Semana Hermilo: Experimentação
e tradição no teatro recifense

 

Espertáulo Bolor, com Isabela Serevi, Guilherme Allain e Gabi Holanda. Foto: Morgana Narjara / Divulgação

A Semana Hermilo funciona como um respiro inovador e totalmente gratuito no Teatro Hermilo Borba Filho, homenageando o grande dramaturgo nordestino com uma programação que celebra tanto a pesquisa teatral contemporânea quanto as tradições populares. Este evento, Este evento, que começou com a estreia de Bolor e se encerra com as duas últimas apresentações do mesmo espetáculo, demonstra que há público sedento por propostas ousadas quando o acesso é democraticamente garantido, consolidando-se como uma importante plataforma de difusão cultural no Recife.

A atuação universitária se fez presente de forma significativa na programação, com Luz nas Trevas (baseado em Bertolt Brecht sob direção do professor Marcondes Lima) e Tudo de Novo no Front (adaptação de Fernando Arrabal pelos alunos da UFPE). Essas montagens universitárias ganharam especial relevância ao serem apresentadas fora do campus, permitindo que o público geral tenha acesso a trabalhos investigativos nascidos do exercício acadêmico. Enquanto Luz nas Trevas explorou os princípios do teatro épico brechtiano com um elenco de 24 atores, Tudo de Novo no Front apresentou uma proposta de absurdo perturbador que naturaliza grotescamente a violência através de uma inversão irônica característica do teatro de Arrabal.

A programação também contemplou a dança e as tradições populares com os espetáculos Caminhos, de Fabinho Soares – um solo de teatro-dança que entrelaça as vivências do artista no cavalo-marinho e Maracatu, revelando a riqueza da ancestralidade e cultura popular pernambucana -, e Passo, da Compassos Cia. de Dança, com direção de Raimundo Branco, obra que dialoga com manifestações como cavalo-marinho, maracatu rural e capoeira.

Vossa Mamulengecência. Thiago Augusto no papel do Cheiroso. Foto: Ivana Moura

Uma alegre surpresa foi Vossa Mamulengecência, comédia de Arthur Cardoso que celebra a tradição do teatro de mamulengos, contemplada com o incentivo-prêmio Aprendiz em Cena, e que apresentou ótimo desempenho do elenco composto por Thiago Augusto, Victória Cavalcanti, Camomila Boudoux e João Tavares. A montagem estabelece conexões diretas com Ariano Suassuna e textos fundamentais de Hermilo Borba Filho, demonstrando que a tradição do teatro popular nordestino encontra na nova geração uma renovação criativa admirável.

O fechamento da Semana Hermilo acontece com as duas apresentações finais de Bolor, espetáculo de dança contemporânea criado por Isabela Serevi, Gabi Holanda e Guilherme Allain, vencedor do prêmio-incentivo O Solo do Outro, que exemplifica perfeitamente o perfil de pesquisa do evento. Como propõe André Lepecki em Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement, esta nova geração de coreógrafos desafia nossa compreensão da dança ao “esgotar o conceito de movimento”, estabelecendo um diálogo explícito com teoria pós-colonial e estudos críticos de classe e raça que questiona estruturas hegemônicas.

Bolor incorpora precisamente essa abordagem ao estabelecer um diálogo crítico com Açúcar de Gilberto Freyre, questionando narrativas romantizadas sobre a formação brasileira através da economia açucareira e propondo uma estética da decomposição que valoriza processos de regeneração. Incorporando reflexões de pensadores como Malcom Ferdinand e Anna Tsing, o espetáculo utiliza os fungos como metáfora de resistência, contrastando radicalmente com a perspectiva freyreana e propondo caminhos decoloniais de regeneração ecológica e social – um final à altura da proposta investigativa que marca toda a Semana Hermilo.

SERVIÇO
Semana Hermilo 2025

Período: 8 a 20 de julho
Local: Teatro Hermilo Borba Filho – Recife Antigo
Entrada: Gratuita

PROGRAMAÇÃO FINAL

19/07 (Sábado)
17h – Palestra com professor Felipe Koury
19h – Espetáculo Bolor

20/07 (Domingo)
19h – Espetáculo Bolor

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