Centenário sem aplausos

Teatro do Parque fechado na passagem dos 100 anos. Fotos Ivana Moura

Um velório simbólico marca hoje o centenário do Teatro do Parque. Uma imagem triste para a casa de espetáculos municipal mais popular do Recife. O grupo de teatro João Teimoso e o grupo Guerrilha Cultural lideram uma performance com flores, velas e cartazes, às 11h. Eles esperam o reforço de militantes e consumidores culturais. A passagem dos 100 anos também conta com exibições musicais e teatrais e outras ações. O ato repete os protestos realizados em 2013 e 2014.

O Teatro está fechado desde 2010. Já foram anunciadas várias datas de reabertura, não cumpridas. A reforma ampla foi anunciado em 2014. As obras começaram em janeiro de 2015. A prefeitura prevê a conclusão da obra para novembro de 2016.

Parque o teatro mais popular do Recife

Vista do camarote do Parque, o teatro mais popular do Recife

Na última sexta-feira (21) foi feita uma vistoria técnica às obras de reforma e restauro do Teatro do Parque, aberto à imprensa. Estavam lá o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, o secretário executivo de Gestão Cultural, Williams Santana, e a arquiteta da Secretaria de Projetos Especiais, Simone Osias.

Imagens da reforma

Imagens da reforma

Os representantes da Prefeitura do Recife fizeram a função deles: defenderam que a obra segue em execução e que o restauro irá resgatar as feições originais do imóvel.

“Nós tínhamos problemas sérios com água, seja no subsolo do teatro, seja nas cobertas. As infiltrações estavam por toda parte e colocavam em risco toda a infraestrutura do equipamento. Por isso, nossa primeira ação foi sanar esses pontos críticos, para poder iniciar o restauro”, explicou a arquiteta Simone Osias.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, garante que o cronograma está mantido e a reforma é ‘prioridade da prefeitura. “A obra não parou, embora o número de funcionários envolvidos tenha diminuído. Há serviços que são feitos fora do teatro, por especialistas em restauro”.

O orçamento inicial da reforma estrutural foi fixado em R$ 8,2 milhões e ainda haverá uma nova licitação para a compra de equipamentos . O custo total deve subir para cerca de R$ 10 milhões.

Processo lento

Processo lento

Poucos funcionários da Concrepoxi Engenharia, responsável pela reforma, estavam exercendo alguma atividade no teatro.

“Considero a visita uma grande encenação”, diz o produtor e diretor do grupo João Teimoso, Oséas Borba Neto. “A obra estava parada. Em relação à visita do dia 10 de junho para hoje não mudou nada”, defende.

Promessa de reabertura para novembro de 2016

Promessa de reabertura para novembro de 2016

“Apesar de termos posições distintas, o presidente da Fundação de Cultura abriu diálogo. Este ano tivemos duas visitas ao Parque. Mas a cultura na cidade do Recife é um desastre. O Conselho de Cultura é só “pró-forma”, não aconselha nada; os prêmios literários acabaram; o Teatro Barreto Júnior está fechado há um ano e o Teatro do Parque está nessa situação”, analisa Borba Neto.

Os artistas sofrem com o fechamento do Teatro do Parque. O público de teatro, cinema, shows também. O entorno está numa situação lamentável de decadência. Os comerciantes da Rua do Hospício reclamam. A cultura do Recife lamenta.

 

Jardim do teatro

Jardim do teatro

Postado com as tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *