Teatro em francês na Aliança do Derby

Espetáculo Stupeur et tremblements -Temor e Tremor será apresentado sábado

Espetáculo Stupeur et tremblements -Temor e Tremor será apresentado sábado

A escritora belga Amélie Nothomb passou os cinco primeiros anos de vida no Japão. Filha do embaixador da Bélgica em Roma e sobrinha-neta do político Charles-Ferdinand Nothomb, ela também viveu em outros países. E depois que se formou em filologia romana retorna ao Japão para trabalhar. O choque cultural dessa vez ganha outras proporções. E diante da rígida hierarquia e código de obediência da firma, Amélie se sente incompreendida e rejeitada.

Mas Amélie tirou muitas lições dessa experiência e com essas memórias escreveu o livro Stupeur et tremblements, com alto teor autobiográfico. A autora mostra os sentimentos de uma moça diante de um novo mundo. Sua obra lhe rendeu o Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa, em 1999

A atriz e diretora de origem marroquina Layla Metssitane entende que o texto pode ser resumido no respeito às diferenças e que não se deve julgar o outro apressadamente. A artista adaptou para o teatro o bestseller de Nothomb Stupeur et Tremblements (Temor e tremor).

A intérprete transforma-se em cena, com o reforço da maquiagem, em uma delicada gueixa de lábios vermelho-sangue.

O espetáculo apresenta as proibições impostas às mulheres japonesas. E explora a decadência social de uma empresa. A heroína cai.

Layla Metssitane já disse que a história lembra seu próprio caminho… Em sentido inverso. Filha de marroquinos, ela nasceu na Borgonha, em 1978, com sua irmã gêmea Nadia. Seus pais estavam se separando. Durante o verão de 1985, ela está de férias em Marrocos com a sua mãe e irmã. Lá, sua mãe foi presa por conspiração contra o rei Hassan II (rei de Marrocos de 1961 a 1999). Com o passaporte confiscado, foi presa, e depois se escondeu em uma favela em Casablanca com suas filhas. Para finalmente chegar a França via Espanha.

“Eu não seria quem eu sou se eu não tivesse feito essa viagem” disse Layla Metssitane a um jornal francês. Ganhou nacionalidade francesa em 1992. E estudou na Escola de Teatro Nacional de Chaillot. Paralelamente, cursou Direito e Gestão na Universidade de Paris-Sud XI. Decidiu, há cinco anos, dedicar-se inteiramente à sua paixão pelo palco. Junto com seu amigo, o ator Xavier Carrara, fundou a empresa Théâtre des Hommes, em 2006.

A atriz e diretora Layla Metssitane também faz leitura na sexta-feira

A atriz e diretora Layla Metssitane também faz leitura na sexta-feira


Serviço

Espetáculo Stupeur et tremblementsTemor e Tremor
Quando: 15/03 (Leitura), às 17h30; 16/03 (Espetáculo), às 19h30
Onde: Biblioteca da Aliança Francesa do Derby (Leitura); Auditório da Aliança Francesa do Derby (Espetáculo) – Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby/Recife
Informações: (81) 3202.6262