Esse sujeito em crise pensa demais

O canto de Gregório. Montagem do Magiluth, do Recife

Gregório percorre um labirinto de indagações sem fim. E nessas ruminações, sobrepõe mitos da religião e da filosofia. Esse sujeito em crise pensa demais.

O canto de Gregório é o texto de estreia de Paulo Santoro. Foi montado por Antunes Filho em 2004 e ficou em cartaz até mais ou menos 2006, na sala de ensaios do CPT, em São Paulo.

Foi lá que o diretor Paulo (Pedro!!! Vivemos querendo rebatizar esses Magiluthianos!) Vilela conheceu o texto. E sua montagem da companhia Magiluth busca um caminho bastante diferente do que foi traçado por Antunes.

O Magiluth criou uma caixa branca montada no Teatro Hermilo Borba Filho, onde atores e plateia ficam a centímetros de distância, e dentro da cena, como no caso do julgamento em que alguns espectadores fazem parte do júri.

Em cena estão os quatro atores: Pedro Wagner, Giordano Castro, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres. Pedro Wagner interpreta Gregório. Os outros três se desdobram em vários papéis. Jesus, Buda, Sócrates, o Juiz, mordomo, júri. Gregório veste uma roupa escura e os outros usam macacões e sapatos brancos.

Também são brancos os banquinhos em que o público se senta, cerca de 50. E as cadeiras e mais banquinhos que servem de equipamento de cena.

O texto tenta ser complexo. Em sua solidão, o protagonista se agita por não ser um homem bom. Mas se depara, depois de inúmeras equações de que “a bondade é logicamente impossível”. Esse resultado vem de uma série de pensamentos que coloca a questão da bondade numa posição inatingível. Ele joga em nossa cara que se realmente fôssemos verdadeiramente generosos e corretos, nem precisaríamos pensar nisso.

Já deu pra perceber que o branco predomina

Dar uma esmola é uma ação de generosidade, fraternidade ou uma pressão social somada a nossa culpa pela desigualdade? Perguntas e mais perguntas. É como raciocina Gregório. E trava embate com muitos personagens. Eles necessariamente não são reais. Podem ser projeção na/ ou /da própria cabeça do protagonista.

Mas não são personagens quaisquer. São mitos que norteiam as questões éticas e morais do nosso mundo ocidental. A discussão é boa. Em alguns momentos parece um bom jogo de tênis. Lá e cá. Gregório tira a plateia da superfície cotidiana e conduz para a reflexão. Ele puxa o público para esse estado vertiginoso de dúvidas. Perguntas e mais perguntas.

A montagem do Magiluth multiplica o personagem Sócrates, em um dois três, quatro… como é possível?! É um bom jogo. Jesus aparece. Mas ele não vai oferecer a salvação. Nem mesmo desse palavrório interminável. Ele compartilha das angústias de Gregório e joga a bola para o público.

Mas Gregório cometeu um crime e vai ser julgado. Disparo. Black out. E chega a polícia. Uma solução inteligente e bem humorada do grupo. Ele é questionado. A solenidade do tribunal cede lugar à irreverência nesta montagem.

A cada pergunta, o protagonista responde com outra pergunta. Gregório tenta se defender. “Por favor, Senhor Juiz, eu não estou me furtando a nenhuma resposta. Gostaria mesmo de saber se sou ou não culpado pelo ato que cometi. O que sei é que havia um revólver carregado em minhas mãos, que esse revólver foi disparado por um movimento de meu dedo indicador, e que um projétil, motivado por esse movimento, saiu da arma com direção ao peito de um cidadão, que, em seguida, foi atingido e faleceu. Isso é de conhecimento de todos.”

Nesse percurso existencialista, o texto traça conexões com Franz Kafka (O Processo) e Albert Camus (O Estrangeiro).

Nesse território de ideias, a montagem dirigida por Pedro Vilela faz dessa vivência kafkiana uma ode ao pensamento, ao questionamento de todas as coisas, com pitadas de humor. E remete para os caminhos contemporâneos para se chegar à reflexão, servido em doses sequenciais pelo mordomo.

O elenco se entrega a essa alucinação existencial desse homem. E fica para o espectador a função de decidir se tudo aquilo não faz parte do imaginário de Gregório, inclusive seu próprio crime.

Para quem gosta de adjetivos. Um ótimo espetáculo, com uma pulsação contemporânea e uma sacanagem, como marca estilística do grupo.

Resquícios de um carnaval

O CANTO DE GREGÓRIO
De: Paulo Santoro
Direção: Pedro Vilela
Elenco: Pedro Wagner (no papel de Gregório), Giordano Castro, Erivaldo Oliveira e Lucas Torres.
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Bairro do Recife)
Quando: Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h, só até 1º de maio
Quanto: R$ 16 e R$ 8 (meia)

Postado com as tags: , , , , , , , ,

3 pensou em “Esse sujeito em crise pensa demais

  1. Grupo Magiluth

    Ivana e Pollyanna,
    Muito obrigado pela atenção que vocês têm com o Magiluth, para nós que desejamos que o nosso teatro seja também reflexivo, esse espaço surge como uma ferramenta fundamental para a continuação desse dialogo. Muito obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *