Camille Claudel, uma força da natureza

Ceronha Pontes no papel da escultura francesa, que passou 30 anos numa manicômio. Foto: Camila Sérgio

Ceronha Pontes no papel da escultura francesa, que passou 30 anos num manicômio. Foto: Camila Sérgio

Para levar Camille Claudel aos palcos, a atriz Ceronha Pontes se desdobrou em muitas funções. Concepção do projeto, pesquisa, dramaturgia, atuação, direção, produção. A trajetória da escultora foi bem explorada pelo cinema e pela literatura, mas prossegue como campo fértil. E a relação entre arte e loucura é assunto que não se esgota. A indignação e devoção de Ceronha pela escultura francesa nortearam a montagem, que faz uma sessão especial nesta quarta-feira (06/04), no Teatro Marco Camarotti, às 20h, dentro da programação da Mostra Sesc Teatro e Circo.

Sem seguir uma narrativa cronológica, o espetáculo expõe os estados da artista e sua personalidade complexa e conflituosa. Sozinha no palco ela manifesta os momentos dóceis, mas principalmente a revolta da personagem. Camille Claudel (1864-1943) foi vítima de injustiça e preconceito de gênero, numa sociedade falocêntrica. O escultor Rodin, de quem foi discípula e viveu uma relação amorosa, agenciou a tentativa de tolhimento do talento artístico.

Ela passou mais de 30 anos num hospício, onde morreu em 1943, aos 79 anos de idade, pobre e sozinha. Até a família a renegou. O amor por August Rodin foi o grande tormento de sua vida.

Dor, melancolia, criatividade com o barrro. Foto: Marcio Resende

Dor, melancolia, criatividade com o barrro. Foto: Marcio Resende

Sakuntala (também conhecida como Vertumnus e Pomona (1888), é inspirada no conto do poeta hindu Kalidasa e retrata o momento do reencontro de Sakuntala e seu marido); A pequena Castelã: A Valsa; A Implorante (traduz seu dilaceramento) são esculturas de Camille que a atriz absorve no seu corpo, no seu gestual. Criaturas extraordinárias que a artista deixou para a posteridade, fruto do seu amor e de solidão, seu sofrimento e enorme talento.

A personagem desliza por vários ambientes. Villeneuve, o território de sua infância; seu ateliê e também o de Rodin, o manicômio e o Inferno. Ela brada contra sua internação, um atitude cruel de seus parentes, inclusive seu irmão Paul Claudel. Ela se lambuza no barro em jogos corporais. E nos comove por ter sido punida devido a sua genialidade.

Depois do espetáculo está marcada uma conversa sobre Arte & Loucura com a participação do  terapeuta Gonzaga Leal e do diretor de teatro Rodrigo Dourado junto com Ceronha Pontes.

SERVIÇO

Camille Claudel
Quando: 06/04 (quarta-feira), 20h
Onde: Teatro Marco Camarotti (Rua do Pombal, s/nº, Santo Amaro)
Ingressos: R$ 20 (público em geral) e R$ 10 (comerciários e dependentes)

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Abreviação da vida útil

Flávia Pinheiro em Dispositivo versão beta

Flávia Pinheiro em Diafragma Dispositivo versão beta

O que é o mundo real e o  virtual para os seres contemporâneos? Essas coisas produzidas pelo capitalismo interligam humanos, maquinas e os confundem. “O corpo é uma máquina; o trabalhador, um maquinista”, abalizava Vsevolod Meyerhold. Em Kafka, Por una literatura menor, Gilles Deleuze e Félix Guattari atestam: “O maquinista é parte da máquina, não somente durante sua atividade como maquinista, como também depois”. Essas citações estão carregadas de conceitos complexos, transpassadas por questões do capitalismo e suas ações de disciplinamento e relação poder versus resistência.

Na performance manifesto Diafragma dispositivo versão beta, do Coletivo Mazdita, a bailarina e performer Flavia Pinheiro utiliza objetos analógicos, como uma televisão antiga, uma vitrola, um projetor de slides para destacar a obsolescência programada no capitalismo. A limitação da vida útil atinge o corpo e a própria existência. O espetáculo está em cartaz de hoje a 14 de abril, às quartas e quintas-feiras, às 20h, no Edf Texas, na proposta “pague quanto puder”.

Confira a crítica sobre o espetáculo.

Ao hackear o corpo, a performer Flavia Pinheiro interage com diferentes artefatos, criando reposicionamentos no jogo. Ao mesmo tempo em que amplifica a obsolescência programada desses objetos que mal funcionam, estremece o estatuto da verdade das ofensivas do capitalismo.

Ao lado do argentino Leandro Olívan, a performer investiga a constituição de sujeitos, produção de subjetividade, as relações transversais de corpos e biopolítica sociais. Para isso emprega alguns princípios de Gerald Raunig, Michael de Certeau, Vilém Flusser, Gilles Deleuze.

Ficha técnica:
Produção: Coletivo Mazdita
Performer/Direção: Flavia Pinheiro
Objetos e ruido: Leandro Oliván

Serviço:
Diafragma Dispositivo Versão Beta
Onde: Edf Texas (Rua Rosário da Boa Vista 163)
Quando: 6,7,13, 14 de abril, quartas e quintas-feiras às 20h
Quanto: Pague quanto puder
Duração: 40 minutos

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A dança da resistência

Maria Paula Costa Rêgo, no espetáculo Terra. Foto: Guto Muniz/ Divulgação

Maria Paula Costa Rêgo, no espetáculo Terra. Foto: Guto Muniz/ Divulgação

Abril é mês de reivindicação e articulação artístico-política para artistas da dança em Pernambuco. Uma série de ações estão previstas, como debates políticos, performances, feira, aulas, consultorias, intercâmbios, espetáculos, mostra de fotografia e intervenções visuais.  A segunda edição do DDDança começa hoje às 19h30, no Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista, Recife-PE), com a exibição do espetáculo Terra em outras terras, de Maria Paula Costa Rêgo, do Grupo Grial e convidados. E o ápice deve ocorrer no dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, na Torre Malakoff. Na ocasião, será entregue um documento oficial, com as exigências do setor, ao Ministro da Cultura Juca Ferreira.

O espetáculo Terra é a referência para polemizar sobre territórios – ocupação e perda – e chegar a Terra em outras terras. Bailarinos de várias linguagens vão participar – capoeira, hip hop, balé clássico, dança contemporânea e outras – numa demonstração do rizomático do DDDança. Entre os convidados estão Anne Costa, Orun Santana, Julyanne Rocha, Emerson Dias, Maria Agrelli, Pedro Salustiano, Paulinho Sete Flexas e FX. O Terra em outras terras dispõe de trilha sonora assinada por Naná Vasconcelos e homenageia o percussionista, que morreu recentemente.

O lugar dos corpos, cultura, sons e movimentos negros na dança irá orientar o laboratório de dramaturgia em dança Corpos em manifesto, na quarta-feira (6), a partir das 9h30, no Teatro Arraial. Dançarinos, pesquisadores, performers e demais interessados vão debater questões relativas ao tema A bailarina negra / O bailarino negro. Desse enfrentamento estéticos e de ideias resultará uma performance-manifesto a ser exibida às 19h30, aberta ao público.

Jorge Kildery em Elègún - um corpo em trânsito. Foto: Divulgação

Jorge Kildery em Elègún – um corpo em trânsito. Foto: Divulgação

Estão envolvidos bailarinos negros da cidade, como Orum Santana, Jorge Kildery, Manuel Castomo, Alê Carvalho, Anne Costa, Jaqson Gomes e Simone Silva, e os músicos Isaar, Bárbara Regina, Arnaldo do Monte e Aduni Guedes. Além de amanhã, o laboratório Corpos em manifesto ocorrerá em mais duas quartas-feiras de abril (nos dias 13 e 20), com temáticas renovadas a cada edição. Dia 13, o tema é Tradição e contemporaneidade – relação e conflito. Irão participar Pedro Salustiano, integrantes da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, bailarinos da dança clássica e do hip hop. Dança numérica – a utilização da tecnologia pela dança é o mote do dia 20.

Na sexta-feira (8), no Espaço Experimental, a partir das 18h está marcada uma exposição com imagens da dança, clicadas por profissionais como Hans von Manteuffel, Rogério Alves e André Nery.

O DDDança busca potencializar o pensamento e a prática da dança como cadeia produtiva. Além de prever o diálogo entre realizadores, produtores e apreciadores dessa arte. Neste segundo ano, o evento é produzido em parceria com artistas, com apoio dos governos estadual, municipal e federal, e toda a programação é gratuita.

O Encontro Nacional da Dança será realizado no Recife nos dias 27, 28 e 29 de abril, com a presença de gestores, artistas e coletivos de vários estados brasileiros, com o propósito de fortalecer a articulação nacional da dança, E terá a presença do Comitê Gestor da Política Nacional das Artes e do Ministro da Cultura, Juca Ferreira. As inscrições para o encontro poderão ser feitas até o dia 25 no site.

O pessoal de Pernambuco, fora do Recife, deve inscrever propostas até o dia 12, em dddanca.wordpress.com. Um representante de uma das 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) pernambucanas terá sua vinda assegurada pelo governo do estado, incluindo alimentação e hospedagem. A seleção se dará por cartas de intenção e de currículos.

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Precariedade no Teatro Apolo ameaça Clotilde

Peça pode ter temporada interrompida

Peça pode ter temporada interrompida. Foto: Ivana Moura

A temporada em comemoração aos seis anos do espetáculo O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas pode ser interrompida antes do prazo. A peça entrou em cartaz neste último fim de semana no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, e deveria seguir até o dia 24 de abril, mas a produção do espetáculo aguarda um posicionamento sobre um teste na potência do ar-condicionado do teatro, gerido pela Prefeitura do Recife, para decidir se há viabilidade de continuar as apresentações. Vale lembrar que o Teatro Apolo é o teatro mais antigo da cidade do Recife – sua construção foi iniciada em 1839. O equipamento de ar-condicionado da casa é da década de 1980.

Nas apresentações da estreia, o público e os próprios artistas sofreram com a falta de refrigeração. “Fizemos o espetáculo no sábado passando mal. Quem saía de cena ia beber água e corria para o único ventilador que estava nas coxias. O elenco ficou com a voz bem comprometida, suando muito, o figurino encharcado, a maquiagem derretendo. O bigode do meu personagem caiu por conta do calor e do suor”, conta o ator Tatto Medinni, que interpreta o vilão João Favais.

O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas é um espetáculo divertido, engraçado, com alto poder de adesão do espectador. Para caracterizar cada personagem, utiliza figurinos (de Marcondes Lima) que se sobrepõem, como casacos, jeans, blusas e meias e uma maquiagem carregada, assinada pela própria Trupe Ensaia Aqui e Acolá. Além disso, há muita movimentação no palco e coreografias repletas de elementos kitsch, que garantem o bom-humor da encenação. A peça dura 1h30.

“Nós não sabíamos do problema com o ar-condicionado. Como estávamos bastante focados com a estreia, no sábado, ensaiamos sem refrigeração, mas achamos que o equipamento seria ligado à noite. Parte do elenco já foi se maquiar no camarim do Teatro Hermilo Borba-Filho (equipamento que, com o Teatro Apolo, integra o Centro Apolo-Hermilo), porque era impossível permanecer no camarim do Apolo sem ar-condicionado. Quando entramos em cena, logo percebemos que o problema era grave. De todos os ângulos, víamos as pessoas se abanando e na segunda cena já estávamos sofrendo”, explica Jorge de Paula, encenador e intérprete do pai da mocinha.

No sábado, havia 121 pessoas na plateia (a capacidade da plateia, sem contar a galeria do teatro, é de 275 pessoas); no dia seguinte, foram 50 espectadores. No domingo, o público já foi avisado com antecedência que o ar-condicionado não estava funcionando. O ator Tiago Gondim, que já fez parte do elenco da peça, assistiu à montagem na noite de ontem. “É uma falta de respeito com o público e com os próprios atores. Não há mais desculpas”, comentou.

Ao final das duas sessões, os atores compartilharam com a plateia a dificuldade de encenar a peça; citaram o compromisso que a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, noutra escala, precisam ter com os equipamentos culturais da cidade e do estado.

O Apolo é o teatro mais antigo do Recife. Foto: Pollyanna Diniz

O Apolo é o teatro mais antigo do Recife. Foto: Pollyanna Diniz

“A equipe do teatro é bastante comprometida, prestativa, tenta fazer o melhor. Mas não há vontade política e pulso administrativo. O teatro e o camarim têm cheiro de barata. Enquanto montávamos o cenário, matamos baratas no palco. Não tem uma luz funcionando no espelho do camarim”, reclama a produtora e atriz Iara Campos, que interpreta Clotilde. “Estamos falando de uma situação de descaso que é generalizada. E que mostra o quanto a classe artística está desmobilizada e o quanto não somos representados pelo sindicato, que não tem atuação”, complementa.

De acordo com a produção do espetáculo, se a questão do ar-condicionado não for solucionada, a temporada será cancelada. “Do jeito que está, não dá. É uma condição desumana. A gente não tem como trabalhar dessa maneira. Espero que o Apolo não siga o caminho do Parque e do Barreto Júnior”, torce Tatto Medinni.

Mais problemas – Outros equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife também enfrentam problemas. No ano passado, durante uma sessão da peça Incêndios no Teatro de Santa Isabel, um dos 14 teatros-monumento do país, o público sofreu com a falta de refrigeração. Uma espectadora chegou a questionar em voz a alta a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, que estava na frisa da Prefeitura. Leda respondeu fazendo sinal para baixo com o polegar, indicando que realmente não estava funcionando, algo que todos já haviam percebido.

O Teatro Barreto Júnior, localizado no bairro do Pina, está fechado desde novembro de 2014. Motivo principal: falta de ar-condicionado. A Federação de Teatro de Pernambuco (Feteape), publicizou que foi avisada com menos de 15 dias da abertura da 17ª edição do Todos Verão Teatro, que a Fundação de Cultura Cidade do Recife não dispunha de verba para a locação do equipamento de climatização do Barreto Júnior. Isso foi no começo de março.

O estado do centenário Teatro do Parque é ainda mais grave. O equipamento está fechado desde 2010 e teve a reforma suspensa desde julho do ano passado, seis meses depois de ter sido iniciada. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) cobra na Justiça estadual a retomada da obra de restauração, para evitar a ruína total de um prédio protegido por lei, já que o Teatro do Parque é considerado Imóvel Especial de Preservação (IEP) pela Prefeitura do Recife.

O ator e produtor cultural Oséas Borba Neto, que está à frente das denúncias pela defesa do Parque, garante que o teatro perdeu três pianos devido ao ataque de cupins: um Steinway e dois Essenfelder. Borba Neto criou uma petição pelo tombamento pelo IPHAN do Cine-Teatro do Parque, que fez 100 anos em agosto de 2015 e é o único representante em Pernambuco do grupo de Teatros-Jardins Brasileiros. A petição pode ser assinada no link www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR89351

Resposta da Prefeitura do Recife – De acordo com a Secretaria de Cultura do Recife, o ar condicionado do Teatro Apolo parou de funcionar no dia da estreia do espetáculo e “a direção do Centro Apolo-Hermilo está fazendo o levantamento para efetuar o conserto até a próxima sexta-feira”. Sobre o Teatro Barreto Júnior, finalmente há alguma previsão: “o equipamento já foi licitado e a obra deve começar na próxima segunda-feira, 11. A conclusão dos serviços está prevista para a primeira semana de junho”.

A nota responde ainda os questionamentos sobre o Teatro do Parque. “A Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Projetos Especiais, esclarece: o Teatro do Parque vem ao longo de muitos anos sofrendo um processo sério de degradação. Por isso, a primeira etapa já realizada diz respeito ao trabalho que sanou os problemas encontrados na estrutura da edificação a partir da substituição de toda a cobertura do teatro. Essa etapa sanou os problemas de infiltrações que comprometia a estrutura do patrimônio. Esse trabalho também revelou características do equipamento até então desconhecidas e encobertas por outras reformas. A partir daí, foi necessário realizar uma investigação mais aprofundada sobre as características originais do teatro, que contemplou a segunda fase das obras de reforma do Teatro do Parque. Para realizar a obra de maneira a contemplar as especificidades de restauro, a Prefeitura do Recife fará novo processo de licitação que deverá acontecer dentro de aproximadamente 60 dias. A obra está orçada em cerca de R$ 13 milhões. Ressaltamos ainda que, para resguardar o patrimônio, é mantido serviço de segurança no local”.

*Texto escrito por Ivana Moura e Pollyanna Diniz

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Festival em Caruaru, no peito e na raça

encerra a programação, no domingo. Foto: Diego Di Niglio/Divulgação

pa(IDEIA) – Pedagogia da Libertação encerra o festival, no domingo. Foto: Diego Di Niglio/Divulgação

O produtor Rafael Amancio não se deixou paralisar pela crise, pela não contemplação em editais, pela ausência de apoios institucionais. Para realizar o Festival Abril para o Teatro pediu apoio a comerciantes e empresas de Caruaru, arregimentou amigos e parentes na produção e com garra e coragem promove a  primeira edição. Não foi fácil e o desafio é administrar os próximos sete dias para que tudo corra da melhor forma. São 10 espetáculos na programação, que começa hoje e segue até o dia 10, com sessões no Teatro João Lyra Filho, em Caruaru.  Com apresentações competitivas nas categorias Teatro Adulto, Mostra de Artes das Comunidades e Teatro Infantil, o evento reúne grupos da terra de Vitalino, Altinho, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Recife, Garanhuns e Vitória de Santo Antão. A principal característica é juntar as produções de vários pontos de Pernambuco.

De Caruaru participam Chico Cobra e Lazarino, da Associação dos Artistas de Caruaru – ASSARTIC;  A Visita, do grupo Arte em Cena; Guiomar, sem rir sem chorar, do Teatro Experimental de Artes – TEA e Sonhos do Palhaço Nuneco, do Grupo Ciarte. De outros municípios de Pernambuco estão A Menina que buscava o Sol do Núcleo de Pesquisa Cênica de Pernambuco, de Vitória de Santo Antão; Eudiamon do Grupo Osicran Teatro, de Igarassu; A Dama da Noite, do Pane Produções Artísticas, de Garanhuns; O Apanhador no Campo de Centeio, do Coletivo de Teatro Risoflora, do Cabo de Santo Agostinho; O Samba nosso de cada dia, do Grupo TROPA, de Altinho e pa(IDEIA)-Pedagogia da Libertação, do Coletivo Grão Comum, do Recife.

A VISITA-GRUPO ARTE EM CENA

Ator Severino Florêncio, na montagem A Visita

O ator Severino Florêncio apresenta seu espetáculo de repertório A Visita. Nele, o protagonista Antônio retorna ao solo da sua infância e encontro o lugar muito diferente. A secura atingiu gente e bicho. Ele busca na memória elementos para recriar o futuro. A montagem faz uma adaptação do texto do encenador e dramaturgo Moncho Rodriguez pelo Grupo de Teatro Arte-Em-Cena.

A segunda encenação da Trilogia Vermelha, Pa(Ideia)- Pedagogia da Libertação, do coletivo Grão Comum, investe sobre os 70 dias em que o educador pernambucano Paulo Freire ficou preso no Recife, seus 16 anos exilado pelo mundo (América Latina, Europa e África), e a sua volta ao Brasil nos tempos da redemocratização. A primeira peça da trilogia foi h(EU)stória – o tempo em transe,  sobre a vida de Glauber Rocha. A próxima é pro(FÉ)ta – O bispo do povo, sobre Dom Helder Câmara.

Os homenageados do festival são o ator e poeta, Cícero Gomes (in memoriam) e o ator, diretor, professor, coreografo e iluminador Francisco Pereira da Silva Neto (Chico Neto). Na abertura estão previstas apresentações de Israel Filho, Banda de Pífano Zé do Estado e o espetáculo O Samba Nosso de Cada Dia. Além das peças, o festival vai exibir o curta Miolo de Barro, dirigido por Leandro Braith, com duração de 17 minutos.

Programação
Teatro João Lyra Filho.

Dia 4 de Abril
– Espetáculo Adulto: O Samba Nosso de Cada Dia, de Altinho ás 20h

Dia 5 de Abril
– Espetáculo Infantil: Sonhos Do Palhaço Nuneco, de Caruaru, às15h
SONHOS DO PALHAÇO NUNECO

– Espetáculo Adulto: Guiomar, Sem Rir Sem Chorar, Caruaru às 20h
GUIOMAR- GRUPO BASTIDORES

Dia 06 De Abril
– Espetáculo Infantil: Sonho De Criança, de Caruaru às 15h

-Espetáculo Adulto: Chico Cobra e Lazarino, de Caruaru, às 20h
Chico Cobra e Lazarino

Dia 07 De Abril

– Espetáculo: O Mágico De Oz, de Caruaru, às 15h

– Espetáculo: A Visita, de Caruaru às 20h

Dia 08 De Abril
-Espetáculo Infantil: A Menina Que Buscava O Sol, de Vitória De Santo Antão Às 15h
A MENINA QUE BUSCAVA O SOL (1)

-Espetáculo Adulto: O Apanhador no Campo de Centeio, do Cabo de Santo Agostinho, às 20h.

Dia 09 De Abril
Espetáculo Adulto: A Dama da Noite, de Garanhuns, às 18h30
DAMA DA NOITE 1

Espetáculo Adulto: Eudiamon, de Igarassu às 20h

Dia 10 De Abril
Espetáculo Adulto: Pa (Ideia)- Pedagogia Da Libertação, às 19h

Curta- Miolo De Barro, às 20h

Cerimônia de Entrega de Troféus, às 20h30

Ingressos: Inteira: R$: 10,00 e Meia: R$: 5,00.

Informações: (81) 3136 3377 / (81) 99404 8608 / (81) 99741 8774

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