Velhice embala teatro de títeres para adultos

Sergio Mercurio apresenta 8 sessões do espetáculo Aqueles Velhos de.., último da trilogia sobre a velhice. Foto: Pablo Gonzales

Sergio Mercurio faz 8 sessões do espetáculo Aqueles Velhos de.., na Caixa Cultural. Foto: Pablo Gonzales

Aqueles Velhos de… exalta a amizade e mostra como tudo fica mais relativo com o passar do tempo. A peça de 2013 encerra uma trilogia voltada para a temática velhice, composta também por Velhos e Beatriz, ambos em 2007. Os trabalhos são de Sergio Mercurio, mais conhecido pelo nome artístico El Titiritero de Bainfield, ou seja o bonequeiro desse tradicional bairro da cidade Lomas de Zamora, na Grande Buenos Aires, onde nasceu, na Argentina. Mercurio interpreta Juárez e manipula o boneco gigante Juanito nessa montagem de títeres para adolescentes e adultos, que faz temporada na CAIXA Cultural Recife nos dias 23, 24, 25, 26, 30, 31 de agosto e 1º e 2 de setembro.

Com técnica para provocar impacto emocional na plateia, Mercurio articula uma teia para exibir o que uma pessoa que ama outra é capaz de fazer para salvá-la. Os dois antigos amigos moram numa pensão e ostentam uma relação com várias facetas, do confronto à ternura. O titeriteiro trata os assuntos sérios com humor e sensibilidade.

Quando Juanito começa perder lentamente a memória, o seu camarada Juárez busca resgatar suas lembranças e esperanças, com desenhos. Para ilustrar as memórias, Mercurio desenvolveu uma técnica de desenhar com erva mate, com quadros feitos ao vivo sobre uma mesa e projetados em uma tela. A erva-mate desperta o universo onírico de um dos personagens, para que o público enxergue o que personagem sente.

El Titiritero de Bainfield levou mais de dois anos para desenvolver a técnica de animação ao vivo. Outro trunfo de Mercúrio nas suas encenações é o desdobramento de vozes quase simultâneas, no diálogo com seus bonecos.

Esse artista multidisciplinar argentino tem mais de 20 anos de carreira e desempenho por toda a América Latina e Europa. Ele viajou de 1992 a 2004, por países como França, Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Peru, Brasil, Equador, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala e México, somando mais de 1700. O périplo pelas Américas rendeu o livro De Banfield ao México. E ainda a Trilogia da Viagem composta pelos espetáculos El Titiritero de Banfield; En Camino e De Banfield a Mexico.

As vendas Aqueles Velhos de…começaram nesta terça-feira (22/08) para as sessões de 23 a 26. No dia 29 iniciam as vendas para as sessões de 30 e 31 de agosto e 1º e 2 de setembro. A classificação indicativa é 16 anos.

Sergio Mercurio apresenta 8 sessões do espetáculo Aqueles Velhos de.., último da trilogia sobre a velhice.

Essa é a última peça de uma trilogia sobre a velhice

SERVIÇO:
Aqueles Velhos de…, por Sergio Mercurio
Onde: Caixa Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife,
Fone: (81) 3425-1915
Quando: 23, 24, 25, 26, 30, 31/08 e 1 e 2/9, às 20h
Ingressos: R$ 20,00 e R$10,00 (meia para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA e pessoas acima de 60 anos) – a partir das 10h do dia 22/08 – apresentações de 23 a 26/08, e dia 29/08 – para as apresentações dos dias 30 e 31 de agosto e 1 e 2/09
Duração: 75 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Produção executiva: Banalíssima Arte
Produção: Alexandre Sampaio

Postado com as tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *