Gerald Thomas está de volta

Gerald Thomas voltou à cena. Estreou Throats (Gargantas) sexta-feira passada no Pleasance Theatre, em Londres. Segundo o jornal O Globo, “um teatro independente localizado num beco de Islington, bairro do norte da capital britânica, e que há 14 anos já nasceu na corda-bamba financeira por não fazer parte da lista de estabelecimentos que recebem subsídios do governo”.

Throats é sobre o mundo pós-11 de Setembro. Um atentado terrorista se confunde com um acidente de trânsito. Ou um “atropelamento de sentidos”. Segundo a Folha de São Paulo, “os mortos se encontram numa espécie de banquete, onde o vinho servido é o sangue de outros atentados e de outras datas de conflitos históricos”.

A estreia foi numa noite gelada do inverno londrino e Throats foi apresentado num espaço para 280 pessoas, praticamente lotado. O espetáculo fica em cartaz até 27 de março como parte de uma série de espetáculos batizados de “Uma noite menos ordinária”.

Essa é a primeira montagem da companhia Ópera Seca, London Dry Opera, composta por sete atores selecionados depois da audição de mais de 600 candidatos.

A trilha sonora é assinada por John Paul Jones, baixista do Led Zeppelin, que compareceu à estreia ao lado da mulher, Maureen. Jones pretende desenvolver em parceria com Thomas o projeto de uma ópera, prevista para 2013.

Há um ano e meio (setembro de 2009), Gerald Thomas anunciou sua aposentadoria com manifesto de independência (http://geraldthomasblog.wordpress.com/manifesto/) . Dizia-se desiludido, petrificado, perdido. E que as artes haviam se transformado numa “mera repetição medíocre e menor de algo que já teve um gosto bom e novo”.

Se muita coisa não mudou no mundo desde então, Gerald reconhece que não aguentou ficar muito tempo longe dos palcos, por não saber fazer outra coisa. “Se existisse um ‘rehab’ para alguém se curar do vício do teatro, eu me internaria nele”.

Que bom que o Gerald Thomas voltou. O turbilhão de ideias do artista fazia falta. E que o espetáculo chegue ao Brasil.

As matérias do Globo e da Folha estão disponíveis no blog do Gerald.

Postado com as tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *