Cássia Kis interpreta Manoel de Barros

Meu quintal é maior do que o mundo, solo com Cássia Kis, com direção de Ulysses Cruz. Foto Ronaldo Gutierrez / Divulgação

A atriz inunda o palco de lirismo. Foto Luiz Romero / Divulgação

Cássia Kis e o músico Gilberto Rodrigues. Foto Nicolas Caratori / Divulgação

“Meu quintal é maior do que o mundo” é um verso do poema O apanhador de desperdícios. Nessa poesia, Manoel de Barros (1916-2014) propõe uma pausa na urgência voraz e agiganta seu terreiro para contemplar o ritmo de vida das “coisas desimportantes”. A atriz Cássia Kis leva esse olhar do encantamento, da imaginação e da inventividade ao palco do Teatro Vivo no espetáculo Meu quintal é maior do que o mundo, em cartaz de 4 a 27 de março de 2022 (sextas-feiras às 20h, sábados às 21h e domingos às 18h).

A peça estreou em janeiro de 2019, no Teatro do Sesi, marcando a volta da atriz aos palcos depois de 10 anos (sua última peça foi O Zoológico de Vidro, de 2009).

Como anotou Antônio Houaiss, a invenção poética de Manoel de Barros tem personalidade própria rara entre os nossos poetas. São palavras confundidas com imagens, que chegam para “desexplicar”. Poesia formada de restos, de sobras, que consegue com sensualismo poético “encostar o Verbo na natureza”.

Na invencionice do essencial, a intérprete anima a alma da criança, do amante dos passarinhos e do andarilho, fontes criativas do poeta. Com leveza e humor, a atriz cria um ambiente íntimo com a plateia para revelar o profundo humanismo de Manoel de Barros.

O solo de Cássia Kis tem direção de Ulysses Cruz, participação do músico Gilberto Rodrigues e está dividido em três blocos: o primeiro contempla o cenário e o espaço mítico do poeta; o segundo expõe a pessoa que descreve aqueles cenários e o terceiro indica o que inspira o escritor.

O universo poético do cerrado brasileiro é exposto em textos curtos do livro de prosa Memórias Inventadas, publicado em 2005. As mudanças de blocos são marcadas pela execução musical, alterações de cenário e iluminação e acréscimo de adereços ao figurino básico. 

O espetáculo Meu quintal é maior que o mundo está repleto de delicadezas. Com mutações de registro vocal, de posturas e do desenho coreográfico, a atriz investiga a vitalidade do poeta que cantou a Natureza e que nos convida a expandir a capacidade de observação e empatia com o cotidiano prosaico e repleto de generosidade, com suas pequenas explosões de alegrias e suas inevitáveis angústias.

Leitora atenta e conhecedora da obra de Manoel de Barros, Cássia se tornou amiga do poeta mato-grossense e inunda o palco de lirismo. A peça incita o espectador a navegar pelas frases originais, o estilo único como Barros compôs essas palavras, tão plenas de vida.

Cássia Kis. Foto Ronaldo Gutierrez / Divulgação

Ficha Técnica
Obra: Manoel de Barros.
Elenco: Cássia Kis.
Direção geral: Ulysses Cruz.
Adaptação do texto: Cássia Kis e Ulysses Cruz.
Cenário e figurinos: Ulysses Cruz.
Direção e criação musical: Gilberto Rodrigues.
Execução musical: Gilberto Rodrigues.
Iluminação: Nicolas Caratori.
Fotos: Ronaldo Gutierrez, Gal Oppido e Luiz Romero.
Direção de Movimento: Cynthia Garcia.
Costureira: Judite de Lima.
Adereços: Luis Rossi.
Coordenação da Produção: Selene Marinho e Sergio Mastropasqua.
Produtora Executiva: Isabel Gomez.
Produção Original: SESI – SP.
Projeto selecionado no Edital Proac Expresso Direto nº 37/2021 – Fomento Direto a Projetos Culturais Aprovados no Proac Expresso ICMS em 2020 e 2019.

Serviço
Meu Quintal é Maior do que o Mundo
Quando: De 4 a 27 de março de 2022 – Sextas-feiras às 20h, sábados às 21h e domingos às 18h.
Onde: Teatro Vivo – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460 – Morumbi
Quanto: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia).
Duração: 70 minutos.
Classificação: Livre.
Informações: (11) 3279-1520. Vendas pelo site Ingresso Rápido.

Postado com as tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *