Festival de Londrina leva aos palcos 49 produções

Muitos espetáculos que compõem a grade do Festival Internacional de Londrina (Filo) já estão com ingressos esgotados. A mostra, que começou na última sexta-feira (10) e segue até o dia 26 de junho, está em sua 43ª edição. A programação conta com 37 produções nacionais e 12 espetáculos internacionais.

A abertura foi com o Ballet de Londrina, que apresentou A sagração da primavera no Teatro Ouro Verde. É a releitura da companhia para a revolucionária obra de 1913 que tinha música de Stravinsky e coreografia de Nijinsky. Ontem, foi a primeira apresentação de Antes da coisa toda começar, da Armazém Companhia de Teatro. A peça será encenada novamente hoje. A apresentação recebeu elogios de espectadores pelo twitter. (Vimos a montagem em Curitiba. Confira aqui a crítica).

Antes da coisa toda começar, da Armazém Cia de Teatro. Foto: Pollyanna Diniz

Na sexta e no sábado, outra peça que vimos no Festival de Curitiba se apresenta em Londrina: Antes do fim, da Marcos Damaceno Companhia de Teatro. A peça é inspirada no mito grego de Ifigênia e traz a história de uma família marcada pela partida de uma filha (Rosana Stavis). Muitos conflitos e traumas são revelados aos pouquinhos aos espectadores. A iluminação de Beto Bruel e Daniele Regis e a cenografia de Marcos Damaceno acentuam o aspecto sombrio, as lacunas, a separação, a solidão, as coisas que ficaram para trás, mal resolvidas, a distância e o medo causados pelo mar, pelo inesperado. Além de Rosana Stavis, o elenco tinha ainda Zeca Cenovicz, Samir Halab, Maia Piva e Eliane Campelli. Rosana Stavis, aliás, se desdobrou, já que ela também estava (e ainda está) na peça da Armazém. No Filo, os ingressos para a montagem já estão esgotados.

Rosana Stavis integra também elenco de Antes do fim. Foto: Pollyanna Diniz

Entre as atrações internacionais, ainda há ingressos, por exemplo, para Cuestión de princípios, do Uruguai. Vimos a peça no último Janeiro de Grandes Espetáculo (leia a crítica), que leva ao palco o relacionamento de pai e filha, que começa a ser reestruturado a partir de uma relação comercial. Ela precisa escrever a história do pai e é obrigada a reviver as suas próprias lembranças.

Há ainda espetáculos como Persona Ingmar Bergman, do Teatro Turim, de Portugal; II Calapranzi, do Cantieri Tearali di Koreja, da Itália; os franceses da Compagnie Sens Dessus-Dessous; e a Familie Floz, da Alemanha.

Apenas um grupo pernambucano participa do Filo. O Poste Soluções Luminosas encena Cordel do amor sem fim, que tem direção de Samuel Santos e conta a história de três irmãs que vivem numa cidade às margens do Rio São Francisco. (Confira aqui a crítica da peça). Os ingressos para as duas apresentações, aliás, nos dias 18 e 19, já estão esgotados.

Além do grupo de Samuel Santos, o produtor Paulo de Castro deve circular por Londrina para garimpar atrações para o próximo Janeiro de Grandes Espetáculos.

Postado com as tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *