Pernambucano Zé Barbosa é o Cristo de Nova Jerusalém 2012

Ator Zé Barbosa. Foto: Beatriz Braga

O personagem Jesus da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém será interpretado pelo ator Zé Barbosa, pernambucano de Limoeiro que já integra o elenco do megaespetáculo – ele defendeu o papel, como substituto. Seu amigo e colega de elenco Ricardo Mourão espalhou a boa nova no facebook.

Desde que a produção de Fazenda Nova fez mudanças radicais, com a saída de José Pimentel, já passaram pelo papel de Cristo em Nova Jerusalém Fábio Assunção, Marcelo Valente (pernambucano que ficou por 3 anos), Luciano Szafir, Eriberto Leão, Murilo Rosa, Carmo Dalla Vecchia, Thiago Lacerda. Além de Herson Capri (1999), como lembra Carlos Pinto.

E agora Zé Barbosa. Além de parabenizar o ator, conversei com Zé Barbosa sobre esse momento de alegria para sua carreira. “Eu sou stand-in desde 2009. Sei todas as marcas, textos, tudo que você imaginar. Tive a experiência de assumir o personagem, por um dia em 2010, quando Eriberto foi receber um prêmio da Globo. Naquele dia fiquei preocupado com a reação do público. Respirei e entrei. Lá havia 8.500 pessoas”, lembra Zé Barbosa. “Agora que vou assumir por uma temporada inteira. Não consigo definir com exatidão o que estou sentindo, mas é uma coisa muito boa”, comenta.

Ele faz 32 anos dia 29 de dezembro. E recebeu seu presente de Natal adiantado. “A Paixão de Cristo faz 45 anos e volta um pernambucano ao papel de Jesus. isso é um presente sem tamanho”.

A montagem é dirigida por Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Reis interpretou Jesus por nove anos, de 1969 a 1977. E ambos participam do espetáculo: Reis como Herodes e Lombardi no papel do príncipe do templo.

Intérprete conhece bem o papel, pois já fez substituições.

– Finalmente chegou a vez de Zé Barbosa ficar com o papel principal em Nova Jerusalém?
Quanto a questão do personagem, eu tenho a certeza do ano de 2012. Sim. Segundo o diretor Carlos Reis, eu sou o Jesus 2012. Mas até agora essa é a única certeza que eu tenho.

– Você se sente preparado para a maratona?
Eu sou stand-in desde 2009. Sei todas as marcas, textos, tudo que você imaginar. Tive a experiência de assumir o personagem, por um dia em 2010, quando Eriberto foi receber um prêmio da Globo. Naquele dia fiquei preocupado com a reação do público. Respirei e entrei. Lá havia 8.500 pessoas. Agora que vou assumir por uma temporada inteira. Não consigo definir com exatidão o que estou sentindo, mas é uma coisa muito boa. Desde que fui chamado por Carlos Reis no final de 2008, ele falava que gostaria de um pernambucano no personagem. E disse que queria que eu fosse esse pernambucano.

– Você já interpretou o Cristo em outras produções, fora Nova Jerusalém?
Em 2008 eu tinha participado da Paixão do Monte da Fé que acontece em Paudalho. No ano de 2009 Já estava como stand-in em Nova Jerusalém.

– Como você encara as possíveis comparações com outros atores, principalmente os globais
Em relação às comparações, isso será inevitável, mas não é uma coisa que me preocupe. Vou colocar verdade e alma. Isso é o que eu quero passar com meu trabalho.

– O que você tem a dizer sobre esse papel?
Jesus Cristo pessoa, ser humano. Ele se fez carne e habitou entre nós. Revolucionário e pregador do amor e da paz. Interpretar esse homem que tem esta história, que teve a vida terrena que teve… Que morreu por amor e ressuscitou…e recontar essa história em Nova Jerusalém. É um sonho…

Zé Barbosa encarou multidão ao substituir Eriberto Leão

Postado com as tags: , , , , ,

17 pensou em “Pernambucano Zé Barbosa é o Cristo de Nova Jerusalém 2012

  1. Emídio Cardoso Neto

    Zé Barbosa´meus parabéns!
    Jesus Cristo agora é seu, por muitos anos em muitas apresentações. É um presente´dado a quem realmente merece, porque já estava pronto, só em stand in, aguardando a ordem dos céus e da terra.
    Um forte abraço, Emídio Cardoso.

    Responder
  2. Delma

    Parabéns, parabéns,parabéns agora um pernambucano representa Pernambuco no maior teatro ao ar livre da terra.Você merece Zé muita luz sempre.

    Responder
  3. Ricardo Mourão

    Uma alegria enorme e a satisfação de ver um colega numa conquista tão significativa, não só para ele, mas também para todos aqueles que esperavam essa bela notícia há tempos!! Que vibremos juntos, em verdade e alegria, pois quando um se eleva, todos os demais são elevados – assim eu penso! Em 2010, quando da ausência do querido Eriberto Leão, por motivo justo, vi, também emocionado, toda a manifestação do elenco, produção, técnicos e diretores do espetáculo ao final da apresentação. Entre lágrimas, palavras de carinho e força, “Nova Jerusalém” era só festa, e o público se derramou em uma salva de palmas, e gritos, e assovios, e mais palmas…. Um momento lindo e inesquecível. Nossa classe precisa (não afirmo que não a faça) felicitar-se MAIS com essas conquistas, esses desbravamentos. Depois de tantas críticas, ironias e deboches explícitos e/ou implícitos, respeitando as colocações e ponderando-as com razão e discernimento, é hora de comemorarmos e focarmos tudo o que há de melhor e mais expressivo na “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”. Parar com essa bobagem de criticar sem ver além, sem fundamentos sólidos, somente para provocar e denegrir – Respeitar o “ontem” e deter-se no “hoje”, visando a um amanhã melhor e mais justo para todos. Nada pessoal, acreditem. Apenas uma constatação e um certo desabafo. As “provações” virão, é fato, mas nosso colega e amigo já está revestido com o manto da experiência e perseverança, que assegura (embora não determine) a preparação anterior que precede um grande trabalho. Sigamos em frente, com ele, no bom combate! “Merda”!!!!

    Responder
  4. Carlos Pinto

    Parabéns, companheiro de palco e da vida.
    Só acrescentando á relação dos atores que já fizerem o papel de Jesus Cristo na Paixão da Nova Jerusalém, Herson Capri (1999).

    Responder
  5. Carlos Reis

    Obrigado, Ivana Moura. Você sempre fiel à verdade dos fatos. Uma das melhores jornalistas que Pernambuco já conheceu. E o Brasil.
    O nosso Zé, agora só é Zé para os íntimos. O seu nome artístico é José Barbosa, firmando a dignidade desse nome de santo tão popular, amado e poderoso para os que creem; e de tantos José, alguns pernambucanos (o José Augusto Branco, p. ex.), outros que por aqui passaram e por lá se firmaram (o José Wilker, outro exemplo) que já enfrentaram e ainda enfrentam a carreira artística com talento, brilhantismo e até com grande longevidade, sempre sendo José.
    Um forte abraço e vamos todos assistir ao nosso José Barbosa, que está chegando prestes a alcançar uma de suas mais acalentadas metas. E nossa, também. Sempre quisemos ver um ator local brilhando no personagem principal da Paixão que é nossa.

    Responder
  6. Ivana Moura Autor do post

    Um honra ter um comentário seu no Yolanda. Quanto aos elogios, bondade sua, Sempre gentil.
    Estamos torcendo pelo ator José Barbosa. Nosso querido Zé Barbosa.

    Essa sua história me faz lembrar uma coletiva no Festival de Teatro de Curitiba com Aderbal Freire Filho e Wagner Moura, sobre o espetáculo Dilúvio em Tempos de Seca (com Wagner e Giulia Gam no elenco e texto de Marcelo Pedreira). Isso há uns seis, sete anos. O diretor anunciou que a peça seria encerrada na sequência porque Wagner Moura iria fazer sua estreia em novelas no horário das sete com A Lua me Disse, de Miguel Falabella, como o galã Gustavo. Aderbal Freire Filho disse algo mais ou menos assim: “Wagner é tão bom ator, é tão talentoso, que pode fazer muitos papéis, inclusive virar galã de TV”. Não deu outra. É uma das carreira mais bem administradas na área artística que acompanho bem de longe.

    O papel de Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém deve dar uma alavancada na carreira de José Barbosa. Torcemos por ele e pelo teatro pernambucano.

    Grande abraço!

    Responder
  7. José Carlos de Araujo Barbosa ( NINO )

    Parabéns José Barbosa, Você realmente é muito talentoso e eu tinha certeza que esta hora iria chegar. Pois, o público vai sentir na pele a emoção verdadeira de assistir um espetáculo de uma grandiosidade imensurável fazendo o papel de JESUS, interpretado por um pernambucano de alto gabarito. Todo o Brasil e em especial os pernambucanos vai ter a oportunidade de conhecer um grande ator de uma cidade de inetrior chamada LIMOEIRO. Sua humildade será exaltada por DEUS e do povo da terra o reconhecimento de um trabalho brilhante.

    Responder
  8. Regina

    Eu moro em Maceió, e vou desde a época que quem fazia o papel de Jesus Cristo era o ator Pimentel . Eu acho que Pernambuco estava devendo isso aos Pernambucanos e ao Brasil. Um ator de pernambuco e ótimo ator que não deve nada pra nenhum ator da globo.O que eu sinto muito também é a saida do ator que faz Judas. è uma pena porque é um excelente ator.

    Responder
  9. Vitória

    É uma honra para nós limoeirenses, para pernambuco e para o nordeste te-lo como ator principal de uma mega espetáculo. Parabéns, parabéns, parabéns.

    Responder
  10. ivanise

    ATE Q EM FIM FOI ESCOLHIDO UM ATOR NORDESTINO PERNAMBUCANO E LINDO, DEPOIS DE PIMENTEL ,SO VALORIZAVAM OS ATOES DO SUL,O QUE NUNCA DEVERIA SER ,DESDE OS COMERCIAIS DAQUI ATE AS ARESENTAÇÕES DE DE EVENTOS, INJUSTO MUITO INJUSTO ISSO….GENTE VAMOS CONTINUAR ASSIM O NORDESTINO TAMBEM TEM TALENTO GARRA E BELEZA MUITO ESPECIAL..

    Responder
  11. Maria izabel Aguiar

    Tenho orgulho de já ter conversado várias vezes com Júnior, era assim que eu o chamava.
    PARABÉNS! Todas as vezes que assisto o espetáculo, me sinto interpretando como figurante. É muito gratificante. Beijos e felicidades.

    Responder
  12. Fred Estrela

    Barbosinha Júnior que que bom que vc esta contribuindo para o reconhecimento dos nossos artistas e valorizando o nosso estado, fico feliz por vc e por Limoeiro, pois o seu crescimento vem dá um marco a uma nova história a arte de sucesso no nosso estado, sendo assim sinta-se abraçado e parabenizado por sua carreira de sucesso.
    desejo a vc tudo de bom.
    Aqui em Maceió-AL faço questão de identificar um amigo que ví crescer, e que é destaque a nivél mundial no papel do nosso cristo.
    A vc felicidade e sáude.
    Do seu Amigo Fred Estrela.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *