Peças com entrada franca na Oficina Oswald de Andrade, em São Paulo

Espetáculos Senhora X, Senhorita Y, Coisas boas acontecem por acaso, Homem-bomba e Hotel Mariana e

Espetáculos Senhora X, Senhorita Y; Coisas boas acontecem de repente, Homem-Bomba e Hotel Mariana

Mais de 10 espetáculos, com entrada gratuita, podem ser vistos na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo). São trabalhos que pulsam com temas relevantes como crime ambiental, em Hotel Mariana, outras agressões contra a natureza e pessoas mais vulneráveis em Dezuó, Breviário das Águas, autoritarismo político, masculinidade tóxica.

São boas opções. Mas é bom se ligar que as salas tem disponibilidade de 30 a 60 lugares e as senhas são distribuídas uma hora antes. Com apenas uma sessão, lotada, foi exibida na segunda-feira, como Como (des)construir um macho?, com debate após a apresentação. Faltou lugar para tanta gente. 

No final do mês tem a versão de Dezembro, do Isso Não É Um Grupo e Corpo Rastreado Isso Não É Um Grupo e Corpo Rastreado para o texto do premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón. Ja Neva, também de Calderón com direção de Diego Moschkovich, explora a necessidade de prosseguir com o teatro, mesmo com o luto, – como o da primeira atriz do Teatro de Arte de Moscou, que sofre pela morte de seu marido Anton Tchekhov – ou o mundo que desmorona lá fora.

Luiz Arthur no solo Homem-Bomba

Luiz Arthur no solo Homem-Bomba

Os mineiros da Companhia Teatro Adulto vieram com Homem-Bomba e Coisas Boas Acontecem de Repente. As peças com Luis Arthur e Cynthia Paulino, respectivamente, estão inseridas na questão do autoconhecimento. Eles atacam os monstros adultos que habitam em cada um de nós. São figuras estranhas, vista pelo senso comum. O espaço diminuto de atuação, de até 2m², também faz parte da pesquisa do impacto da restrição de espaço.

Várias figuras se digladiam no solo Homem-bomba. Os vários eus. Com uma profusão de imagens e citações, o intérprete que se autodirigiu, problematiza “a sombra”, investigada pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung (1895- 1961). O monólogo tem como inspiração O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson (1850- 1894) para questionar essa ideia de tirar a parte ruim e ficar só com a boa. Além de Stevenson, a montagem tem citações de vários escritores, poetas e pensadores, como Aldous Huxley, William Shakespeare, Carl Jung, Franz Kafka, HP Lovecraft, Tadeusz Kantor, Augusto dos Anjos, Samuel Beckett, William Blake e Osho.

Em Coisas Boas Acontecem De Repente, a anti-diva MamaCy mistura influências, pinça entrevistas, músicas e textos da cantora Karine Alexandrino, a Mulher Tombada, faz adaptações. A personagem fala sem parar com a parede (que é o público) injeta power à força do feminino, se insurge contra o patronato. Diz coisas engraçadas e no final lê um manifesto que vale mais do que muitas terapias para as mulheres se valorizarem.

PROGRAMAÇÃO

HOMEM-BOMBA
Companhia Teatro Adulto

22 e 23/1 – terça-feira e quarta-feira – 20h
maiores de 12 anos
30 lugares – Retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Duração: 50 minutos.

Em um mundo desigual, cada vez mais parecido com um grande abatedouro, um homem quer compreender os vários eus que o habitam. Livremente inspirado no clássico O médico e o monstro, título original O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson. O espetáculo integra o projeto ADULTOS EM CENA.

FICHA TÉCNICA:
Direção, trilha sonora e atuação: Luiz Arthur
Cenário: Cynthia Paulino e Luiz Arthur
Coordenação técnica e Iluminação: Marina Arthuzzi
Figurino: Cynthia Paulino
Adereços: Mauro Gelmini
Maquiagem: Linda Paulino
Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli
Fotos: Catarina Paulino
Realização: Companhia Teatro Adulto.

COISAS BOAS ACONTECEM DE REPENTE
Companhia Teatro Adulto
22 e 23/1 – terça-feira e quarta-feira – 21h
maiores de 12 anos
30 lugares – Retirar ingressos com 1h de antecedência
Duração: 1h15

A anti-diva MamaCy diz tudo o que lhe vem à cabeça, antes do início de seu show de volta aos palcos. Texto de Cynthia Paulino + livre adaptação de manifestos, entrevistas, músicas e textos da anti-diva Karine Alexandrino, a Mulher Tombada.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia, direção, cenário, trilha sonora e atuação: Cynthia Paulino
Iluminação: Luiz Arthur e Marina Arthuzzi
Coordenação técnica: Marina Arthuzzi
Figurino: Ananda Sette Camara, Cynthia Paulino e Jonnatha Horta Fortes
Maquiagem: Linda Paulino
Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli
Fotos: Catarina Paulino
Realização: Companhia Teatro Adulto

FUENTE OVEJUNA
17 a 25/1 – quintas e sextas-feiras às 20h
maiores de 14 anos
30 lugares – Retirar ingressos com 1h de antecedência
Duração: 110 minutos

Cidadãos do pacato vilarejo Fuente Ovejuna (fonte das ovelhas, em português), sofrem com a tirania e as injustiças de um militar. O abuso de poder e as desonras desse tirano provocam a revolta dos moradores da vila, que clamam por vingança. 

FICHA TÉCNICA:
texto: Lope de Vega
tradução e adaptação: Marcos Daud
direção geral: Juliano Barone
direção musical: Wagner Passos
Elenco: Dudu Oliveira, Pipo Belloni, Lucas Lentini, Juliane Arguello, Lisi Andrade, Luiz Amorim, Marieli Goergen, Marcos Veríssimo, Pedro Casali, Lino Colantone, Priscilla Dieminger e Thiago Azevedo

HOTEL MARIANA
idealização e pesquisa: Munir Pedrosa
21/1 a 12/2– segundas-feiras e terças-feiras – 20h
maiores de 14 anos
50 lugares| Retirar ingressos com 1h de antecedência
Duração: 70 minutos

Depoimentos perturbadores e surpreendentes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham no desastre no Vale do Rio Doce, em Mariana- MG.. Da criança do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista de direitos humanos à aposentada que escreve poemas, somos convidados a escutar os sobreviventes que, com suas histórias, traçam um panorama político, histórico e cultural do nosso país.

FICHA TÉCNICA:
Idealização e Pesquisa: Munir Pedrosa
Dramaturgia: Munir Pedrosa E Herbert Bianchi
Direção: Herbert Bianchi
Designer De Luz: Rodrigo Caetano
Cenário: Marcelo Maffei
Figurinos: Bia Pieratti e Carol Reissman
Assistente De Direção: Letícia Rocha
Direção De Produção: Munir Pedrosa
Operador De Luz: Ricardo Bretones
Assessoria De Imprensa: Vanessa Fontes
Elenco: Anna Toledo, Bruno Feldman, Clarissa Drebtchinsky, Fani Feldman, Isabel Setti, Letícia Rocha, Marcelo Zorzeto, Munir Pedrosa, Rita Batata E Rodrigo Caetano.

VALSA Nº 6
Direção: Bernadeth Alves
14/1 a 12/3 – segundas e terças – 20h (não haverá apresentações nos dias 4 e 5/3 – Carnaval)
maiores de 16 anos
35 lugares | Retirar ingressos com 1h de antecedência
Duração: 50 minutos

Sônia, após ser apunhalada entra em um estado de confusão mental e interroga o público na tentativa de reconstruir o quebra cabeça de sua vida, apoiando-se em breves encontros com os personagens que povoam seu subconsciente.

Ficha Técnica:
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Bernadeth Alves
Assistência de Direção: Vanessa Reimberg
Atuação: Pâmy Rodrigues
Guitarrista: Viney Lourenço
Espaço Cênico: O Grupo
Figurino: Pâmy Rodrigues
Designer Gráfico: Rodrigo Florentino
Produção: O Grupo

Ator Edgar Castro em Dezuó, Breviário das Águas. Foto: Reprodução do Facebook

Ator . Foto: Reprodução do Facebook

DEZUÓ, BREVIÁRIO DAS ÁGUAS
Núcleo Macabéa
24/1 a 16/2 – quintas e sextas às 20h e sábados às 18h. (Excepcionalmente dia 25/1 – sexta-feira – às 18h).
maiores de 14 anos
30 lugares – Retirar ingressos com 1h de antecedência
Duração: 75 minutos

Trajetória de um menino da Amazônia que, após a expulsão de sua vila natal – devido à construção de uma usina hidrelétrica –, cresce e se transforma em um andarilho das grandes cidades, por onde passa a perambular desenraizado,mas ciente de seu passado ancestral.

FICHA TÉCNICA:
Texto e Idealização: Rudinei Borges
Direção: Patricia Gifford
Elenco: Edgar Castro
Direção musical/músico em cena: Juh Vieira
Instalação cenográfica e figurinos: Telumi Hellen
Diretor de palco: Andreas Guimarães
Apoio à cenotecnia: Leandro Lago
Adereços: Clau Carmo
Iluminação: Felipe Boquimpani
Fotografia: Cacá Bernardes
Preparação corporal e vocal: Antonio Salvador
Direção de produção: Paula Borges
Realização: Núcleo Macabéa/Cooperativa Paulista de Teatro/Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo/Secretaria Municipal de Cultura – SP

DEZEMBRO
Isso Não É Um Grupo e Corpo Rastreado
31/1 a 2/2 – quinta-feira, sexta-feira às 20h e sábado
maiores de 16 anos
30 lugares – Retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Duração: 75 minutos

Uma ceia de Natal de 2020 durante uma guerra fictícia na América Latina. O irmão mais novo e recém-chegado do front é recebido de forma tragicômica pelas gêmeas Paula e Trinidad, que divergem em seus posicionamentos ideológicos. Lá fora há uma guerra, enquanto questões íntimas afloram da dramaturgia do chileno Guillermo Calderón.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Guillermo Calderón
Direção: Diego Moschkovich
Elenco: Carolina Fabri, Ernani Sanchez e Michelle Gonçalves
Cenário e iluminação: Rafael Souza
Figurinos: Diogo Costa
Realização: Isso Não É Um Grupo e Corpo Rastreado

NEVA
Isso Não é Um Grupo e Celso Curi
7/2 a 9/2 – quinta-feira, sexta-feira às 20h e sábado às 18h
maiores de 16 anos
30 lugares – Retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Duração: 75 minutos

No inverno de 1905, em São Petesburgo, a atriz Olga Knipper, primeira atriz do Teatro de Arte de Moscou, fundado por Stanislavski, vive o luto da morte de seu marido, o dramaturgo Anton Tchekhov, e com os atores Masha e Aleko tenta prosseguir o ensaio da peça O Jardim das Cerejeiras, último texto escrito pelo esposo. Eles aguardam a chegada dos outros atores da companhia, mas enquanto o ensaio ocorre na sala de um teatro, do lado de fora está acontecendo o Domingo Sangrento, massacre em que boa parte dos manifestantes foi cruelmente assassinada pela guarda do Czar. Talvez os outros atores não cheguem, podem ter sido mortos, mas os três permanecem ali.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Guillermo Calderón
Tradução: Celso Curi
Direção: Diego Moschkovich
Elenco: Ernani Sanchez, Flávia Melman e Michelle Gonçalves
Concepção estética, cenografia e Iluminação: Rafael Souza
Figurinos Diogo Costa
Coordenação de Produção: Corpo Rastreado
Idealização: Isso Não é Um Grupo e Celso Curi

MÚSICA PARA VER
E² Cia de Teatro e Dança

20/2 a 1/3 – quartas, quintas-feiras e sextas-feiras às 20h
maiores de 14 anos
30 lugares – Retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Duração: 50 minutos

Deste ato simples e primordial, surge o movimento, e a partir dele, estados corporais e poesia cênica. As canções, delicadamente selecionadas a partir do vasto repertório da música popular brasileira, reafirmam o interesse pela literatura (e pela palavra), presente em vários trabalhos anteriores da E² Cia de Teatro e Dança. Partindo da escrita musicada, poemas se reinventam e se refazem no corpo da intérprete e na cena.

Ficha técnica:
Direção e interpretação: Eliana De Santana |
Direção de arte, espaço cênico e iluminação: Hernandes de Oliveira |
Seleção musical e figurinos: Eliana de Santana |

LEITURA DRAMÁTICA
GUERRA À LA CARTE
Grupo Durame
8/3 – sexta-feira – 20h
maiores de 14 anos
30 lugares – Retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Duração: 55 minutos

Pessoas que se relacionam na ambivalência da gentileza à crueldade em plena guerra. Entre destroços e bombardeios, eles conversam animadamente incitando o ódio à diferença, a cordialidade exagerada de forma acrítica e intelectualmente passiva. A partir da obra original Piquenique no Front de Fernando Arrabal.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia coletiva a partir da obra original Piquenique no Front de Fernando Arrabal
Roteiro e Direção: Carlla Juliano
Elenco: Bruno Henrique, Douglas Soares, Raul Negreiros e Samara Pereira
Iluminação: Carmine D’Amore
Fotografia: Gustavo Falqueiro
Revisão e Arte gráfica: Breno Manfredini

A MÁQUINA DA AMNÉSIA
Plataforma Shop Sui
14 a 16/3– quinta-feira e sexta-feira às 20h e sábado às 18h
maiores de 16 anos
30 lugares – Retirar ingressos com uma hora de antecedência.
Duração: 50 minutos

A encenação trafega por uma atmosfera repleta de esquecimentos e interrompimentos, onde cada indivíduo propõe seu mergulho e compartilha seu momento de compreensão da pesquisa. O espetáculo integra o projeto Brain Diving- procedimento para cena contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança/2018.

FICHA TÉCNICA:
Diretor/Coreógrafo e Pesquisador: Fernando Martins
Intérpretes Colaboradores: Dalilla Leon e Fernando Martins
Cenografia: Leo Ceolin – Estudioscópio
Figurino: João Pimenta
Designer de Luz: Rodrigo Silbat
Artista audiovisual e programador: Caleb Mascarenhas
Produção Musical e Trilha Sonora: Fernando Martins
Captação e Edição de Vídeo: Osmar Zampieri
Fotografia: Silvia Machado

Ana Paula Lopez e Sol Faganello em Senhorita X, Senhora Y. Foto: Manu / Divulgação

Ana Paula e Sol Faganello em Senhorita X, Senhora Y. Foto: Manu Costa / Divulgação

SENHORA X, SENHORITA Y
Damas & Cia.
13 a 30/3 – quintas e sextas-feiras às 20h e sábados às 18h.
Maiores de 18 anos
Duração: 1h 15m

Baseada na peça A Mais Forte 1889, escrita pelo dramaturgo sueco August Strindberg, a peça discute o papel da mulher na sociedade contemporânea. A direção de Silvana Garcia investe na repetição do confronto das duas mulheres do título, mas em outros tempos e com outras circunstâncias. Com escalas de humor e grotesco.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Silvana Garcia
Direção de Movimento: Kenia Dias |
Elenco: Ana Paula Lopez e Sol Faganello
Luz: Sarah Salgado | Figurino: Damas & Cia.
Trilha: Camila Couto | Assessoria de imprensa: Arteplural
Direção de produção: Damas & Cia
Fotografia: Manu Costa

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