida renascer viva. Foto: Matheus José Maria / Divulgação

Na cena uma referência ao readymade Roda de Bicicleta, obra de Marcel Duchamp.  Foto: Matheus José Maria 

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em derrubar o direito ao aborto legal naquele país, em 24 de junho, repercutiu na vida política norte-americana e em outros campos e lugares. A revogação de direit os históricos por um tribunal de maioria conservadora se mostra um reflexo da cavalgada regressista deflagrada pelo mundo. Essa sentença, de alguma forma, atravessa o espetáculo F.E.T.O. (Estudos de Doroteia Nua Descendo a Escada), novo trabalho de Gerald Thomas que estreia no Teatro Anchieta (Sesc Consolação), nesta quarta-feira, 27 de julho.

 F.E.T.O. (Estudos de Doroteia Nua Descendo a Escada) é livremente inspirado na farsa irresponsável Doroteia, escrita por Nelson Rodrigues em 1949. Na peça rodrigueana, as mulheres dessa família estão condenadas à negação do corpo, da sexualidade e dos sentimentos. Linda, amorosa, acesa, Doroteia recusa esse destino e vivencia os prazeres sensuais e por esse “crime” pagará com a vida do filho. Em busca de remissão, Doroteia reaproxima-se das primas celibatárias e desfiguradas e acaba por acolher o fado dessas mulheres para ter uma vida virtuosa: enfeiar-se e apodrecer.

O surrealismo de Doroteia é o ponto de partida para tratar de questões urgentes que dizem respeito ao feminino. A encenação envereda pelo universo fantástico para propor um aborto às avessas, operação em que a figura regressa morta ao útero materno para em seguida renascer viva.

Thomas pega as provocações da dramaturgia de Nelson para produzir um estudo que cruza com a pintura Nu Descendo uma Escada (Nu descendant un escalier) – peça que foi rejeitada pelos cubistas por ser considerada demasiadamente futurista – e Roda de Bicicleta, obra que inaugurou a proposta de readymade, ambas de de Marcel Duchamp e No Vento e na Terra I, do artista gaúcho Iberê Camargo, quadro em que aparece um homem nu deitado quase fundido à terra, solo matéria da pintura e com uma bicicleta ao fundo.

O espetáculo reconhece que as mulheres estão à frente de seu tempo, mesmo com as ocupações desiguais de poder e apesar de todo o tipo de violência cometido contra nós.

Muitas liberdades individuais são atacadas quando homens estão no comando das decisões sobre o corpo feminino. O espetáculo F.E.T.O. (Estudos de Doroteia Nua Descendo a Escada) investe em muitas camadas dessa temática e suas redes de articulação.

No elenco da encenação criada e dirigida por Gerald Thomas estão Fabiana Gugli, Rodrigo Pandolfo, Raul Barreto, Lisa Giobbi, Beatrice Sayd e Ana Gabi.

Ficha técnica

Criação e Direção: Gerald Thomas
CoDireção, Coreografia e Performance Aérea: Lisa Giobbi
Elenco: Fabiana Gugli, Rodrigo Pandolfo, Lisa Giobbi, Beatrice Sayd, Ana Gabi e Raul Barretto.
Dramaturgismo: David George
Desenho de Luz: Wagner Pinto
Cenografia e Direção Técnica: Fernando Passetti
Adereços: Clau Carmo, Raíssa Milanelli
Figurinos: João Pimenta
Poeta: Luciene Carvalho
Sonoplastia e Trilha Sonora: Ale Martins
Músicas:
Portugal é um Nerologismo: Fatima Vale & Charles Sangnoir
SKÆLV B: Kasper Toeplitz & Jørgen Teller
A Guerra, A Guerra II, Marcha Fúnebre: Eduardo Agni
Lamento: Eduardo Agni (com participação especial de Mônica Salmaso – voz)
Direção de Produção: Dora Leão
Assistente de Direção: André Bortolanza
Assistente de Produção: Ingrid Lais Monreal
Assistentes de Iluminação: Gabriel Greghi, Gabriela Cezario
Assistente de Cenografia: Vinicius Cardoso
Assistente Técnico: Samuel Kobayashi
Contrarregras: Calú Batista, Raíssa Milanelli
Maquinistas: ClaudioBoi, Mazinho, Rafael Dias, Zé DaHora
Cenotécnicos: Carol Nogueira, Casa Malagueta, Neide Cecilia, Rafa Dias, Su Martins, Usina da Alegria Planetária, Zé DaHora
Auxiliar de Montagem: Eron Dias, Iuri Dias, Leandro Wildenes, Rodrigo do Nascimento, Willians dos Reis
Direção e técnica do vídeo (de Ana Gabi): Carol Thusek
Visagismo: Louise Helène
Aulas de Corpo: Fabricio Licursi
Camareiras: Andrea Lima (Temporada), Maria Rosa Nepomuceno (Ensaios)
Segurança: Juliana Ferreira
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Desenho e Pintura: Gerald Thomas
Fotos de Divulgação: Carol Thusek, Claudia Santos de Oliveira
Produção e Administração: PLATÔproduções
Realização: Sesc SP

Serviço

F.E.T.O. (Estudos De Doroteia Nua Descendo a Escada)
Quando 27/7 a 28/8 (quinta, sexta, e sábado, às 21h, e domingo, às 18h)
Onde: Sesc Consolação, Rua dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Quanto: Entre R$ 15 e R$ 50
Classificação16 anos

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Grupo Clariô encena crônicas de Miró da Muribeca

Espetáculo Uubu Come Carniça e Voa!. Foto: João Cláudio Senna/ Divulgação

Montagem é inspirada em escritos do poeta Miró da Muribeca. Foto: João Cláudio Senna/ Divulgação

Miró da Muribeca é um artista do Recife, um poeta popular que desconcerta com seus versos diretos, sua performatividade urbana, suas verdades periféricas. Miró arrisca na costura das palavras, tecendo a ins(trans)piração com suas vivências pessoais. Sua obra é motivo de teses e base para outras artes, como a montagem Miró, que vem sendo construída pelo Grupo Magiluth do Recife com previsão de estreia em novembro no Itaú Cultura e o espetáculo Urubu como carniça e voa!, de 2010, do repertório do Grupo Clariô de Teatro, de São Paulo.

Urubu como carniça e voa! trafega pelos escritos crônicos e relatos da vida do poeta pernambucano João Flávio Cordeiro da Silva, o “cronista lírico do cotidiano” Miró da Muribeca, que ganha apresentações de sexta-feira a domingo (22 a 24 de julho), no Itaú Cultural

O artista mapeia e critica a sociedade a partir de seu lugar “marginal” de poeta negro, pobre e que boa parte da vida residiu num conjunto habitacional construído em torno de um imenso lixão chamado Muribeca.

Intenso por natureza e opção, ele carrega no corpo a visceralidade da violência sofrida pelos mais vulneráveis economicamente, pelas pessoas sensíveis, pelos artistas e constrói sua verve poética. Sua criação pode ser feroz – uma devolutiva da violência sofrida e observada em seu cotidiano – , concreta, mas cheia de humor e com umas quebradas de ironias.  E o que é melhor repleta de sementes e/ou explosões de vida.

O Grupo Clariô pensa a arte – o teatro, a música etc. – a partir das bordas da metrópole de São Paulo, com sede em Taboão da Serra, desde 2005. Montou Hospital da Gente, a partir dos contos de Marcelino Freire. Em Urubu Come Carniça e Voa! expõe as condições de vida de moradores de periferias, como também as inquietações políticas e existenciais da população pobre, negra, marginalizada.  

 

FICHA TÉCNICA
Urubu come carniça e voa!
Escritos crônicos: Miró de Muribeca
Direção: Mário Pazini
Atores/criadores: Alexandre Souza, Martinha Soares, Naloana Lima, Naruna Costa e
Washington Gabriel
Dramaturgia: Grupo Clariô de Teatro
Assessoria dramatúrgica: Will Damas
Cenário: Alexandre Souza (João) e Mário Pazini
Figurinos e adereços: Martinha Soares e Naruna Costa
Iluminação: Will Damas
Composição da trilha da peça: Giovanni Di ganzá e Naruna Costa

SERVIÇO
Urubu come carniça e voa
Grupo Clariô de Teatro, com direção de Mario Pazini
Dias 22 e 23 de julho (sexta-feira e sábado), às 19h
Dia 24 (domingo), às 18h
Na Sala Multiuso (piso 2 do Itaú Cultural)
Duração: 60 minutos
Capacidade: 70 pessoas
Classificação indicativa: 12 anos (temas sensíveis, linguagem imprópria e medo)
Reservas pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)

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Duas peças simultâneas da Cia. da Memória:
As Três Irmãs e A semente da Romã

Lucia Bronstein no papel de Irina e Walter Breda como Tchebutíkinem em As Três Irmãs. Foto: Ale Catan 

Ondina Clais e Luiz Carlos Vasconcelos em As Três Irmãs. Foto: Ale Catan 

Antonio Petrin (Ferapont), Walderez de Barros (Anfissa) e Ondina Clais em As Três Irmãs. Foto: Ale Catan 

A semente da romã. Foto: Ale Catan / divulgação

A arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) iria gostar, creio, desse jogo de simultaneidade da Cia da Memória, instaurado no Sesc Pompeia, teatro que Lina idealizou. De um lado do palco o clássico As Três Irmãs (1901), do russo Anton Tchekhov (1860-1904). Do outro A Semente da Romã, do dramaturgo brasileiro contemporâneo Luís Alberto de Abreu. Mesmo com a sincronia da ação cênica, as peças só podem ser apreciadas uma por vez. O diretor Ruy Cortez, que assina a encenação junto com Marina Nogaeva Tenório, defende que os dois espetáculos traçam um diálogo entre si.

Se As Três Irmãs reflete sobre os sonhos de uma classe na sociedade russa do início do século 20; A Semente da Romã investiga o papel do teatro no Brasil de hoje. Nesse período em que a arte no país atua como defensora dos direitos de todas as ordens, inclusive o de existir, esse díptico reflete sobre o lugar da criação de um sonho partilhado, da memória para as vozes silenciadas e do futuro comum desejado. 

A situação política e cultural do país atravessa as duas peças nos cruzamentos entre memória e utopia.

Sufocadas no ambiente em que vivem, Irina, Macha e Olga idealizam Moscou como o lugar onde podem voltar a ser felizes, como foram na infância, um projeto sempre adiado em As Três Irmãs.

Durante a apresentação da peça As Três Irmãs, seis atores coadjuvantes vivem nos bastidores conflitos pessoais, profissionais e existenciais enquanto esperam a entrada em cena. A Semente da Romã discute o que é ser artista de teatro no Brasil, o trabalho exaustivo, a frustração e o sacrifício como também o terreno fértil para a imaginação e a utopia.

A PENTALOGIA DO FEMININO

A Companhia da Memória dedicou-se, em suas três obras iniciais, ao estudo da linhagem patriarcal. Seja como força fugidia em Rosa de Vidro (2007), como força castradora em Nomes do Pai (2010) e interrompida através do ato parricida nos três espetáculos que compunham a obra Karamázov (2014).

O projeto artístico Pentalogia do Feminino é iniciado em 2016 interessado na investigação da linhagem matriarcal e dos arquétipos femininos a partir de cinco obras com temas autônomos.
As Três Irmãs e A Semente da Romã integram a Pentalogia. Antes foram montados o monólogo Katierina Ivânovna – K.I. (2017), baseado na personagem do romance Crime e Castigo; a peça Punk Rock (2018), do dramaturgo inglês Simon Stephens; e Réquiem para o Desejo (2018), uma recriação da obra Um Bonde Chamado Desejo de Tennessee Williams, com dramaturgia de Alexandre Dal Farra.

Miriam Rinaldi( Masha), Ondina Clais (Olga), Lucia Bronstein (Irina) e Luciano Gatti: Andrei em As três Irmãs

Serviço:
De quinta a domingo, às 20h e às 18h (domingos e feriados)
Local: Teatro do Sesc Pompeia
Ingressos: De R$ 12,00 a R$ 40,00
à venda em sescsp.org.br/pompeia

As Três Irmãs
Com a Cia. da Memória
Duração: 180 minutos, com intervalo de 10 minutos
Livre

A Semente Da Romã
Com Cia. da Memória
Duração: 180 minutos, com intervalo de 10 minutos
14 anos

FICHA TÉCNICA
Texto As Três Irmãs: Anton Tchekhov
Texto A Semente da Romã: Luís Alberto de Abreu
Tradução de As Três Irmãs: Marina Nogaeva Tenório e Ruy Cortez
atuação As Três Irmãs
Antonio Petrin: Ferapont
Walderez de Barros: Anfissa
Walter Breda: Tchebutíkin
Ondina Clais: Olga
Luiz Carlos Vasconcelos: Verchínin
Miriam Rinaldi: Masha
Eduardo Estrela: Kuliguin
Lucia Bronstein: Irina
Marcos Suchara: Tusenbach
Maria Manoella: Natasha
Luciano Gatti: Andrei
Rodrigo Fidelis: Soliôni
João Vasconcellos: Fedótik
Conrado Costa: Rodê

atuação A Semente da Romã
Sérgio Mamberti: Guilherme (participação especial em vídeo)
Walderez de Barros: Ariela
Antonio Petrin: Raul
Ondina Clais: Katia
João Vasconcellos: Díon
Maria Manoella: Tônia
Eduardo Estrela: Augusto
Direção: Marina Nogaeva Tenório e Ruy Cortez
Cenografia: André Cortez
Figurino: Fábio Namatame
Iluminação: Nicolas Caratori
Composição original: Thomas Roher
Sonoplastia: Aline Meyer
Design Sonoro: André Omote
Vídeo Arte: Manoela Rabinovitch
Mapping: Fernando Timba
Pesquisa videográfica (A Semente da Romã): Álvaro Machado
Identidade visual e design: Beatriz Dorea e João Marcos de Almeida
Fotografia: Ale Catan
Registros Audiovisuais: Renata Pegorer e Yghor Boy
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
Mídias Sociais: Ofício das Letras
Assistente de direção: Conrado Costa
Assistente de Produção: Júlia Tavares
Assistente de cenografia: Stéphanie Frentin
Assistente de Iluminação: Marcel Rodrigues
Assistente de Figurinos: André Von Schimonsky
Diretor de palco: Ronaldo Dias
Contrarregragem: Júlia Tavares e Conrado Costa
Programador e 1º operador de Luz: Diego Rocha
2º operador de Luz: Olivia Munhoz e Cynthia Monteiro
Operador de aúdio 1: Anderson Franco
Operador de áudio 2: Kleber Marques
Operador de Vídeo 1: Aline Almeida
Operador de vídeo 2: Fagner Lourenço
Modelista: Juliano Lopes
Costura: Fernando Reinert e Maria José de Castro
Cesta de Flores (As Três Irmãs): Mira Haar
Colagens (As Três Irmãs) Sheila Kruger
Direção de produção: Gabi Gonçalves
Produção executiva: Carol Buček
Idealização: Companhia da Memória (João Vasconcellos, Marina Nogaeva Tenório, Ondina Clais e Ruy Cortez)
Produção: Companhia da Memória e Núcleo Corpo Rastreado

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Pintando o 7 nas férias do Recife

Bichos do Brasil, da Cia Pia Fraus, de São Paulo. Foto: Beto Andreeta / Divulgação

O segredo da arca de Trancoso. Foto: Divulgação

Para a produtora Iris Macedo, a arte é essencial na formação criativa e crítica das crianças. Estimular vínculos de afeição nos pequenos cidadãos pela arte pode contribuir na transformação do mundo. Como idealizadora e realizadora do Festival Pintando o 7 ela investe na força das atividades culturais como diferenciais na construção de outras realidades possíveis. Em sua sétima edição, o Festival Pintando o 7 ocorre no Recife, de 9 a 15 de julho de 2022, no Teatro do Parque, no centro do Recife, e no Teatro Barreto Júnior, na zona sul da cidade.

Interimaginários é o tema dessa edição. Segundo o ator e diretor Luciano Pontes, que faz a curadoria do festival pelo segundo ano consecutivo, é uma maneira de pensar e de interatuar com as crianças, de como vemos e como experimentamos brincar com a nossa imaginação.

Os espetáculos dessa edição buscam despertar sensações diferentes no teatro. Entre eles estão Bichos do Brasil, da Cia Pia Fraus, de São Paulo, que provoca a reflexão de como a sociedade está atentando para a natureza; e O Segredo da Arca de Trancoso, da Cênicas Cia de Repertório, de Pernambuco, que recupera o símbolo da arca como lugar onde se guardam objetos e memórias e oferece ao público as histórias antigas que vibram até hoje.

Já as oficinas culturais promovem treinamento de música, movimento, escrita, criação e montagem com arte em estêncil.

Um dos destaques da ocupação de cinco dias no Compaz Miguel Arraes (localizado na Avenida Caxangá, zona oeste do Recife) fica por conta de Lulu Araújo, que apresenta oficina sobre música, e para o espetáculo Timtim por TimTim, que acontece na área externa do Compaz. Além, disso, o evento engloba intervenções culturais, através de performances de músicos e dançarinos do Recife.  

O Projeto Pintando o 7 conta com o incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura – Prefeitura do Recife, com parcerias do Sesc e Compaz, sob a curadoria da Cia Meias Palavras e realização da Fervo Projetos Culturais.

Os ingressos estão à venda no site https://fervoprojetos.com/pintandoo7/recife-2022/

Projeto Pintando o 7

PROGRAMAÇÃO:

Espetáculos:

Bichos Do Brasil (Pia Fraus – Sp)
Teatro Do Parque
Dia 09/07/22 (Sábado)
Horário: 16h
 
Dia 10/07/22 (Domingo)
Horário: 10h
Ingressos: R$40 E R$20

O Segredo Da Arca De Trancoso (Cênicas Cia De Repertório – Pe)
Teatro Barreto Júnior
Dia 15/07/22 (Sexta-Feira)
Horário: 16h (Sessão Única)
Ingressos: R$40 E R$20

Oficinas e Atrações Artísticas:

Dia 11/07/22
Horário: 16h Às 18h
Oficina De Estêncil “Meio De Um, Meio Do Outro”, Com Emerson Pontes, Na Área Externa Do Compaz Governador Miguel Arraes – Gratuito

Dia 11/07/22
Horário: 16h Às 16h40
Orquestra Bichos Soltos, Na Área Externa Do Compaz Governador Miguel Arraes – Gratuito

Dia 11/07/22
Horário: 18h Às 18h40
Orquestra Dos Palhaços, Na Área Externa Do Compaz Governador Miguel Arraes – Gratuito

Dia 12/07/22
Horário: 9h Às 11h
Oficina Caixa De Ritmos, Com Lulu AraújoNo Compaz Governador Miguel Arraes, Dentro Do Cineteatro Joana Batista

Dia 12/07/22
Horário: 14h Às 16h
Oficina Frevarte, Frevo Para Crianças, Com O Balé DeverasNo Compaz Governador Miguel Arraes, Dentro Do Cineteatro Joana Batista

Dia 12/07/22
Horário: 16h Às 16h40 E 18h Às 18h40 
Balé DeverasNo Compaz Governador Miguel Arraes, Na Área Externa Do Compaz Governador Miguel Arraes – Gratuito

Dia 13/07/22
Horário: 9h Às 11h           
Oficina Caixa De Ritmos, Com Lulu AraújoNo Compaz Governador Miguel Arraes, Dentro Do Cineteatro Joana Batista

Dia 13/07/22
Horário: 16h Às 18h         
 Oficina De Estêncil “Meio De Um, Meio Do Outro”, Com Emerson Pontes, Na Área Externa Do Compaz Governador Miguel Arraes – Gratuito

Dia 13/07/22
Horário: 16h Às 16h40 E 18h Às 18h40 
Maracatu Nação ErêNo Compaz Governador Miguel Arraes, Na Área Externa Do Compaz Governador Miguel Arraes – Gratuito

Dia 14/07/22
Horário: 9h Às 11h           
Oficina Caixa De Ritmos, Com Lulu AraújoNo Compaz Governador Miguel Arraes, Dentro Do Cineteatro Joana Batista

 Dia 14/07/22
Horário: 14h Às 16h         
 Oficina Brincart, Com Alcione AquinoNo Compaz Governador Miguel Arraes, Dentro Do Cineteatro Joana Batista

 Dia 14/07/22
Horário: 16h Às 16h50     
Timtim Por Timtim, No Compaz Governador Miguel Arraes, Na Área Externa Do Compaz – Gratuito

Dia 15/07/22
Horário: 9h Às 11h           
Oficina Caixa De Ritmos, Com Lulu AraújoNo Compaz Governador Miguel Arraes, Dentro Do Cineteatro Joana Batista

Dia 15/07/22
Horário: 14h Às 16h         
 Oficina Brincart, Com Alcione AquinoNo Compaz Governador Miguel Arraes, Dentro Do Cineteatro Joana Batista
 

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Vamos ao teatro com as crianças

Bailarina, teatro para bebês, com o Grupo Sobrevento

Ogroleto, do Pavilhao da Magnolia. Foto: Paula Yemanjá

Historias para Voar. Foto: Jair Ferreira / Divulgação

Chapeuzinho Vermelho. Foto: Sayonara Freire / Divulgação

Muita infância já foi embalada, estimulada, acarinhada, aguçada a criticidade por esse festival conduzido há quase duas décadas por Edivane Bactista e Ruy Aguiar. No mês de férias, o evento está ali firme, como ato de resistência e alimento da ludicidade para o coração dos pequenos, e porque não dizer, dos seus pais. Neste 2022, o 18º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco oferece um cardápio de adaptações de clássicos da literatura universal, textos autorais de dramaturgos contemporâneos e uma peça para bebê.

O FTCP conta com 25 espetáculos e 42 sessões nos finais de semana até 31 de julho. Companhias teatrais de Pernambuco, Ceará e São Paulo estão na programação.

Para contar a jornada do boneco de madeira que sonha em ser um menino de verdade, em Pinóquio e suas Desventuras, a Cênicas Cia. de Repertório utiliza da linguagem das histórias em quadrinhos e desenhos animados, da metateatralidade e do teatro de bonecos.

Com dramaturgia da canadense Suzanne Lebeau e direção de Miguel Vellinho o espetáculo Ogroleto, do grupo cearense Pavilhão da Magnólia trata da aceitação das diferenças na infância e amplia os limites do que se pode dizer às crianças.

Em Mateus, o Sonhador,  da Cia. Tanto de Teatro, o brincante usa de suas artimanhas para ajudar seu amigo boi Mimoso Estrela, ameaçado de ter a língua devorada por Catirina grávida e cheia de desejos. Já os contadores de Histórias para voar, do Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro, apostam na leveza para melhorar o mundo. Assim, A história do brinquedo Mané Gostoso se encontra com a da Menina do Laço de Fita e cantarolam com A Cigarra e a Formiga.

Bailarina – Teatro para Bebês, do Grupo Sobrevento, de São Paulo, destinado a crianças de seis meses a 3 anos de idade, é um espetáculo delicado, que valoriza as mínimas ações, os silêncios e od pequenos objetos. Em cena, a atriz Sandra Vargas interpreta uma mãe que recebe de presente uma caixinha de música com uma bailarina. Com isso, sonhos esquecidos são despertados. Ela reflete sobre equilíbrio físico e emocional que a afastou do risco e aponta que o medo pode paralisar as pessoas de sentir emoções mais profundas.

A versão de Chapeuzinho Vermelho, da Roberto Costa Produções, é a única montagem desse fim de semana do Festival com tradução em libras. Outras sete sessões também têm  acessibilidade em Libras: Haru – A Primavera do Aprendiz (16/07, 16h30 / Teatro do Parque),
Um Menino Num Rio Chamado Tempo (16/07, 16h30 / Teatro Barreto Júnior), O Soldadinho de Chumbo (17/07, 16h30 / Teatro Luiz Mendonça), Ogroleto (23/07, 16h30 / Teatro de Santa Isabel), Meu Reino Por Um Drama – O Musical das Abelhinhas (24/07, 16h30 / Teatro do Parque), Pluft, o Fantasminha (30/07, 16h30 / Teatro Luiz Mendonça), Palhaçada – Histórias De Um Circo Sem Lona (31/07, 16h30 / Teatro do Parque).

Mais de uma centena de companhias de várias regiões do Brasil já se apresentaram no FTCP, ao logo dos 18 anos, engajando um público de mais de 120 mil espectadores. A expectativa da produção para 2022 é de um público de 10 mil pessoas.

Os homenageados do evento deste ano são os produtores culturais Ivanildo dos Anjos e Roberto Oliveira. O 18º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco é uma realização da Métron Produções (Edivane Bactista e Ruy Aguiar), com patrocínio da Secretaria de Cultura do Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura do Recife e apoio cultural da CEPE (Companhia Editora de Pernambuco), SESC Pernambuco – Fecomércio, Rede Globo, rádios Nova Brasil e Music FM, Virtual Filmes, Masartes – Oficina de Sonhos, PJ Eventos e Vision Mídia.

Espetáculo Mateus, o Sonhador. Foto: Ruy Aguiar/Divulgação

SERVIÇO
18º Festival Para Crianças De Pernambuco

Programação:

Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n, Santo Antonio – Recife

  • 09 e 10/07 – Pinóquio e suas Desventuras (Cênicas Cia. de Repertório – Recife-PE)
  • 16 e 17/07 – Os Saltimbancos (Roberto Costa Produções – Paulista-PE)
  • 23 e 24/07 – Ogroleto (Pavilhão da Magnólia – Fortaleza-CE)
  • R$ 60 e R$ 30 (meia)

Teatro do Parque – Rua do Hospício, 81, Boa Vista – Recife

  • 16 e 17/07 – Haru – A Primavera do Aprendiz (Rapha Santa Cruz Produções Artísticas – Recife – PE)
  • 23 e 24/07 – Meu Reino Por Um Drama – O Musical das Abelhinhas (Métron Produções – Recife – PE)
  • 30 e 31/07 – Palhaçadas – Histórias de Um Circo Sem Lona (Cia. 2 Em Cena – Recife – PE)

Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro – Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro – Recife – PE

  • 9 e 10/07 – Bailarina – Teatro para Bebês (Grupo Sobrevento – São Paulo – SP)
  • 16 e 17/07 – Seu Rei Mandou (Cia. Meias Palavras – Recife – PE). O ingresso para este espetáculo custa R$ 40 e R$ 20 (meia)
  • 23 e 24/07 – Mundo em Busca do Coração da Terra (Tropa do Balacobaco – Arcoverde – PE)
  • 30 e 31/07– A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final (Omoiós Companhia de Teatro – Recife – PE)
  • R$ 30 e R$ 15 (meia)

Teatro Barreto Júnior – Rua Jeremias Bastos, s/n, Pina – Recife – PE

  • 9/07 – Mateus, o Sonhador (Cia. Tanto de Teatro – Recife – PE)
  • 10/07 – Histórias Para Voar (Centro de Criação Galpão das Artes – Limoeiro – PE)
  • 16 e 17/07 – Um Menino Num Rio Chamado Tempo (Nupeti – Núcleo de Pesquisa de Teatro para Infância – Recife – PE)
  • 23/07 – Folclore – Será Que é História? (Q-Riso Teatro de Bonecos – Igarassu – PE)
  • 24/07 – Grande Circo das Maravilhas (Companhia Maravilhas de Teatro – Recife – PE)
  • 30 e 31/07 – João e Maria (Ditirambos Produções – Camaragibe – PE)
  • R$ 30 e R$ 15 (meia)

Teatro Luiz Mendonça – Parque Dona Lindu – Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem – Recife – PE

  • 9 e 10/07 – Chapeuzinho Vermelho ( Roberto Costa Produções – Paulista – PE)
  • 16 e 17/07 – O Soldadinho de Chumbo (Capibaribe Produções – Recife – PE)
  • 23 e 24/07 – O Segredo da Arca de Trancoso (Cênicas Cia. de Repertório – Recife – PE). O ingresso para este espetáculo custa R$ 30 e R$ 15 (meia)
  • 30 e 31/07 – Pluft, o Fantasminha (Cênicas Cia. de Repertório – Recife – PE)
  • R$ 50 e R$ 25 (meia)

Serviço

18º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco

Sábados e domingos, de 2 a 31 de julho

Ingressos: De 15 a 60 à venda na Sympla e na bilheteria do teatro. Meia-entrada para crianças a partir de 2 anos, estudantes, professores e idosos, mediante a apresentação da carteira.

A meia entrada é para crianças a partir de 2 anos, estudantes, professores e idosos
com apresentação da carteira.
Mais informações: www.teatroparacrianca.com.br | 81.98859.0777 | 81.99418.0025

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