Festival Recife do Teatro Nacional – uma avaliação

“O tempo decidirá o sentido e o valor de nossas ações. O tempo, na verdade, são os outros que virão depois de nós. Isso é um paradoxo; o teatro é a arte do presente” (Eugenio Barba em A Canoa de Papel)

Os gigantes da montanha, do grupo Galpão. Foto: Pollyanna Diniz

Os gigantes da montanha, do grupo Galpão. Foto: Pollyanna Diniz

Nos últimos dias, a pergunta ecoa: qual a importância de se ter um festival nacional de teatro para uma cidade como o Recife? Qual a sua validade? De que forma ele pode fazer sentido para os habitantes dessa metrópole? São tantas perguntas que nos embaralham a mente e o coração, aguerridos que somos dessa arte restrita a tão poucas pessoas.

Chegamos – ou já estamos atrasados – ao momento de repensar o Festival Recife do Teatro Nacional. Em 16 anos, quantos espetáculos e companhias que passaram por esse festival não modificaram o nosso jeito de ver, de sentir, de refletir sobre algo? A primeira edição, lá em 1997, já trazia a Cia do Latão, o Teatro Oficina, o Grupo Tapa, o Galpão, o Imbuaça. E foi assim ao longo dos anos – vimos chegar ao Recife espetáculos que dificilmente seriam apreciados aqui de outra forma, que não através de um festival nacional, financiado pelo poder público, sendo assim, com possibilidades financeiras para tal.

Essa função continua tendo a sua importância. Atualizar o repertório estético e artístico de uma cidade não perdeu a sua validade. Embora tenhamos hoje vários outros festivais e eles tenham ganhado força, os seus perfis são completamente diferentes. O Janeiro de Grandes Espetáculos e o Palco Giratório, só para citar os dois maiores, não substituem o Festival Recife do Teatro Nacional.

Esse foi só o primeiro ano de uma nova gestão na Prefeitura do Recife, com a secretaria de Cultura sob o comando de Leda Alves e o festival, de Carlos Carvalho. Por isso mesmo, é tão urgente que as coisas sejam ditas, discutidas, maturadas realmente. Teremos, a priori, ao menos mais três anos para que essas mesmas pessoas, todas tão amantes do teatro quanto nós, possam realizar o festival.

O que se viu este ano foi a ausência de espetáculos que estivessem de acordo com essa premissa básica do festival: montagens que pudessem ofertar ao público um recorte (sim, será sempre um recorte, obviamente), do que de melhor é produzido no país. O que os grupos e companhias mais importantes têm desenvolvido, em que eles têm se debruçado, quais as pesquisas de linguagem que estão sendo realizadas, o que estão experimentando?

Não é que não nos interesse o teatro feito na tribo indígena, para citar Carlos Carvalho durante a coletiva de imprensa do festival. Mas tudo no seu tempo e lugar adequados. Um trabalho como As bufa, do Rio Grande do Sul, deveria estar na programação desse festival? Ou, para citar uma diretora próxima, o trabalho Homens e caranguejos, de Luciana Lyra, que já esteve no Recife noutras oportunidades, têm o perfil do festival? Em nada isso denigre os espetáculos, que fique bastante claro. Não é uma crítica aos seus criadores. Mas o que vimos este ano que realmente deixou marcas na cidade? Que contribuiu para acrescentar ao olhar dos espectadores e dos nossos artistas? Só para fazer uma comparação – este ano o Trema!, um festival particular, organizado por um grupo (o Magiluth), sem nenhum apoio da Secretaria de Cultura do Recife, realizado durante poucos dias, teve mais importância artística e estética para a cidade do que o Festival Recife do Teatro Nacional.

As bufa. Foto: Pollyanna Diniz

As bufa. Foto: Pollyanna Diniz

É uma incongruência com o próprio pensamento de Leda Alves, que nos disse durante a primeira entrevista realmente de peso que concedeu para um veículo de comunicação. “A pauta do Hermilo está aberta para ocupação do teatro, diferente do Santa Isabel. O espaço do Santa Isabel não pode ser para um teatro experimental. Não pode ser um teatro de comunidade que vem testar. Não se estreia espetáculo no Santa Isabel. Ele é um teatro municipal, que tem características, que tem peso, um custo altíssimo, cada vez que aquela cortininha se abre”.

Trata-se de falta de coerência que um espetáculo como Coisas do mar – e aqui não estamos discutindo os méritos estéticos da montagem – esteja na grade de um festival nacional. É uma peça que acabou de ganhar um festival estudantil. Que não fez nenhuma temporada na cidade, não participou, por exemplo, do Janeiro de Grandes Espetáculos, não foi maturada.

Ao optar por trazer apenas dois espetáculos de grupos já consagrados – Galpão e Armazém – a organização do festival fez o caminho mais fácil. Aliás, é bom que se diga: houve realmente um critério de escolha? Ou esses dois espetáculos já viriam ao Recife de qualquer forma e foram só incorporados à grade? É…ao menos garantiu a pauta nos teatros, uma dificuldade na cidade do Recife. Uma pena que a mesma coisa não tenha sido feita com o Ói Nóis Aqui Traveiz, que tinha passagens, hospedagem, enfim, toda a grana necessária para vir ao Recife apresentar Medeia vozes. Faltava somente o lugar de apresentação. O grupo acabou indo para Arcoverde.

Bem, a questão não é exatamente como os espetáculos são escolhidos – se através de edital ou de curadoria. De uma forma ou de outra, há o crivo de um grupo de pessoas. São as escolhas feitas; o edital é usado apenas para justificá-las. Afinal, é muito mais difícil manter um grupo de trabalho o ano inteiro discutindo a produção nacional. Pensando o teatro que é feito no país.

Não é mais fácil lançar um edital dois meses antes do festival e ver o que sai dali? É sim a escolha pelo mais fácil. Não pela democratização. Quer democratização? Vá aos festivais espalhados pelo país, conheça a produção, seja capaz de elencar o que tem movido o teatro brasileiro hoje. E, a partir daí, faça escolhas que estejam de acordo com o perfil do festival, com o recorte que interessa à cidade. Mas isso dá muito trabalho. É mais fácil convocar uma reunião às pressas e usar a classe para validar uma programação que não atrai o público, que não nos move. Sim – porque quando Gustavo Catalano, gerente Geral de Ações Culturais da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, diz que a classe participou efetivamente da discussão desse festival, através de uma comissão, que fique bem claro e registrado, isso é mentira. Todos ouvimos isso. E todos sabemos que é mentira. O que faremos com isso, ah… é outra coisa.

——

Luiz Lua Gonzaga, do Magiluth, no Sítio da Trindade. Foto: Pollyanna Diniz

Luiz Lua Gonzaga, do Magiluth, no Sítio da Trindade. Foto: Pollyanna Diniz

Garantir 50% da programação de peças pernambucanas é valorizar o nosso artista? Ou simplesmente, mais uma vez, optar pelo mais fácil? Sim – porque os nossos cachês são mais baixos, os custos são muito menores – não há passagens, hospedagens, deslocamento de cenários.

E, além disso, de que adianta aos nossos artistas participar de um festival que não é relevante para a cidade? Sofrendo com a falta de público e de divulgação? De Íris ao arco-íris teve uma sessão com pouco mais de vinte pessoas. As Levianinhas em pocket show para crianças, que lota teatros, amargou públicos pequenos. As Confrarias e Vestígios tiveram o mesmo problema. Por favor, somente desta vez, não vão pelo caminho mais fácil. Não culpem os espetáculos ou o próprio público. Não vão para a rádio dizer que as pessoas do Recife não têm a cultura de ir ao teatro. Se esse é um dos papeis do governo – tornar esta arte mais acessível.

E aí, outras questões se colocam. Acessível a que público? Faz algum sentido colocar uma apresentação de um espetáculo infantil – no caso O menino da gaiola numa quarta e quinta-feira, no meio da tarde? Essas apresentações serviram à cidade? Ou cumpriram tabela? Porque festival nacional de teatro não é teatro para escola. Para isso deveria haver um projeto específico.

Democratizar o acesso? Levando o espetáculo de um grupo como o Magiluth, que lota sessões pelo país afora, para dentro de uma escola sem aula? Ou às 16h, com o sol a pino, no descampado da Joana Bezerra, Coque? Quem de nós gostaria de assistir a um espetáculo com sol no rosto? Quem de nós gostaria de estar no palco? Mas é difícil verificar o horário mais adequado, o local, levar água para o elenco, fazer um contato com os grupos culturais da área, traçar elos e parcerias. Sem falar na adequação do espetáculo ao festival, ver o elenco da peça Cafuringa, no meio do sol, circundados por cadeiras vazias, esperando que o sol baixasse, não é respeitar o artista pernambucano. Quanto mais valorizá-lo!

É inadmissível para o Festival Recife do Teatro Nacional um fato como o que aconteceu com o grupo Magiluth na Bomba do Hemetério. Um espetáculo cancelado por falta de público. Não – não por falta de público. Por falta de política, de produção, de planejamento, de visão. Não, não culpem o público, por favor. Ele não tem o que ver com isso.

Cafuringa, na Joana Bezerra/Coque. Foto: Pollyanna Diniz

Cafuringa, na Joana Bezerra/Coque. Foto: Pollyanna Diniz

E os equívocos seguem, por exemplo, pelas oficinas escolhidas. Alguém poderia desmerecer um homem de teatro como Antonio Cadengue? Um apaixonado não só pelo fazer, mas também pelo ensino? É uma enciclopédia. Sabe com propriedade os assuntos a que se dedica. Mas é no Festival Recife do Teatro Nacional o momento mais oportuno para termos uma oficina com ele? Foram seis alunos. Uma oficina com Candegue, sabedor que ele é da importância que tem para a cidade, poderia ser realizada durante o ano. Porque escolher justamente o festival? É nesse momento que deveríamos receber aqui os diretores que não podem chegar de outra forma. É como a Mimo promover uma master class com um professor do Conservatório Pernambucano de Música – usando um exemplo que me foi dado nas inúmeras conversas que tive sobre esse festival. É desmerecendo o professor? De forma alguma.

O momento, repetimos, é crucial. E não só para o Festival Recife do Teatro Nacional – mas é sim, muito importante discuti-lo. Precisamos de posicionamentos claros sobre o SIC, sobre o fomento, sobre os equipamentos culturais, sobre o Teatro do Parque, sobre formação. Isso sim é democratizar a cultura. É valorizar os artistas pernambucanos. É privilegiar o povo. E que a possibilidade de fazer novas reuniões com a classe não vire lenda, não se esvazie. Assim como virou fumaça a promessa de Gustavo Catalano, na reunião do Fórum de Artes Cênicas, no Mamam, em agosto, de que marcaria uma conversa entre a classe e Leda Alves para discutir o SIC.

Terminar com Chico Buarque parece apropriado: “precisamos nos ver por aí! Pra semana, prometo, talvez nos vejamos… Quem sabe?”.

Coisas do mar, do grupo Teatral Ariano Suassuna. Foto: Pollyanna Diniz

Coisas do mar, do grupo Teatral Ariano Suassuna. Foto: Pollyanna Diniz

Postado com as tags: , , , , , , ,

9 pensou em “Festival Recife do Teatro Nacional – uma avaliação

  1. Tony Macedo

    O melhor deste festival? os escritos acima. Nunca vi em 13 anos que acompanho o festival, tamanho desleixo. Desleixo com o público, com o artista, com o dinheiro público, desleixo com o bom senso. Rezemos para uma nova ordem seja lançada sobre nosso festival, rezemos para no ano seguinte eu tenha dificuldade de encontrar ingressos, rezemos para que no ano seguinte eu não encontre tantos lugares vazios nos teatros. Emfim, rezemos para que mentes que antes pareciam brilhantes não se acomodem e se tornem mentes tacanhas. Obrigado ao Satisfeita, Yolanda? por manter este rico espaço de debate. Eu não estou satisfeito.

    Responder
  2. hellen

    Muito bom o texto, Pollyana. Foi realmente um descaso o que aconteceu ao Festival Nacional, que é sem dúvida um dos mais importantes. É preciso mesmo discutir e deixar de colocar a culpa nos que são, na verdade, vítimas! Não estamos reclamando que a esmola é pouca, mas reclamamos da esmola em si!!

    Responder
  3. Chris Galdino

    Muito boa avaliação, Polly. Não acompanhei as ações do Festival, para ter apropriação de fala aqui, mas senti vontade de clamar pelo pronunciamento das pessoas do teatro para não deixar arrefecer essa discussão que além de pertinente é também urgente. Digo isso, porque há uns anos, fiz uma reflexão muito parecida com essa sobre o Festival Internacional de Dança do Recife, ecoando todas as conversas de bastidores que ouvi durante a realização daquela edição. E o debate tão aquecido no boca-a-boca diluiu-se com a minha publicação….Por alguma espécie de temor ao poder governamental ou razões ocultas que desconheço, as pessoas de dança (a maioria) se calaram, e ficou parecendo que as questões que eu levantava no texto eram pessoais, e nunca foram. Por favor, artistas de teatro e não só, continuem esse debate, não deixem que ano que vem essa história se repita. É sempre bom perguntar a que e a quem servem esses festivais?

    Responder
  4. PAULO DE PONTES

    EU LAMENTO MUITO… muito e muito…. mas torço que permaneça aberto o espaço para discutir e fazer valer o melhor pra cultura e o publico de Recife…. não DEScaminhar, não DEScaracterizar o que foi construído e conquistado em mais de uma década… MERDA… EVOÉ

    Responder
  5. Robson Teles

    A coragem enobrece o homem e dignifica as ações. E as ações dramáticas e as ações políticas e as ações críticas. Texto bem escrito é arma. E ela deve apontar o alvo. E acertá-lo, embora ele se faça desfocado. Pollyana, o Curso de Letras da UNICAP abre espaço para uma discussão acerca de necessárias questões que você aborda aqui. Pode me procurar. Comungamos ideias. Estou à disposição.

    Responder
  6. George Meireles

    Grande Pollyanna, que bom que existem jornalistas lúcidas e comprometidas com a causa cultural do Recife, como você. Parabéns pelo texto!

    Responder
  7. Marcos

    O que enfrenta o FRTN não é diferente de outros festivais do país, infelizmente. Aqui em Belo Horizonte, o FIT também costuma ser alvo de manobras políticas, lobbys, troca de favores. Um Festival que começou pela iniciativa de grupos de teatro, cresceu, se tornou um dos mais importantes do país, virou lei municipal (que garante seu acontecimento bienal) e que pela importância adquirida com o tempo, virou objeto de desejo e ambição de políticos e artistas politiqueiros. Além disso, pouco se discute com a classe artística e com a população de forma realmente aberta os rumos do Festival, a cada edição tudo pode acontecer, para pior ou para melhor, é sempre uma surpresa, muitas vezes desagradável. A ideia de um grande evento, muita mídia, muita divulgação, camufla o problema maior, que é a falta de um pensamento artístico e pedagógico para o Festival, pois para mim um festival deve ser artístico e pedagógico. Deve pensar a continuidade e a formação, não pode começar do zero a cada nova edição. Realizar um Festival nacional ou internacional é algo de muita responsabilidade, não dá pra fazê-lo de forma leviana, sem cuidado, sem ética. Mas o que temos visto de modo geral no país são Festivais que se tornam moedas de troca entre artistas, curadores, políticos e patrocinadores.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *