Um cordel para você se apaixonar

Espetáculo Cordel do amor sem fim

Espetáculo Cordel do amor sem fim

Cordel do amor sem fim está em cartaz na sede do grupo O Poste, na Rua da Aurora. A temporada estreou ontem, com duas substituições. No lugar do ator Thomas Aquino – que está no Rio de Janeiro trabalhando em duas produções João Falcão (Gonzagão – A lenda e Ópera do Malandro, com ótimas atuações) entrou o ator, bailarino e cantor Madson de Paula. E o papel de Teresa – da atriz Eliz Galvão, que está em maternidade – é desempenhado pela cantora lírica e atriz Suelayne Ramos. “Hoje, a peça, por conta das suas vozes, está com outra pegada mais musical”, conta o diretor Samuel Santos.

Samuel Santos, diretor d'O Poste Soluções Luminosas

Samuel Santos, diretor d’O Poste Soluções Luminosas

Dá pra fazer uma avaliação dessa experiência do cordel? O que você destacaria?
O amadurecimento das relações e da poética do Grupo O Poste. Quando montei há seis anos atrás tinha uma ideia da encenação, da construção das interpretações em conjunto com os atores, mas não tinha a real dimensão dessa potência do espetáculo e como o público local e até mesmo a crítica iria reagir. O que propomos com Cordel do amor sem fim é transcender os paradigmas do popular /regional (sem negá-los) e colocá-los na perspectiva de vivenciar outras possibilidades: a da universalidade. Para isso fomos em busca de uma linguagem híbrida contemporânea do fazer teatral, influências que perpassam pela religião de matriz africana, coco, capoeira chegando ao expressionismo. Juntar tudo isso para a gente era um desafio e uma possibilidade conceitual que precisava ser praticada. O que foi fundamental para a consolidação da peça foi a continuidade. Passamos cinco anos fazendo pequenas e médias temporadas, participando dos principais festivais do País e circulando por 20 cidades banhadas pelo rio são Francisco. Fizemos em comunidades onde pessoas nunca tinham ido a um teatro ou visto uma peça teatral. Talvez não aponte apenas um destaque. Hoje mesmo continuo mais apaixonado pela peça e pelas novas conquistas dessa nova temporada.

Há quanto tempo a peça não é apresentada?
Só não apresentamos em 2014 por conta do que já foi exposto acima. Tivemos nesse mesmo ano vários convites, mas não dava realmente para fazer. Substituir atores no Cordel também não é uma coisa simples. Não era só decorar o papel e entrar em cena. Os atores teriam que passar por uma intensa preparação.

Esse foi o primeiro espetáculo de projeção do grupo. Você atribui a que fatores o sucesso da peça?
A temática abordada no texto de Claudia Barral com alta dose poética, a forma como essa temática foi posta no palco, o trabalho dos atores e o espírito de grupo, de comunhão de coletividade. Não tem o diretor Samuel Santos ou as atrizes Naná Sodré e Agrinez Melo ou ator. Tem o GRUPO O POSTE SOLUÇÕS LUMINOSAS.

SERVIÇO
Cordel do amor sem fim
Quando: De 11 de julho a 27 de setembro; sábados, às 20h e domingos, às 19h.
Onde: Espaço O Poste (Rua da Aurora, 529, loja 1, Boa Vista)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia).
Informações: 98484-8421.

 

Postado com as tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *