Grupos que mantêm sedes e atividades de formação sem perspectiva de apoio

Fiandeiros possui Escola há dez anos

Enquanto os trabalhadores da cultura de todo o país aguardam a votação da Lei de Emergência Cultural, os dias vão passando. Para os grupos e coletivos de artes cênicas pernambucanos, as incertezas e inseguranças são potencializadas pela falta de ação também nos âmbitos estadual e municipal. O cenário é de preocupação – com a subsistência desses trabalhadores e com a manutenção dos espaços físicos.

O Poste Soluções Luminosas, grupo de teatro negro, possui um espaço cultural desde 2014, no térreo do prédio na Rua da Aurora, esquina com a rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista. Neste primeiro semestre, finalizaríamos a segunda fase do projeto Música no Espaço O Poste e começaríamos a terceira edição do projeto Escola O Poste de Antropologia Teatral.  Tivemos que suspender toda a agenda de shows, assim como a continuidade dos processos que envolvem a produção da Escola”, explica Naná Sodré, atriz, diretora e produtora do grupo. “Sim, há risco de fechamento, pois quando ocorre a interrupção dessas atividades que são fundamentais para a manutenção, não temos como prosseguir”, avalia.

A Cênicas Companhia de Repertório inaugurou o Espaço Cênicas em 2010, no segundo andar de um prédio na Rua Vigário Tenório, no Recife Antigo. “Quem possui um espaço cultural sem patrocínio público ou privado neste país convive permanentemente com o risco de fechamento. Agora, com o agravamento desta pandemia, esse risco se torna ainda mais iminente. A nossa receita caiu praticamente mais de 80%. Só temos uma turma de alunos ativa e as despesas mensais continuam. Nossa receita vem dos cursos e atividades artísticas do espaço e a nossa reserva financeira já está no limite”, explica Antônio Rodrigues, diretor do grupo.

Diante da fragilidade das políticas públicas – o que nunca foi novidade para a classe artística, mas se acentuou com a pandemia -, os enredos são bem parecidos. O grupo Fiandeiros se preparava para comemorar os 10 anos da Escola Fiandeiros, que funciona no prédio na Rua da Matriz, na Boa Vista, e serve também como sede e espaço cultural. “Os impactos já são enormes. O Espaço é nossa principal fonte de arrecadação e, ao mesmo tempo, a nossa principal fonte de despesas. Interrompemos abruptamente a arrecadação, mas as despesas continuaram as mesmas mesmo com ele fechado. Nosso sustento enquanto grupo e, principalmente, enquanto Espaço, depende da renda que vem dos cursos, dos espetáculos e das atividades que geramos nele. A outra fonte de receitas, que viria da venda de espetáculos, temporadas, e tudo mais, está completamente parada. Estamos, ao final desses dois meses, tentando administrar um cronograma financeiro com muito esforço, vindo das ações remotas, que possa ao menos permitir a subsistência do Espaço pelo tempo que der”, avalia Daniela Travassos, atriz e diretora do grupo Fiandeiros.

Os Espaços O Poste Soluções Luminosas, Cênicas e Fiandeiros possuem uma característica significativa em comum: os três também são locais para formação e atividades pedagógicas. No caso da Cênicas e da Fiandeiros, algumas turmas prosseguiram no formato online. “A Turma do Curso de Teatro Cênicas Cia 2020 estava praticamente fechada, deveria ter iniciado no final de março, porém com a quarentena instalada, as aulas foram adiadas por tempo indeterminado, juntamente com o Curso Dramaturgia do Ator. Atualmente, estamos com uma única turma de teatro ativa, que já tinha iniciado as aulas em 2019. O Curso de Iniciação Musical para o Teatro está acontecendo com aulas online, duas vezes por semana, com duração de três horas diárias”, conta Rodrigues.

Aula virtual da Cênicas Cia de Repertório

Na Escola Fiandeiros, quatro turmas estão com aulas pela internet. “Adaptamos todos os planejamentos, revimos conteúdos para serem repassados remotamente e estamos, aos poucos, inserindo a corporalidade, o treinamento vocal e o exercício da interpretação experimentado à distância. Estamos nos surpreendendo com o resultado e com o envolvimento dos alunos, embora saibamos que falta o essencial, que é a presença. Mas, talvez, a realidade imposta e a necessidade da troca estejam aquecendo essa relação que acreditamos que fosse ser fria a princípio. Perdas existem. Teatro é coletividade, é troca, é presença. Mas também é reinvenção. É adaptação aos momentos e às tecnologias existentes”, avalia Daniela Travassos.

No Poste, ainda estão abertas as inscrições para a Escola de Antropologia Teatral. As aulas desta terceira turma do programa, que tem como incentivadores Eugenio Barba e Julia Varley, deveriam ter começado no dia 2 de abril. O grupo aderiu às lives para a divulgação da campanha “Apoie o Espaço O Poste, não deixe fechar!”, que está com link no Catarse.

Eugenio Barba e Julia Varley, em visita ao Espaço O Poste

Cênicas e Fiandeiros ainda não fizeram campanhas de arrecadação, mas não excluem a ideia. Afinal, não há nenhuma expectativa para um suporte governamental, seja para artistas, grupos ou espaços. Para Daniela Travassos, “quando não há uma política estruturada para uma classe, fica difícil até atuar em cenários de urgência. Agora, o que tem são alguns artistas aguerridos lutando e falando por uma classe inteira, tentando achar uma maneira de dividir migalhas entre todos, porque o governo até agora acha que manter os editais já é o suficiente. Nós seguimos fazendo o que podemos: contribuindo para as discussões, inscrevendo em todos os editais possíveis, investindo grana pessoal, trabalhando em prol do nosso Espaço, que é da cidade e das pessoas, investindo na formação e tentando manter as ações que podemos”.

Para saber mais sobre as ações dos grupos, siga os espaços e companhias na rede:

@oposteoficial

@fiandeirosdeteatro

@espacocenicas | @cenicascia

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Matéi Visnic é sugado para o Zoom

Pandas, ou era uma vez em Frankfurt, com Mauro Schames e Nicole Cordery com direção de Bruno Kott. Fotos: Divulgação

Trabalho artístico gestado na quarentena.

Pandas, ou era uma vez em Frankfurt é uma experiência artística online, ao vivo, inspirada no texto teatral História do Urso Panda (contada por um saxofonista que tem uma namorada em Frankfurt), do dramaturgo romeno Matéi Visnic. O projeto foi concebido durante a quarentena da Covid-19 com os artistas envolvidos isolados em suas casas. Foi articulado para o Edital do Itaú Cultural; que não foi selecionado. Mas o trabalho já estava aceso. A atriz Nicole Cordery e o ator Mauro Schames seguiram com Pandas e junto com o diretor Bruno Kott trabalharam pelo aplicativo Zoom. O programa fica em temporada de 15 de maio a 6 de junho.

Na dramaturgia do romeno radicado em Paris, Ele pede a Ela nove noites. O pacto se realiza, e um mundo à parte é criado, envolto em enigmas. A leitura da equipe é da relação de um homem com a morte, potencializada nestes tempos de incertezas, de medo e insegurança.
Nessa versão, o texto de Viniec dura 40 minutos e Kott carrega a cena com um trecho do filme O bandido da luz vermelha, de Rogerio Sganzerla, de 1968, em que indica que terceiro mundo vai explodir!

A direção segue as indicações de humor, que considerada um caminho afetuoso para reflexão de temas existenciais. “Optamos por imagens nonsense, que quebrassem o código do realismo, que servissem como gatilho para um entendimento menos racional, e mesmo com atores atuando num fundo infinito para a câmera do notebook, não trouxessem uma atmosfera cinematográfica, mas sim, teatral”, adianta o diretor. “O que me guiou para essa narrativa tanto dramatúrgica quanto estética, foi a teoria do multiverso, que explora realidades paralelas como uma opção de existência”, entrega Bruno Kott, que lembra que o online já é uma realidade paralela.

Tudo se torna muito intenso nesses tempos de confinamento. E estranhos. Ensaios exaustivos diários, repetições estudo de texto, pesquisa de linguagem, crises dos atores, receios de se adequar a tantas mudanças. Distâncias são subvertidas. Nicole falou com o autor Matéi Visniec, por e-mail, que respondeu prontamente, autorizando seu texto para a experiência. Por outro lado, a atriz não conhece pessoalmente o encenador Bruno Kott.

“Como manter a teatralidade inerente ao texto estando a um palmo de uma câmera?”, questiona Nicole, expondo suas tormentas durante processo. A equipe de criação prefere não chamar o trabalho de teatro.

A experiência acontece no esquema Pague Quanto Puder e toda a renda será revertida para o Fundo Marlene Colé. Os microfones do público vão ficar ligados durante a apresentação – assim será possível acompanhar a reação da plateia. Merde!

Ficha técnica:
Texto: Matéi Visniec
Direção e dramaturgismo: Bruno Kott
Elenco: Mauro Schames e Nicole Cordery

Serviço:
Temporada: De 15 de maio a 6 de junho de 2020, Sextas e sábados às 20h
Onde: Na Plataforma Zoom
Ingressos: Pague Quanto Puder (a renda será destinada ao Fundo Marlene Colé)
Via Sympla
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

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Edital de emergência confere ânimo para artistas

Alguns selecionados do edital Arte como respiro: múltiplos editais de emergência: Herminia Mendes, PE (foto: Rogério Alves); Jéssica Teixeira, CE (Reprodução do FB); Núcleo Bartolomeu de Depoimento, SP (foto: Divulgação); Clowns de Shakespeare, RN (foto: Bruno Soares): Maikon K, PR (foto: reprodução do FB)

O número de inscritos no edital Arte como Respiro: múltiplos editais de emergência – Artes Cênicas, do Itaú Cultural, nos oferece uma dimensão da crise no setor cultural diante da paralisação das atividades relacionadas à área. Entre os dias 6 e 10 de abril, na busca por sobrevivência, mais de 7.200 propostas foram recebidas.

Dessas, o instituto escolheu 200, 80 a mais do que estava previsto. A grande maioria dos projetos – 158 – já foram ou serão produzidos neste período de quarentena; outros 42 são gravações prévias ao isolamento.

No Nordeste, 37 propostas foram selecionadas, sendo dez de Pernambuco. Uma delas é da atriz e diretora Hermínia Mendes, que escrutina os sintomas dessa época através de janelas possíveis, inclusive dos aplicativos da Internet. Poesia Performática – Pedaços questiona perspectivas de olhares e cria paralelos dos retalhos de gentes e coisas, deixando rastros, as mortalidades pelos cantos, cabelos pela casa, unhas cortadas, os lençóis amarfanhados, escritos na parede, o reflexo no espelho. 

Onde está todo mundo? é a proposta de montagem de um “espetáculo virtual” do Coletivo Angu de Teatro, do Recife, com texto inédito de Marcelino Freire. A encenação será dirigida virtualmente por Marcondes Lima, que está morando em Portugal. Os atores André Brasileiro, Gheuza Sena, Ivo Barreto, Luis Cao, Lilli Rocha e o próprio Marcondes atuam de suas casas, utilizando como cenografia, figurino e maquiagem o material de que dispõem neste momento. O trabalho dos atores vai ser gravado e depois editado por Tadeu Gondim.

A proposta é exibir uma “Live farsesca”, que não ocorre, porque ninguém chega para o programa, nem o autor Marcelino Freire, nem seus personagens. O trabalho brinda uma parceria exitosa entre autor e grupo no ano em que o livro Angu de Sangue completa 20 anos de lançamento – sendo Angu de Sangue o primeiro espetáculo do Coletivo Angu e que deu nome ao bando.

Opá, Uma Missão, é um monólogo da atriz e diretora Lívia Falcão, que convocou para essa investigação artística sua Palhaça Zanoia, uma benzedeira, descendente direta da xamã mais velha, de terras distantes, que já foi lugar de abundâncias e milagres. Para encontrar a dádiva-diamante escondida em seu corpo, Zanoia carrega por missão das antepassadas a de rir de si mesma nas ‘sete direções’: Leste, Oeste, Norte, Sul, Acima, Abaixo e Dentro. É uma criação coletiva, de Lívia, de Silvia Góes e Andrea Macera, que agora aceita o desafio de seguir virtualmente durante o isolamento.

No Ceará, um dos projetos escolhidos é da atriz, produtora e diretora cearense Jéssica Teixeira, que traz para o debate o seguinte questionamento: “Ser artista solo mulher e com deficiência no Brasil antes e durante o isolamento. E depois?”.  Sua investigação pessoal atua no seu próprio corpo estranho, numa pesquisa sobre “Corpo Impossível”, mola propulsora para a criação do seu primeiro solo “E.L.A”. Nesse trabalho, que fez temporada no Sesc Pompeia, em São Paulo, no ano passado, e agora vai estar disponível online, a artista desestabiliza e potencializa outros corpos e olhares. A peça investe em questões como beleza, saúde, política, feminilidade e acessibilidade, utilizando vídeo, artes plásticas e dramaturgia através de colagens e textos autobiográficos que refletem acerca da aceitação e do nosso lugar no mundo.

Confira a crítica do espetáculo “E.L.A”

Um dos projetos aprovados no Rio Grande do Norte é do grupo Clowns de Shakespeare. A atual circunstância de confinamento social imposta pela pandemia do COVID-19 confere à ficção fantástica Abrazo uma curiosa concretude. Imagine um lugar onde estão proibidos os abraços? Há três meses essa ideia só poderia ser encarada como ditatorial. A proposta da montagem era justamente essa: uma obra sem palavra, várias reflexões sobre repressões e cerceamento de liberdade. O espetáculo infanto-juvenil Abrazos – inspirado em O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano – foi censurado na temporada na Caixa Cultural em Pernambuco, em 2019.

O vídeo da encenação será disponibilizado online na íntegra, acompanhado de uma ação de desdobramento a partir de três pontos de vista: do grupo, do público e de convidados. Essas repercussões podem chegar no formato de textos (dramático, poético ou em prosa), vídeo ou canções, propondo uma atualização da provocação de Abrazo. O grupo também vai instigar o público a enviar material para os Clowns. Alguns parceiros, como Eduardo Moreira (Grupo Galpão/MG), Maurice Durozier (Théâtre du Soleil/França), Ana Correa (Yuyachkani/Peru), e outros, participam da ação.

No Sul, 19 projetos serão apoiados. Um deles é do artista da performance, Maikon K, que vive em Curitiba, e pesquisa formas de expansão da consciência, tendo o corpo e sua capacidade de alterar percepções como centro. O trabalho Proteja-se (Meditação) é o um registro de uma performance curta, feita com o celular, com cerca de 4’30’. Maikon K propõe uma ação de limite e resistência, ao vestir um preservativo na sua cabeça, respirando até que o látex se rompa. Com o trabalho, o artista fricciona tempo atual em meio à solidão, necessidade de proteger-se do mundo exterior e do contato com outrxs, a angústia, o sufocamento, a persistência, a busca por sobrevivência e fôlego.

Da região Sudeste, 126 projetos foram aprovados, sendo 82 de São Paulo, estado com o maior número de selecionados no país. Um deles é do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que avança nas proposições do espetáculo Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias. Na peça, nove atores e dois DJs ensaiam confinados em um teatro. O debate deriva da dramaturgia de Bertolt Brecht para aventar a falência contemporânea. Novas questões foram colocadas com o advento da pandemia. Inspirada nas ideias do filósofo camaronês Achille Mbembe, o grupo desafia o neoliberalismo/ necroliberalismo como sistema que sempre operou com um aparato de cálculo, e agora expõe outra face ainda mais terrível: o que é mais importante a economia ou a vida? A necropolítica segue operando de maneira global para decidir quem tem direito à vida. 

Confira matéria sobre Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias.

Galiana Brasil. foto André Seiti / Divulgação

ENTREVISTA // GALIANA BRASIL, gestora de Artes Cênicas do Itaú Cultural

Primeiramente acredito que os artistas reconhecem o esforço do Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, mas de que forma o instituto pretende avançar no apoio aos artistas durante o período de pandemia da Covid-19?
Penso que as ações de apoio começaram ainda antes do edital, com a decisão de manter pagamentos de cachês de todos os grupos e artistas que tinham agenda confirmada para apresentação neste semestre, para que pudessem contar com esse respiro financeiro com compromisso de mais adiante, a partir do segundo semestre, acomodarmos nova agenda de programação. Passado o edital – ou em paralelo à execução dos trabalhos selecionados, ainda faremos curadorias, convites e manteremos programação no site e plataformas parceiras.

Foram mais de 7,2 mil inscrições de todo o país, sendo selecionados 200 trabalhos de 25 estados. Que análise é possível fazer desses números? Sobre políticas culturais no Brasil? Sobre a atuação do Itaú Cultural? 
Olha, eu penso que já havia uma crise instaurada antes, pré-pandemia, e esse estado agora  sangrou mais vivamente um setor que já vinha sofrendo com a ausência de políticas públicas, de interrupções e falta de continuidade de projetos, orçamento incerto e precarizado e tantos ataques que maculam a noção de política pública.

Quais os critérios foram adotados para escolher esses selecionados?
O edital foi concebido em dois eixos. No primeiro, que permitia inscrição de trabalhos produzidos antes da pandemia, tínhamos um único requisito de partida que era uma solicitação para que o artista olhasse para essa obra “antiga” e propusesse algo que pudesse refletir no tempo presente, na forma que tivessem melhor condição de fazer – um texto crítico, uma reflexão, um bate-papo com os criadores que poderia ser através de live – achamos importante essa inserção porque subir um vídeo de um trabalho feito lá atrás – registro filmado de espetáculo – é algo bem menos complexo do que conceber e se desafiar a criar algo em situação de isolamento, com os recursos e possibilidades que se tenha, como foi o eixo segundo do edital. Afora esse critério mais objetivo que aplicamos no eixo 1, para ambos os eixos consideramos a relevância da proposta para o momento, a capacidade de comunicação com diferentes públicos, o histórico do grupo/artista e sua relação com aquele segmento.

O que podemos entender como “ampla representatividade” do resultado?
A diversidade de territórios, de segmentos nas linguagens. De termos contemplado trabalhos de performance, teatro de animação, dança e teatro para crianças. O fato de termos artistas com corpos desviantes, LGBTs, em especial trabalhos com protagonismo de artistas trans, artistas com deficiência, proponentes indígenas, trabalhos de cultura popular – mamulengo, maracatu -, trabalhos vindos de favelas, zona rural, agreste, circo tradicional. Os trabalhos de intérpretes e coletivos negros com força de número e conteúdo. Essa tentativa real de interferirmos nas assimetrias que ainda parece tímida nos números finais, mas que sabemos que é uma batalha frente às forças hegemônicas de séculos, basta considerar, apenas no quesito regionalidade, que mais de 64% dos inscritos foram da região Sudeste.

Como vocês estão trabalhando no Itaú Cultural durante esse período de quarentena?
Estamos trabalhando remotamente tanto quanto intensamente, desde uns dias antes do anúncio oficial de isolamento aqui em São Paulo. Estamos também em articulação com grupos, artistas, veiculando e programando diversos projetos no nosso site, que tem sido palco virtual de todas as linguagens artísticas. Apenas alguns exemplos das Artes Cênicas, encerramos recentemente as inscrições para a EAD Dramaturgia Negra – A Palavra Viva, com a professora Dione Carlos e, a partir de sábado (dia 9), estrearemos a série virtual “Camarim em Cena”, sendo este primeiro programa com a atriz Maria Alice Vergueiro.

Já existe uma agenda para a exibição dos projetos selecionados? Serão divididos por blocos? Quais serão as categorizações?
Estamos trabalhando justamente nessa acomodação, nesse momento pós anúncio dos selecionados. Em breve teremos essas informações.

Você consegue vislumbrar ações (articulações, pensamentos), dentro ou fora do instituto, do que fazer para que os artistas, nesta realidade de capitalismo, não fiquem tão vulneráveis economicamente, como a maioria vive agora?
Essa é a pergunta mais difícil de ser respondida, Yolandas. A pessoa que vos fala também nunca viveu algo assim e, porque humana, também se sente vulnerável e sente medo. Desde que começou o isolamento trabalhamos intensamente na busca de formas de apoio e rede de proteção para o setor, que não se encerrará na criação de um edital, até porque a situação parece longe de suavizar. Vamos combinar que, se a ideia é despertar a espécie, vemos que ainda tem muita gente dormindo ou num estado de nem uma coisa nem outra, o que é um tanto pior. Penso que precisaremos rever pensamentos de base (que tem a ver com tua próxima pergunta), e isso vale para toda a cadeia – do artista ao gestor. É nesse ponto que estamos agora, e isso é mais difícil porque não há distanciamento, então a tendência é encarar o momento com os instrumentos do “antes”. Porém, certamente, eles parecerão insuficientes, então precisaremos de novos significados para apoio, aporte, parceria… eu não tenho essas respostas, mas outras tantas dúvidas, eu tenho problemas e eles são motor para quem pesquisa, então vamos juntes criar formas para nos conectarmos com esse devir.

A discussão do momento é se o material que circula online por artista da cena, performance, pode ser considerado teatro. Se realmente existe teatro sem presença, sem o compartilhamento do tempo que arde no calor da hora entre artistas e público. O que você pensa sobre isso?
Acho a discussão pertinente, e não apenas pelo momento, mas, considerando a origem e natureza do teatro que é sim arte do encontro, da presença. Tal tensionamento, inclusive, não tem nada de novo, porém, a chegada desse vírus, forma de contágio e suas consequências trazem um caráter de imposição, de urgência que sim, nos atravessa como algo inaugural. E penso que vai ser interessante – ou condicionante -, deslocar esse desconforto e tentar “encarná-lo” em formas de fazer, porque o horizonte próximo sugere a criação de novos protocolos para convivência. Particularmente não estou pronta para imaginar uma existência sem encontro, mas preciso estar preparada – e mesmo motivada – a ampliar essa noção de encontro, o que talvez seja chave importante para acessar essa nova dimensão de nossa existência.

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Peça Amores difíceis testa ambiente virtual

Montagem, com três monólogos, é baseada no livro de Ítalo Calvino e tem apresentações ao vivo no mês de maio na plataforma Zoom. Com as atrizes Andrea Serrano e Isadora Petrin. Fotos: Divulgação

Amores Difíceis, peça do grupo Arte Simples de Teatro, inspirada no livro Os Amores Difíceis, de Ítalo Calvino, esteve em cartaz em 2017 em São Paulo. A trupe se preparava para reestrear agora em 2020, quando a pandemia e quarentena pararam praticamente todas as atividades artísticas no mundo. O distanciamento social mudou os rumos e o Arte Simples se dispôs a investigar a natureza, características e alcance de exibir Amores Difíceis ao vivo pela plataforma Zoom, aplicativo de videochamadas. A prática começa neste sábado, dia 2 de maio, às 18h com sessões até 28 de maio (sábados e domingos às 18h e terças e quintas-feiras às 21h).

A atriz e diretora Tatiana Rehder explica que junto com as atrizes Isadora Petrin e Andrea Serrano deslocaram os “ensaios para o formato da plataforma, sempre com a ideia de que a apresentação não perdesse a teatralidade, a interação com a plateia e a comicidade”. Algumas alterações foram feitas no trabalho, transformado em três pequenos monólogos: Julieta, A banhista e A viajante.

Ela avalia que não se trata de teatro filmado. “Estamos descobrindo um jeito novo de encenar, mesmo confinados. A plateia recebe o link e assiste à montagem ao vivo direto da casa das atrizes”, considera Tatiana, que prevê até interações com a plateia. Interessados em conferir como fica a experiência podem seguir o link da plataforma Zoom, disponibilizado pelo direct do instagram @amoresdificeis.

Julieta, com Isadora Petrin, exibe o desejo da atriz em viver a célebre personagem de Shakespeare, com apresentações nos dias 2, 3, 5, 7, 23 e 24 de maio. Em A banhista (dias 9, 10, 12, 14, 26 e 28 de maio), Isadora se vê às voltas com as sensações da personagem que foi nadar no mar, perde o biquíni novo, descobre seu corpo e faz uma análise das convenções sociais.

A cena A viajante trata do encontro num passeio de navio e a tentativa da protagonista em seduzir o que ela considera o seu futuro amor. Interpretado pela atriz Andrea Serrano nos dias 16, 17, 19 e 21 de maio.

As apresentações são gratuitas. Mas quem quiser colaborar pode adquirir um ingresso opcional por R$ 20 – a venda pelo site sympla. O valor arrecadado será dividido meio a meio entre a produção de Amores difíceis e  o fundo Marlene Colé de apoio a técnicos e artistas das artes cênicas.

SERVIÇO
Amores difíceis
Estreia dia 2 de maio, sábado, às 18h
Onde: Plataforma Zoom
Baseado no livro Os Amores Difíceis, de Ítalo Calvino
Texto:Tatiana Rehder, Isadora Petrin, Andrea Serrano e Marcela Arce
Direção: Tatiana Rehder
Elenco: Isadora Petrin e Andrea Serrano 
Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Produção: Tatiana Rehder, Isadora Petrin e Andrea Serrano
Temporada: Até 28 de maio. Sábados e domingos às 18h e terças e quintas-feiras às 21h Duração: 25 minutos
Classificação etária: Livre
Ingressos: Opcional no valor de R$ 20 pelo site sympla.
O link da plataforma Zoom será disponibilizado pelo direct do instagram @amoresdificeis.
Apresentações:
Dias 2, 3, 5, 7, 23 e 24 de maio – Julieta com Isadora Petrin
Dias 9, 10, 12, 14, 26 e 28 de maio – A banhista com Isadora Petrin
Dias 16, 17, 19 e 21 de maio – A viajante com Andrea Serrano

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Prêmio Ariano Suassuna é prorrogado

O escritor, roteirista, redator e ator Cleyton Cabral e o escritor, professor e ator Raphael Gustavo conquistaram três prêmios cada um nas edições anteriores do concurso Ariano Suassuna de Dramaturgia

O 5º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia está com inscrições abertas até 8 de maio. Seria até 28 de abril, mas foi prorrogado. Portanto, mais um prazo para autores pernambucanos ou residentes no estado, limite geográfico do concurso.  

O prêmio é um dos poucos concursos de dramaturgia no Brasil. Nesta edição, serão distribuídos até 10 prêmios de R$ 5.100, nas categorias Teatro Adulto e Teatro para Infância.

Neste ano, excepcionalmente, serão reservados quatro prêmios para a Categoria Teatro Adulto e três para a Categoria Teatro para Infância. Serão destinados dois prêmios para dramaturgias escritas por mulheres cis ou trans, independente. Será destinado um prêmio para o gênero teatro de animação, independente da classe de cadastro, que pode ser feita no site www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/242/

Ano passado e nos anos anteriores, o valor do prêmio individualmente chegou a R$ 10 mil, para o primeiro colocado e R$ 7 mil, para o segundo. A mudança, segundo o assessor de Teatro e Ópera da Secretaria de Cultura de Pernambuco, José Neto Barbosa, é resultado do plano de contingenciamento, que é uma resolução do governo que corta gastos ou amplia ações que não sejam exatamente da saúde. “A ideia de democratizar o acesso aos recursos surgiu na Comissão Setorial de Teatro de Pernambuco, que é uma instância de diálogo entre governo e sociedade civil”.

Segundo Neto, a alteração é pontual e foi motivada para democratizar os recursos num momento tão delicado. A Comissão Setorial, que foi eleita na conferência de Cultura e é presidida por Paula de Renor – “acredita que não é o momento para reforçar qualquer teor meritocrático. O melhor é redistribuir os recursos alcançando mais artistas”

Dois dramaturgos têm se destacado nas quatro edições do Prêmio Ariano Suassuna de Dramaturgia, criado em 2015 pelo Governo do Pernambuco. O escritor, roteirista, redator e ator Cleyton Cabral e o escritor, professor e ator Raphael Gustavo.

Foto: Alex Ribeiro/ divulgação

ENTREVISTA // CLEYTON CABRAL

Cabral conquistou o primeiro lugar na categoria teatro adulto, com Talvez sim, talvez não (2016); segundo lugar também em teatro adulto, com Desculpe o atraso, eu não queria vir (2018) e primeiro lugar, em texto de teatro de animação, com Hélio, o balão que não consegue voar (2019). Ele é autor do livro de contos Planta baixa, lançado ano passado pela Editora Patuá, de São Paulo.

Alguns escritos de Cleyton já foram para a cena. Em 2010, os contos do seu blog inspiraram o espetáculo Para caber no teu sorriso, com direção de Rodrigo Cunha. Escritos do blog também renderam outros experimentos, como a leitura dramatizada Hoje quero falar de amor, sob direção de Rafael Almeida e cenas de um espetáculo do Coletivo Angu de Teatro (Projeto Abuso – Rumos Itaú Cultural).

O menino da gaiola foi encenado no Recife, sob direção de Samuel Santos em 2013. Em 2017,  o ator estreou seu primeiro monólogo, Solo de Guerra. E, no ano passado, a Cia. Paradóxos (SP) montou Desculpe o atraso, eu não queria vir, sob direção de Mário Goes e Fábio Mráz. Hélio, o balão que não consegue voar tem projeto de montagem por um grupo carioca.

Como você situa sua dramaturgia?
No teatro para a infância e juventude venho pesquisando temas tabus. No teatro adulto, temas como identidade, gênero, sexualidade e o próprio teatro atravessados de afeto têm me movido.

Existe algum segredo para conquistar tantos prêmios?
Acredito que seja pela temática, pela originalidade, não sei. Nunca peço os pareceres da comissão que avalia os textos.

Quem são seus mestres e / ou quais são suas referências na escrita dramatúrgica?
Luiz Felipe Botelho, Cícero Belmar, André Filho, Newton Moreno, Rafael Martins, Henrique Fontes, Grace Passô, Jô Bilac, Leonardo Moreira, Tiago Rodrigues.

O prêmio Ariano Suassuna cumpre seu papel? Qual é?
Olha, se a gente puder contar com o Prêmio Ariano Suassuna, já será um avanço. É o único prêmio voltado para dramaturgos no estado. É um incentivo para continuar escrevendo e ser reconhecido pelo trabalho.

Existe incentivo para a dramaturgia no Brasil?
Desconheço. Criar políticas culturais com um olhar para quem escreve para teatro seria um caminho interessante.

Tenho visto uma discussão nas redes sociais sobre a natureza do teatro. Se lives transmitidas pela internet são teatro ou não. O que você pensa sobre isso? O que é teatro?
Vou fazer a Glória Pires, prefiro não opinar. rs. Vamos lá: em meio à pandemia, nós artistas, nos vimos num beco sem saída. Não podemos lançar livros, encenar peças, abrir exposições etc. Inclusive, muitos de nós estamos disponibilizando nossos trabalhos para apreciação do público em casa. O isolamento é um momento de repensarmos nossas relações e, o fazer teatral, não fica de fora. A gente sabe que o teatro se dá pelo encontro do ator com o público dividindo o mesmo espaço, mas independente da área, vamos ter que encontrar novas soluções, modos de fazer, estratégias de sobrevivência.

Fala como você está enfrentando a quarentena? Está trabalhando em casa? Ou só nas suas criações?
Não tem sido fácil para uma pessoa superativa e inquieta como eu. Gosto de estar em movimento, transitando, flanando por aí. Imagine o tédio e a impaciência convivendo em 70m2? Ok, tenho um namorado parceiro, duas gatas lindas e “tempo de sobra”. Tempo para fazer o quê? O isolamento afetou diretamente meu único ganha-pão no momento, as oficinas que ministro de Escrita Criativa. Tinha uma turma fechada para o final de março e teve de ser cancelada. Sim. Tenho aproveitado esse “tempo de sobra” para ler e escrever. Nesse intervalo organizei dois livros inéditos (um de contos e um de poesia) e estou criando uma nova dramaturgia. Em paralelo, sigo na pós em Escrita Criativa da PUCRS/UNICAP, como aluno, em aulas por videoconferência.

Quais as estratégias de sobrevivência?
Como meus livros não estão em livrarias e ainda tenho umas dezenas deles em casa, estou divulgando nas minhas redes (@cleytoncabral) para entregas em todo o Brasil, via Correios. Também tenho pensado em fazer um projeto literário com financiamento coletivo, além de oferecer meus serviços de redator publicitário.

O que está fazendo para não endoidecer?
Regando as plantas, conversando com os bichos, cozinhando, tomando um vinhozinho, falando com os amigos.

Você tem medo da Covid-19? Numa escala de 1 a 10, quanto?
Quem não tem? Hahaha de 1 a 10? 11. E se eu já peguei esse vírus e não sei? Minha preocupação maior é minha mãe, que está com 74 anos.

Raphael Gustavo em sua casa em Vitória de Santo Antão. Foto: Ângelo Azuos

ENTREVISTA // RAPHAEL GUSTAVO

Raphael Gustavo brilhou em três edições do Ariano Suassuna. Em 2016, com Um Caso de Marias Ou de Maria Flor; O Gaioleiro, em 2017 e Conto de Passarinha, em 2019. Além dos Ariano Suassuna ganhou o Prêmio Mostev de dramaturgia adulta com Andarilhos da Poesia Pernambucana; Marcus Accioly de Poesia, com Encruzilhada e Manuel Bandeira de Poesia, com Havia um Pássaro.

Raphael Gustavo atesta a “extrema importância” das premiações como incentivo aos artistas que precisam de reconhecimento para produzir. “Muitos ainda estão invisíveis por falta de oportunidades”, pensa.

O núcleo pernambucano está montando o último vencedor do Ariano, Conto de Passarinha. O Gaioleiro é o projeto atual de seu grupo, A Cia Experimental de Teatro, e a Cia. Fiandeiros montou Um Caso de Marias Ou de Maria Flor.

Como você situa sua dramaturgia?
É bem difícil entender como eu faço isso. Cada texto vem por inspiração num tipo diferente de provocação. Uns surgem de minhas experiências familiares, outros da educacional com meus alunos, outros por ideias a partir do que leio e assisto. Mas, o mais forte é a defesa sobre temas ainda mal refletidos socialmente: A valorização da cultura popular, saúde mental, pedofilia, racismo, adoção, filosofias sobre o que é relacionamento…  E assim segue.

Quem são seus mestres e / ou quais são suas referências na escrita dramatúrgica?
Leio muitas coisas. Gosto das dramaturgias do César Leão, do Cleyton Cabral, do Samuel Santos. Fernanda Torres é uma inspiração de boa escrita também. De mestres, apenas os bons professores que me estimularam muito e me nortearam como eu poderia desenvolver uma boa escrita a partir do olhar da sensibilidade.O

O prêmio Ariano Suassuna cumpre seu papel?
O Prêmio Ariano Suassuna cumpre o seu papel muito bem, pois abre o edital contemplando todas as regiões e todos os artistas e escritores que queiram colocar suas obras na competição. A análise é por pseudônimos. Então a surpresa do mérito é legal.

Existe incentivo para a dramaturgia no Brasil?
Existe sim. Mas é pouco. Muito pouco. Sempre em editais competitivos. Isso é bom, mas limita muitas obras de obterem reconhecimento e recompensa pra custear esses autores. Precisamos de editais para literatura, fora de competições.

Existe uma discussão nas redes sociais sobre a natureza do teatro. Se lives transmitidas pela internet são teatro ou não. O que você pensa disso? O que é teatro?
Live de espetáculo não é Teatro! Ator odeia vídeo de espetáculo. Simples e pontual. Liberar gravações de peças no YouTube é desmerecedor. Chamem de recreação, contação de história, do que for. Mas a mídia do Teatro só existe para produção de material que faz sua divulgação. Teatro é ritual da presença. Do cheiro, do calor, da luz presencial, da energia. Se não podemos ir aos teatros nesses tempos, acho importante e válido que os atores demonstrem coisas para essas mídias. Mas não chamem de peça ou espetáculo. Muito menos, Teatro.

Fala como você está enfrentando a quarentena? Está trabalhando em casa? Ou só nas suas criações?
Estou enfrentando bem a quarentena. Moro só com meus gatos e faço meus próprios rituais de limpeza, comidas e cuidados. É mais saudável que dividir espaço. Em casa tenho trabalhado na produção de textos para minha página no Instagram @raphaelgustavo.writer e afinando dramaturgias, dando curso online, fazendo lives sobre arte e cuidados com a saúde mental e passando atividades para os meus alunos de Português e Teatro.

Quais as estratégias de sobrevivência?
Ficar em casa, higiene total e aumentar a imunidade com boa alimentação e exercícios físicos para liberar toxinas.

O que está fazendo para não endoidecer?
Interagindo com meus alunos e cuidando de minha casa. Isso tem sido essencial para eu me manter bem.

Você tem medo da Covid-19? Numa escala de 1 a 10, quanto?
Tenho medo sim. Escala 8.

O que é importante dizer agora, nestes tempos de isolamento social?
É importante dizer que o amor pelo próximo é a chave para S-o-b-r-e-v-i-v-e-r. É a partir disso que queremos nos cuidar e cuidar do outro. Desenvolver cura, alimentar os que precisam e escrever obras que os faça entender o quanto esse amor ainda precisa ser refletido e exercitado.

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