Quadrinhos no teatro

Espetáculo da companhia Vigor Mortis, de Curitiba

Essa é para quem gosta também de quadrinhos. Graphic (de 2006), montagem da companhia Vigor Mortis, de Curitiba, faz a última apresentação desta temporada no Recife, neste domingo, às 20h. A turnê nacional foi selecionada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/ 2012 e daqui segue para Salvador, Belo Horizonte e Vitória.

Graphic dá continuidade à pesquisa de linguagem do grupo criado há 13 anos pelo diretor Paulo Biscaia Filho e une estética dos quadrinhos, cinema e teatro.

Para chegar ao resultado da montagem, a companhia promoveu uma oficina de desenho em quadrinhos com o artista plástico e quadrinhista DW. Nesse estudo, atores, diretor e cenógrafo da Vigor Mortis experimentaram o processo criativo de um desenhista de quadrinhos.

Na encenação, três personagens se expressam através de gráficos: Artie (Leandro Daniel Colombo) é um desenhista de manuais de instruções que tenta desenvolver ideias novas para um personagem chamado Homem-sombra; Becca (Carolina Fauquemont) é uma executiva de finanças que vive em meio a gráficos financeiros, mas tem um passado como desenhista de fanzines; e Raf (Rafaella Marques), uma artista de rua que trabalha com stencils.

O encontro dos três e a disputa por uma vaga como desenhista de quadrinhos profissional em uma grande editora traz à tona suas frustrações, anseios, visões de carreira e tem consequências tão radicais que vão levar à morte de um dos personagens.

Não é uma sequência de Morgue story – sangue, baiacu e quadrinhos, peça premiada da Vigor Mortis que esteve no Recife, mas traz diversos elementos deste trabalho. “O foco não está no terror trash, como em Morgue story, embora a violência ainda esteja lá. Queremos aqui continuar a fazer algo com nossa cara, mas temos que nos preocupar em renovar ideias e não apenas repeti-las”, assegura Paulo Biscaia Filho, que também é responsável pelo texto da encenação.

“É um conto sobre três personagens estranhos, melancólicos e divertidos”, afirma o diretor. “É uma peça sobre angústia no século 21, mas não é uma montagem tendenciosamente filosófica. Nada disso. Gostamos de fazer montagens acima de tudo empolgantes e divertidas

SERVIÇO
Graphic . com a companhia Vigor Mortis, de Curitiba
Quando: Hoje, às 20h (domingo)
Quanto: R$ 20 e R$ 10
Onde: Teatro Apolo, Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife.
Classificação: 16 anos.
Informações: (81) 3355-3318/ 3355-3321.

Conto sobre três personagens estranhos, melancólicos e divertidos

Postado com as tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *