Camille Claudel em São Paulo

Ceronha Pontes, atriz cearense radicada no Recife, interpreta Camille Claudel. Foto: Marcio Resende

Ceronha Pontes, atriz cearense radicada no Recife, interpreta Camille Claudel. Foto: Marcio Resende

A atriz Ceronha Pontes traz sua Camille Claudel para curtíssima temporada em São Paulo, de hoje (18) a sexta-feira (21), às 21h, no Espaço Viga, em Pinheiros. Internada em um manicômio por três décadas, onde morreu em 1943, aos 79 anos, Camille viu sua genialidade aprisionada. Um espírito livre e revolucionário, abafado pela relação abusiva com Rodin, por uma sociedade hipócrita, pelo tolhimento das suas potencialidades. O trabalho, que toca diretamente em questões como arte e loucura, também trata do preconceito de gênero, do qual a artista foi vítima em várias escalas.

O espetáculo, estreado em 2006, já rendeu à atriz, cearense radicada no Recife, os prêmios de melhor atriz, iluminação e prêmio especial pelo texto no Festival de Guaramiranga. Assinando dramaturgia, direção e atuação, Ceronha Pontes assimila no próprio corpo muitas das obras da escultora, o seu tormento, a sua paixão. “O que nos mobiliza é o clamor de Camille ecoando há mais de um século: ‘exijo em altos brados a minha liberdade’. E são muitas vozes fazendo coro. Porque Camille e sua tragédia pessoal iluminam outras tantas e tantos igualmente impedidos de exercerem a própria natureza”, assinala Ceronha Pontes.

Embora a dramaturgia não seja cronológica, a história passeia por cenários como Villeneuve, território da infância, seu ateliê, o de Rodin, o manicômio. Esquecida pela família, inclusive por seu irmão Paul Claudel, Camille foi vítima de uma sociedade que não conseguia lidar com a obra e o gênio dessa mulher. O barro é um elemento de cena fundamental na construção da trajetória dessa personagem, acusada de reproduzir as obras do seu professor e amante, o escultor Auguste Rodin. Na realidade, Rodin tinha medo do talento de Camille, receio de ser superado por sua amante. A obra de Camille só foi reconhecida de fato depois da sua morte.

Camille Claudel está em circulação pelo prêmio Myriam Muniz.

Serviço:
Camille Claudel, com Ceronha Pontes
Quando: de terça (18) a sexta-feira (21), às 21h
Onde: Espaço Viga (Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros, São Paulo)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (11) 3801-1843

Camille foi vítima de uma sociedade que não aceitava a genialidade de uma mulher

Camille foi vítima de uma sociedade que não aceitava a genialidade de uma mulher

A escultora francesa resistiu por 30 anos dentro de um manicômio

A escultora francesa resistiu por 30 anos dentro de um manicômio

Postado com as tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *