Cuidado e política em Amor Mundi

Amor Mundi se inspira na condição de responsabilidade com o mundo. Foto: Alex Merino/ Divulgação

Cia Fragmento de danca, de São Paulo. Foto: Alex Merino / Divulgação

Espetáculo é dirigido por Vanessa Macedo. Foto: Alex Merino / Divulgação

O espetáculo de dança Amor Mundi, da Cia Fragmentos de Dança, de São Paulo, com direção de Vanessa Macedo, é atravessado pela obra da filósofa alemã de origem judaica Hannah Arendt (1906-1975), no que vibra sobre cuidado e política. O trabalho coreográfico, que toca em questões como a partilha com o outro e a responsabilidade com o mundo, faz três apresentações no Sesc Belenzinho, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, com sessões sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h.

Em meados do século 20, Arendt advertia para não duvidarmos da nossa capacidade de destruir a vida orgânica na Terra. De lá para cá, as coisas só pioraram.

“O que proponho, portanto, é muito simples: trata-se apenas de pensar o que estamos fazendo”.
Hannah Arendt 

O conceito de amor mundi é utilizado como mobilizador para identificar a apatia, o descuido, o isolamento, a dessubjetivação como origens dos totalitarismos e por outro lado a responsabilidade com o mundo como as condições de possibilidades históricas para a política e as revoluções.

“É sobre ação que se faz em grupo, espreita o risco, a imprevisibilidade, a codependência, a eminência de colisão e emerge num desejo de insurgir, romper e deixar nascer o que não se sabe”, resume a diretora Vanessa Macedo.

A obra do artista turco Ugur Gallen também foi disparadora para o espetáculo. Gallen expõe a desigualdade social e de costumes nas suas impactantes fotomontagens de reflexões duras, que integram cenas do cotidiano com tragédias e sofrimento, contrastes, desigualdades e contradições.

Concebido originalmente antes da pandemia, o projeto foi adaptado para o ambiente digital, lançado em sessões virtuais ainda em 2020. Para a estreia presencial, o espetáculo retorna ao formato que foi originalmente idealizado, com suas construções coreográficas relacionadas ao toque, cenas de colisões e contato corporal.

A Cia Fragmento de Dança atua desde 2002, com sede na cidade de São Paulo. Durante esse período, ergueu uma linguagem estética autoral interessada em discutir gênero, autoimagem, atrito entre vida e obra. Nos últimos anos, tem se voltado para a investigação do autodepoimento, a experiência da alteridade e a dimensão política do falar sobre si em processos de criação e a fricção entre privado e público na cena.

Ficha Técnica

Amor Mundi
Coreografia e direção: Vanessa Macedo
Intérpretes: Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Letícia Mantovani, Maitê Molnar, Thainá Souza, Vanessa Macedo e Vinicius Francês
Iluminação: André Prado
Concepção de vídeo projeção: Bianca Turner
Composição, síntese sonora, gravação e mixagem: Ricardo Pesce
Participação especial : Paulo Jesus
Figurino: Daíse Neves
Assistente de figurino: Pablo Azevedo
Consultoria para cenário: Rogério Marcondes
Produção Executiva: AnaCris Medina

Dança
AMOR MUNDI
Com a Cia Fragmento de Dança
Dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2021. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 18h
Local: Teatro do Sesc Belenzinho (374 lugares) Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
Belenzinho – São Paulo (SP)
Acesso somente com uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$20,00 (meia entrada/ Credencial Plena do Sesc).
Venda online a partir de 14/12 (terça), às 12h, em sescsp.org.br/unidades/belenzinho. Venda presencial, em todas as unidades da rede Sesc, a partir de 15/12 (quarta), às 17h.
Recomendação etária: 16 anos
Duração: 50 minutos
Telefone: (11) 2076-9700
sescsp.org.br/unidades/belenzinho

Postado com as tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *