Figurinhas premiadas I

Hoje vou fazer a mediação de uma conversa entre os dramaturgos João Denys Araújo Leite e Luis Augusto Reis. A proposta da produção do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira é tratar da repercussão dos prêmios na vida e na obra dos autores.
É muito complexo esse processo de consagração. E é fascinante obter as impressões que os artistas têm desse reconhecimento e o impacto em suas criações. Vamos falar um pouco sobre criação e repercussão.

Na sexta-feira, dia 2, é a vez do escritor e jornalista Marcelo Pereira mediar a conversa com Ronaldo Correia de Brito e Cícero Belmar.

SERVIÇO:
Figurinha Premiada I, com João Denys e Luis Reis. Mediação: Ivana Moura
Quando: Hoje, 1º de setembro
Onde: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, no SESC Santa Rita (Rua Cais de Santa Rita, 156. Em frente ao Terminal de ônibus do Cais de Santa Rita).
Horário: 19h
Entrada Gratuita

MINI CURRíCULO DOS AUTORES

João Denys Araújo Leite é professor e pesquisador do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, da Universidade Federal de Pernambuco. Encenador, dramaturgo, cenógrafo, figurinista, aderecista, maquiador e iluminador, é mestre em Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Sua dissertação Um teatro da morte: transfiguração poética do Bumba-meu-boi e desvelamento sociocultural na dramaturgia de Joaquim Cardozo foi agraciada com o Prêmio Jordão Emerenciano, de Ensaio, do Conselho Municipal de Cultura em 2002, sendo publicada no ano seguinte, com o mesmo título. Tem publicada, ainda, a Trilogia do Seridó, que consta das peças Deus danado (1993), Flores D’América (2005) e A pedra do navio (1979), em edições separadas. Suas encenações mais recentes são O funâmbulo, de Jean Genet (2005), O canto do teatro brasileiro, de sua autoria (2005), Encruzilhada Hamlet, de sua autoria (2009) e Os fuzis da senhora Carrar, de Bertolt Brecht (2010). Seu foco de pesquisa nos últimos dez anos tem sido a dramaturgia de Joaquim Cardozo, a dramaturgia de Hermilo Borba Filho, Processos de criação dramatúrgica e Composição de textos teatrais.

Luis Augusto Reis É jornalista e professor do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE, onde coordena o curso de Licenciatura em Teatro. Mestre em Comunicação Social e Doutor em Teoria da Literatura, ambos pela UFPE. Sua dissertação de mestrado trata do fenômeno de comunicação deflagrado pelo sucesso do grupo teatral Trupe do Barulho, no Recife dos anos 1990. Sua tese de doutoramento, intitulada Fora de cena, no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho, foi publicada pela Editora da UFPE em 2009. Autor do livro-reportagem Cinderela, a história de um sucesso teatral dos anos 90. Co-autor do livro Luiz Mendonça – teatro é festa para o povo, em parceria com o ator e diretor teatral Carlos Reis. Escreveu a peça A Filha do teatro, vencedora do Concurso de Dramaturgia da Funarte no ano de 2003. Escreveu ainda as peças Thy name e A morte do artista popular. Iintegrou o Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Postado com as tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *