Seminário de Crítica teatral no Recife

Professora Elena Vássina. Foto: Divulgação

Professora Elena Vássina. Foto: Divulgação

O teatro do século 21 é um espaço propício para a experimentação. A pluralidade de práticas cênicas exige leituras outras da crítica. Os desafios se apresentam e o pensamento crítico se abre para discutir sua atuação. Semana passada o Satisfeita Yolanda participou da 1ª Mostra DocumentaCena, promovida pela DocumentaCena – Plataforma de Crítica, e o Idiomas – Fórum Ibero-Americano de Crítica de Teatro, em Curitiba, numa semana rica de diálogos e reflexões.

No Recife, o Seminário Internacional de Crítica Teatral volta a ser realizado com incentivo do FUNCULTURA, pela Renascer Produções Culturais, com produção executiva é de Luciano Rogério. O evento ocorre de domingo a terça-feira (20 a 22 de novembro), das 14 às 18h, no Teatro Apolo (Bairro do Recife), e tem como tema desta edição o “Teatro como encontro entre mestres e aprendizes”. A crítica e professora de literatura russa da USP Elena Vássina abre programação com a palestra: Como se forma e se quebra a tradição teatral: mestres e discípulos do teatro russo.

O Seminário integra a programação do 18º Festival Recife do Teatro Nacional. Além de Elena Vassina os outros convidados são João Denys, Elton Bruno Siqueira, Ivana Moura (PE), Astier Basílio e Paulo Vieira (PB).

As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pelo https://www.facebook.com/Semin%C3%A1rio-Internacional-de-Cr%C3%ADtica-Teatral-333871086962446/

PROGRAMAÇÃO

Dia: 20/11/2016 (domingo), das 14 às 18h, no Teatro Apolo

Homenagem a Luiz Maranhão Filho, cronista teatral do Diario de Pernambuco na década de 1940, também jornalista, radialista, professor, dramaturgo e diretor teatral.

Palestra: Como se forma e se quebra a tradição teatral: mestres e discípulos do teatro russo, com Elena Vassina (Rússia/SP)

Dia: 21/11/2016 (segunda-feira), das 14 às 18h, no Teatro Apolo

Palestra: A arte solitária do autor.  A criação dramatúrgica. Com João Denys (PE) e Paulo Vieira (PB).

Dia: 22/11/2016 (terça-feira), das 14 às 18h, no Teatro Apolo

Temas das palestras: A arte secreta da crítica. O crítico como leitor de crítica. O exemplo de Sábato Magaldi. Com Ivana Moura (PE), Astier Basílio (PB) e Elton Bruno Siqueira (PE)

Postado com as tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *