Paixão de Cristo de Nova Jerusalém – temporada 2011

Thiago Lacerda aos 33 anos se despede do papel de Jesus. Fotos: Ivana Moura

Para cristãos ou não, ateus, agnósticos, crentes ou descrentes, Nova Jerusalém – a cidade cenográfica onde é realizada há 44 anos a encenação da Paixão de Cristo no Agreste pernambucano – é um impacto de beleza. Só isso já valeria a pena se deslocar para conferir a representação dos derradeiros dias, morte e ressureição de Jesus. Um chamariz a mais neste ano é despedida do ator Thiago Lacerda do papel principal. Ele encarnou Jesus sete vezes, sendo duas delas em Fazenda Nova, em 2004 e 2008. Agora, aos 33 anos, ele quer fechar o ciclo. Mas deixa aberto que pode até voltar, mas para viver outros personagens.

A temporada deste ano da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começou quinta-feira, com apresentações para convidados do governador (que levou muitos prefeitos), da produção e a imprensa. Cerca de duas mil pessoas acompanharam a primeira sessão deste ano da encenação no maior teatro ao livre do mundo, como é conhecido e admirado.

Fafá de Belém interpreta Maria no megaespetáculo do Agreste pernambucano

Fafá de Belém, a eterna musa das Diretas Já, também está no elenco, no papel de Maria. “Minha relação com Maria é de antes de eu nascer. Sou Fátima em homenagem à Nossa Senhora de Fátima”, contou depois da apresentação de quinta-feira. Ela disse que para compor o papel também levou para a cena o lado humano, da mãe. “Ela gerou o filho e ele foi pro mundo… mas quando ele volta humilhado, martirizado, ela tem, na minha leitura, o delírio humano. Da mãe que no último momento acredita que o Senhor não vai cumprir com o que ficou acordado e que vai salvá-lo”.

A encenação é grandiosa e isso requer uma sincronização entre gestual largo dos atores e o áudio gravado com antecedência. No meio disso, a emoção dos atores. A atriz Vanessa Lóes, esposa de Thiago Lacerda, que desta vez faz Madalena, comentou que isso limita a emoção do ator, mas a maioria do elenco reconhece essa dificuldade. Quem olha de longe não faz ideia. O ator Sidney Sampaio é estreante na Paixão e talvez o mais jovem Pilatos da história de Nova Jerusalém.

Vanessa lóes como Madalena. Foto: Nando Chiappetta

A atuação do protagonista é apaixonada, mas tem algo de contido. Uma maturidade para o papel que às vezes se expressa até na introspecção. Sidney Sampaio, traz um tom mais reflexivo para o seu Pilatos. Ele saboreia o texto e faz o público prestar mais atenção nas falas sobre o poder. Fafá de Belém como Maria tem dois momentos de destaque. Quando Jesus carrega a cruz e na Pietà. Vanessa tem um desempenho discreto. Os diretores Carlos Reis e Lúcio Lombardi poderiam pensar em ampliar um pouco os papéis femininos.

Os quatro atores mais famosos desta montagem foram unânimes em elogiar a mão-de-obra local. Os atores que têm papel com falas e os figurantes, recrutados entre os moradores do Brejo da Madre de Deus. “O elenco local é maravilhoso, tem pessoas que já estão na peça há 20, 30 anos, que trazem muita generosidade, eles são nossos orientadores maiores”, ressaltou Fafá de Belém. “É uma quantidade enorme de atores pernambucanos de talento, que muitas vezes a gente lá de baixo não tem oportunidade de conhecer”, complementa Lacerda.

É verdade, são muitos bons atores pernambucanos no elenco. Alguns me chamaram mais atenção desta vez, como Ricardo Mourão, Ednaldo Lucena, Severino Florêncio, Alberto Brigadeiro, Zé Barbosa (que eu já confundia com o próprio Cristo), Júlio Rocha, Jones Melo, João Ferreira. Mas tem muitos outros.

Depoimentos

“Madalena é uma personagem forte e misteriosa. É um presente para qualquer atriz. Lamento fazer em etapas esse trabalho. Primeiro a gente grava e no outro dia a gente faz a interpretação. Gostaria de fazer Madalena com liberdade de atuação como um todo… É maravilhoso trabalhar com Thiago”.
Vanessa Lóes – Madalena

“Pilatos era um grande egoísta. Fica a lição de que a omissão pode levar a consequências bem graves. É um grande desafio, nunca tive oportunidade de vivenciar algo semelhante. Eu aprendi muito nesses dias. Trocando com atores mais experientes, buscando informações, vou sair daqui com outra bagagem”.
Sidney Sampaio – Pilatos

“O grande desafio é esquecer quem somos e fazer parte de um contexto, para uma encenação como essa. É tirar o ego do artista bem-sucedido, conhecido. Vocês não sabem as coisas que a gente ouve ali…Pra mim a cena mais forte é a Pietà. Espero que essa Maria fique carinhosa no coração de todos como está no meu”.
Fafá de Belém – Maria

“Não dá pra passar por esse personagem sem repensar uma série de coisas… Meu Jesus apesar de proposta tradicional, tem subtexto revolucionário… Prefiro acreditar nesse personagem como homem a quem foi dada uma tarefa. Essa é uma história de perseverança e disciplina. Ele tem desejo, vacila, tem defeito”.
Thiago Lacerda – Jesus

Postado com as tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

8 pensou em “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém – temporada 2011

  1. Rodrigo Dourado

    Nova Jerusalém é a nossa Broadway: megaprodução, astros da TV, público brigando por ingressos, casa sempre cheia, anos em cartaz. Sinto falta da Susana Vieira, chamando o lugar de selva e dizendo que mora na BARRA e, tipo, não é obrigada!!!!! Adoro esses valores ‘cristãos’ que NJ cultiva, esse desapego, né gente? Adoro! heheheheh

    Responder
  2. Bruna Castiel

    Meninas, vocês estão de parabéns! Tenho acompanhado o blog desde o seu lançamento e adoro as críticas, divulgações e cobertura de eventos que vocês fazem, estávamos precisando mesmo de um espaço assim na net, com essa qualidade. Cheiros e sucesso!

    Responder
  3. Ivana Moura Autor do post

    Obrigada, Bruna. Esse tipo de incentivo é oxigênio que nos dá mais fôlego para prosseguir nesse diálogo. Sucesso para você nas suas empreitadas cênicas. E comente sempre. Dê sugestões, critique. Beijo grande.

    Responder
  4. Ivana Moura Autor do post

    Rodrigo,
    Tenho a maior admiração pelo trabalho desenvolvido em Nova Jerusalém.
    Aquele lugar é lindo.
    É realmente uma grande estrutura.
    E que funcionava muito bem com Plínio Pacheco. Robson Pacheco toca a obra do pai, mas existem as mulheres, Xuruca Pacheco, Ticiana Pachego, Tânia, Nena, Diva e muitas outras ,que dão sustentação e aparecem pouco.
    Como no próprio espetáculo. O poder fica com os homens.
    A megaprodução deve ter suas dificuldades internas, como comentou Thiago Lacerda na coletiva de imprensa.
    É um espaço fincado no Agreste.
    E como lembrou a cantora e atriz Fafá de Belém, a Maria da vez, também na coletiva. “Aqui a internet é de conexão baixa. Só tem uma operadora de celular que funciona… Mas acho tudo isso muito interessante para entender em que espaço nós estamos”.
    Fafá, muito mais gentil, disse que a cidade de pedra no Brejo da Madre de Deus propõe um recolhimento; é um espaço para reflexão.
    Beijo grande!!!

    Responder
  5. Rodrigo Dourado

    Eu tb tenho, Ivana. Fico impressionado com o poder que o teatro tem, sempre que chego por lá. Mas, infelizmente, o dinheiro corrompe tudo. E por mais que essa relação colonial com os astros da Globo seja irreversível, por mais que se diga: “ah, são atores, tanto quanto os outros”, por mais que se tente minimizar o coro dos descontentes há 15 anos, por menos ingênuo que eu seja, sabedor de que aquilo é um ‘negócio’. Não deixa de ser triste constatar os paradoxos produzidos por essa situação, insisto, colonial. Ganha-se dinheiro, fomenta-se o turismo, capitalizam-se os valores cristãos, alimentam-se as colunas sociais e, no fim das contas, esse teatro que tão orgulhosamente chamamos pernambucano ganha visibilidade, muitas vezes, da pior maneira possível: como aventura exótica dos atores da ‘metrópole’ pelo sertão brasileiro. Sem radicalizar, acho que o tempo vai ensinando a equalizar essas questões e NJ continua sendo um exemplo notável do que o teatro pode produzir no mundo. Torço para que outros com o mesmo espírito de Fafá tomem parte nessa Paxão. bjs

    Responder
  6. magna cunha glaser

    Fomos ao espetaculo no dia 21/04. Eu , meu marido, minha filha e 02 amigas que vieram de SP. O espetaculo é lindo, mas existem falhas na organização . A minha filha de 8 anos, quase foi pisoteada. havia um senhor com necessidades de cadeiras de rodas, tambem quase foi pisoteado. um horror!!!!!. eles não estão preparados para receber 10 mil espectadores. a entrada é uma lástima. temos de deixar de trazer esse artistas da Globo, pois as pessoas não vão para ver o drama da paixão e sim ver os artista da globo. O que é uma pena, pois perdemos toda a concentração do ato teatral, enquando algumas pobres meninas ,se deslumbram com os artista.o que é uma pena.!!!

    Responder
  7. pedro dias

    Ivana e Pollyanna, meninas poderosas e talentosas pra vocês todo o sucesso e felicidade do MUNDOOOOOOOOO com esse novo espaço cultural Satisfeita Yolanda.
    Beijos, abraços Pedro Dias, fone:9968-3497

    obs. Muito grato pelo apoio ao espetáculo ” O CIRCO RATAPLAN”

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *