Uma voz contra a misoginia

Christiane Tricerri faz duas apresentações gratuitas no Festival de Teatro do Agreste – FETEAG. Foto: Gal Oppido

Christiane Tricerri faz duas apresentações gratuitas no Festival de Teatro do Agreste – FETEAG. Fotos: Gal Oppido

Provocação para pensar sobre a contemporaneidade

Provocação para pensar sobre a contemporaneidade

Um grito contra a violência

Um grito contra a violência

Apesar de que tudo que já foi feito pela liberdade feminina, com a atuação de feministas e o sacrifício de militantes, parece (e espero que esteja enganada) que a história em muitos lugares está dando uma marcha ré em muitas conquistas. A violência é uma ameaça real ao direito de ir e vir das mulheres. O pensamento arcaico, conservador e sufocante ganha terreno no Brasil e em outras partes do mundo. Nesses momentos, encenar um texto que discute o lugar do feminino na sociedade, que combate o machismo com a força da palavra é muito oportuno. Contra a misoginia uma voz que não se dobra. A atriz Christiane Tricerri encena nesta quinta-feira (6), no Teatro Santa Isabel, e sexta-feira (7), no Rui Limeira Rosal, em Caruaru, o espetáculo A Merda (La Merda)com texto do italiano Christian Ceresoli. A peça integra a programação do 26º Festival de Teatro do Agreste – Feteag, que neste ano ocorre no Recife e em Caruaru.

No centro do palco, sozinha e nua sob os holofotes do teatro e munida de um microfone, a atriz desfia freneticamente a trajetória de uma mulher fora das normas dominantes. E chega para provocar. Ativar pontos adormecidos, sacolejar ideias preconcebidas, numa concepção quase musical.

A montagem A Merda (La Merda) faz uma crítica à ditadura da beleza a partir de uma personagem que faz de tudo para se tornar uma celebridade. E também rechaça a violência contra as mulheres e o machismo.

A atriz da peça Christiane Tricerri atua no Teatro do Ornitorrinco há três décadas, ao lado de Cacá Rosset. Na montagem de Sonho de Uma Noite de Verão, – que estreou em Nova York, no New York Shakespeare Festival, no Central Park, em 1991 – apareceu nua no papel do Titânia, a rainha das fadas e causou frisson entre os norte-americanos. Atualmente a nudez no palco é algo bastante comum no teatro contemporâneo, mas ainda chama atenção dos conservadores para esse detalhe. A atriz participou recentemente do filme Sangue Azul (2014) do pernambucano Lírio Ferreira.

A entrada para assistir ao espetáculo A Merda (La merda) é grátis, com retirada de senhas uma hora antes na bilheteria do teatro.

Serviço
Espetáculo A Merda (La Merda)
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio) RECIFE
Quando: Nesta quinta-feira (6), às 20h
Quanto: Gratuito
Informações: (81) 3355-3323

Onde: Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru) CARUARU
Quando: Nesta Sexta-feira (7), às 20h
Quanto: Gratuito

Postado com as tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *