Investigação da palestra-performance: interseção entre a criação artística e o pensamento crítico

Espetáculo Se eu Falo é Porque Você Está Aí, do Teatro do Concreto. Foto: Thiago-Sabino

Daniele Avila Small apresenta Palestra-performance Crítica de Artista nesta segunda-feira (09/11) às 17h, com  provocação da pesquisadora em dança Ivana Menna Barreto e mediação do produtor e curador Paulo Mattos

“A palestra-performance é uma forma híbrida em que os dispositivos de exposição não são concebidos como simples instrumentos subordinados à transmissão de certas ideias; seu efeito performativo é explorado cenicamente de diversas maneiras”, conceitua resumidamente o dramaturgo e pesquisador Marco Catalão, que trabalha o tema em seu pós-doutorado. O alcance, profundidade e variações da linguagem da palestra-performance são investigados na edição de 2020 do Complexo Sul, plataforma de intercâmbio internacional de artistas da cena teatral, que tem como proposta desenvolver o trabalho criativo, a partir da reunião de encenação, dramaturgia e pensamento crítico. A curadoria é assinada por Felipe Vidal e Daniele Avila Small, diretores artísticos do Complexo Duplo, associados ao curador e produtor Paulo Mattos.

A artista pesquisadora, crítica e curadora teatral Daniele Avila Small apresenta Palestra-performance, Crítica de Artista nesta segunda-feira (09/11) às 17h (horário de Brasília) no Palco Virtual do Itaú Cultural. Ela analisa a linguagem da palestra-performance como uma forma de crítica do artista, assim como um exercício prático de criatividade teórica para fomentar a reflexão crítica sobre as complexidades do mundo e da arte. Com mediação do produtor e curador Paulo Mattos, a mesa conta com provocação da criadora, professora e pesquisadora em dança e performance Ivana Menna Barreto.

A programação começou dia 2 com o artista plástico, músico e artista interdisciplinar paulista André Sztutman Integrante da plataforma Experimenta/Sur, da Colômbia, que tratou do Arquivo como Estratégia de Criação. O artista, diretor e pesquisador Francis Wilker, professor da Universidade Federal do Ceará foi o provocador convidado do encontro e a mediação foi feita por Daniele Avila Small.

A Palestra-performance na Dramaturgia Contemporânea é tema do terceiro encontro dessa edição, comandado pela romancista, dramaturga e diretora de teatro Cynthia Edul e pelo artista do teatro, literatura e música Ariel Farace, representantes da Panorama Sur, da Argentina. A mesa do dia 16/11 tem Felipe Vidal na mediação e provocações de Renan Ji, da revista eletrônica Questão de Crítica. Uma contextualização da palestra-performance a partir da virada performativa dos anos 1960 e uma análise do trabalho de artistas libaneses, como Walid Raad y Rabih Mroué, e do grupo mexicano Lagartijas al Sol estão na pauta de discussões.

Espetáculos

Uma mostra de espetáculos também faz parte da programação da 2ª edição da Complexo Sul. Artistas e grupos convidados apresentam palestras-performances criadas especialmente para estrear online no evento, seguida de debates.

Nesta terça-feira (10/11), às 20h, a peça Se eu Falo é Porque Você Está Aí, do grupo brasiliense Teatro do Concreto, cria um trajeto por obras que já não existem, na capital do país em constante transformação. O grupo reforça que “os espaços se lembram de tudo”. Da inauguração de Brasília, em 1960 aos momentos da história como os caras pintadas e impeachment de Fernando Collor, em 1992. Histórias do macro e do microcosmo se entrelaçam. Como o episódio de uma atriz que pediu um minuto de silêncio pelos meninos da Candelária durante espetáculo numa oficina mecânica, em 2006, e posteriormente decidiu não fazer mais teatro. Essa oficina foi destruída em 2015. Depois da apresentação tem bate-papo com o pesquisador, ator e crítico teatral mineiro Guilherme Diniz, mediado pelo diretor de teatro, ator, dramaturgo e tradutor Felipe Vidal.

SERVIÇO:
2ª edição da Complexo Sul
Mesa Palestra-performance, Crítica de Artista
9 de novembro (segundas-feiras), às 17h
retirar o convite até 30 minutos antes no link: https://www.sympla.com.br/complexo-sul-2020—mesa-2–palestra-performance-critica-de-artista__1026025

Espetáculo Se eu Falo é Porque Você Está Aí 
https://www.sympla.com.br/complexo-sul-2020—espetaculo–se-eu-falo-e-porque-voce-esta-ai__1025926
Dia 10 de novembro (terças-feiras), às 20h
Online e ao vivo via Zoom

Postado com as tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *