O sertanejo que virou bailarina

A bailarina vai às compras será apresentada no Rio e em São Paulo, antes de vir ao Recife

“Não compreendo quem sou, só compreendo que estou…estou bailarina”.
(A bailarina vai às compras)

Da última vez em que participou do Janeiro de Grandes Espetáculos, o sertanejo de sotaque português Júnior Sampaio interpretava um professor de história. Agora, ele é uma transsexual, bailarina, compulsiva, sem grana. A bailarina vai às compras estreou em Novembro do ano passado, em Lisboa. Como nos meses de dezembro e janeiro, Sampaio foge do frio e vem matar as saudades da terrinha, também poderemos conferir a sua performance por aqui. Mas, antes disso, ele se apresenta no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A sinopse diz que A bailarina vai às compras releva um transexual de meia-idade que faz um espetáculo performativo nos corredores de um supermercado; mas o telefone não para de tocar e ele não tem dinheiro para comprar o que colocou no carrinho, então precisa devolver os produtos para as prateleiras.

A bailarina quer “açúcar, farinha, arroz, bens essenciais que não tem dinheiro para pagar. E acaba por devolver tudo e fazer do ato uma terapia contra a compulsão. E oferece-se ao público vulgar, transformando o supermercado no seu teatro e as caixeiras em público. Como todos nós, a personagem faz teatro para que a amem e para se tratar. E escolhe uma máscara que amplia, distancia, enormiza mas aflora a dor das suas dores. Afinal, a bailarina vai comprar amor. E não tem dinheiro para pagar”, explica a portuguesa Maria do Céu Guerra, que assina a coordenação artística do espetáculo.

“A busca da identidade — que começa por ser de género — vai revelando a necessidade da busca de uma identidade artística, uma individualidade… independente de gêneros, um eu artístico independente de julgamentos e de preconceitos, livre”, completa, Rita Lello, responsável pela encenação.

Em 2010, esse filho mais novo de uma família de sete irmãos, que viveu a infância entre uma fazenda e a cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano, me disse que quando ia começar uma nova peça, “um dos critérios é que não seja parecida com nada que fiz. Fujo muito ‘da minha cara’. Tem que ser uma coisa que o espectador queira, precise ouvir. Ligo as antenas para o mundo. Não gosto de fazer peça para o meu umbigo. Adoro o público”. E o público responde…adorou, por exemplo, as duas performances que ele fez no lançamento do Satisfeita, Yolanda?, no Espaço Muda. 😉

A bailarina… é a 44ª criação da companhia ENTREtanto Teatro, sediada em Valongo, em Portugal.

O ator Júnior Sampaio

Ficha técnica:
Texto e dramaturgia: Júnior Sampaio e Quico Cadaval
Coordenação artística: Maria do Céu Guerra
Encenação: Rita Lello
Interpretação: Júnior Sampaio
Figurinos: Manuela Bronze
Cenografia: Bruno Guerra
Voz: Maria Luís França
Desenho de luz: Vasco Letria
Música: Rui Lima e Sérgio Martins
Movimento: Ruben Garcia e Vânia Naia
Operação deluz e som: André Pires
Design: Vitor Cardoso
Fotografia de cena: Sara Verde
Produção Executiva: Amélia Carrapito e Sofia Leal

Serviço:

Dias: 12, 13 e 14 de janeiro, às 21h30
Onde: Teatro Tablado, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2294-7847 / 21 2239-0229

Dias: 19, 20 e 21, às 21h
Onde: Espaço Satyros 1, São Paulo
Informações: (11) 3258-6345

Dias: 24 e 25, às 20h30
Onde: Teatro Barreto Júnior, Recife
Informações: (81)3421-8456

Dia: 27, às 20h
Onde: Teatro Rui Limeira Rosal, Caruaru
Informações: (81)3421-8456

Postado com as tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *