Teatro da Vertigem faz temporada em Caruaru

o-filho4

Espetáculo O Filho é baseado no texto Carta ao Pai, de Kafka. Foto: Ivana Moura

o-filho6

Sérgio Pardal e Paula Klein. Foto: Ivana Moura

A passagem do Teatro da Vertigem por Caruaru, Agreste de Pernambuco, faz parte do Kafka na Estrada – um projeto de viagem, que inclui a peça O Filho, baseada no texto de Carta ao Pai do escritor tcheco, uma mostra de filmes, roda de conversa com os diretores da companhia e Laboratório Cênico. As atividades começaram no dia 5 e seguem até 16 de outubro. A curta temporada de O Filho vai de 11 a 16 de outubro, com sessões de terça a sexta, às 20h, e sábado e domingo às 17h30 e 20h30, no Espaço Cultural Tancredo Neves, dentro da programação do 26º Festival de Teatro do Agreste – Feteag. O Teatro da Vertigem conta com o patrocínio da Petrobras.

A peça O Filho é baseada livremente na famosa carta de cinquenta páginas que Franz Kafka (1883-1924) compôs, entre os dias 10 e 20 de novembro de 1919, para endereçar a seu pai, o comerciante Hermann Kafka, mas que nunca lhe entregou. Trata-se de um eloquente estudo sobre a fragilidade da paternidade moderna.

Essa é a segunda montagem do grupo baseada na obra de um dos mais importantes escritores da literatura mundial, Franz Kafka (1883-1924). A primeira foi Kastelo.

Na encenação, o remetente e o destinatário da carta nunca enviada se desdobram em três gerações. E circulam numa espécie de depósito com os escombros dessas famílias, com eletrodomésticos quebrados, cadeiras e sofás velhos, entulhos, aparelhos de TVs, berços repletos de bonecas de plásticos.

Edison Simão é o pai buscado por Bruno (Sergio Pardal) para um acerto de contas. Na montagem assinada por Eliana Monteiro, esse filho é massacrado pela ausência paterna.

Os filhos têm seus filhos e a relação se repete. Bruno tenta ser uma figura presente para sua cria, Hermann (Rafael Lozano), mas está sempre fora, trabalhando ou se divertindo com mulheres. Hermann vai bater numa cracolândia, mata o pai, bebe seu sangue e consuma com o ato a hereditariedade contaminada da família em ruínas.

O Filho se arrisca a investigar algum sentido da vida, que o homem persegue em seus ciclos de crises. O texto de Alexandre Dal Farra prioriza o caráter político das relações de autoridade.  A encenação injeta potência também nas imagens, na sonoridade, na luz, na interpretação. E leva o espectador a uma experiência incômoda e que acerta nas terminações nervosas desse mundo, que caminha a passos largos – com ênfase no conservadorismo, discriminação e preconceito – para a desrazão.

O Filho. Foto: Ivana Moura

Espetáculo terá oito sessões gratuitas em Caruaru. Foto: Ivana Moura

Vertigem 

O Teatro da Vertigem foi criado em São Paulo com a proposta de explorar os princípios da Mecânica Clássica aplicados ao trabalho do ator. Seu percurso é marcado pela utilização de espaços não-convencionais. A Trilogia Bíblica traduz bem essa opção: O Paraíso Perdido (1992, apresentado na Igreja Santa Ifigênia), O Livro de Jó (1995, no Hospital Humberto Primo) e Apocalipse 1,11 (2000, antigo Presídio do Hipódromo). Seguiram-se BR-3 (2006, Rio Tietê), História de Amor (últimos capítulos) (2007, Galeria Olido), A Última Palavra é a Penúltima (2008, passagem subterrânea da Rua Xavier de Toleto), Kastelo (2010, SESC da Av. Paulista), Bom Retiro 958 metros em São Paulo (pelas ruas do bairro Bom Retiro) e Dizer o que você não pensa em línguas que você não fala (2014, coprodução com Teatro Nacional da Bélgica e Festival de Avignon, na França), dentre outros.

o-filho teatro da vertigem. foto Ivana MOura

Sergio Pardal no papel de Bruno. Foto: Ivana Moura

FICHA TÉCNICA:
Texto: Alexandre Dal Farra
Dramaturgia: Antônio Duran
Direção: Eliana Monteiro
Com Edison Simão, Mawusi Tulani, Paula Klein, Rafael de Bona e Sérgio Pardal
Cenário-instalação: Marisa Bentivegna
Desenho de Luz: Guilherme Bonfanti
Figurino: Marina Reis
Trilha Sonora: Erico Theobaldo
Vídeo e Design Gráfico: Grissel Piguillem
Assistente de Direção: Lucienne Guedes
Operação de Luz: Danielle Meirelles
Operação de Som: Lutz Gallmeister
Operação de Vídeo: Michelle Bezerra
Diretores de Cena: Isabella Neves e Daniel Roque
Produção Executiva: Andrea Pedro
Assistente de Produção: Leonardo Monteiro
Direção de Produção: Teatro da Vertigem

O Filho – Teaser from Teatro da Vertigem on Vimeo.

Serviço:
O FILHO 
Quando: 11 a 16 de outubro, terça a sexta às 20h | sábado e domingo às 17h30 e 20h30
Onde: Espaço Cultural Tancredo Neves – Praça da Criança
Quanto: Gratuito
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Patrocínio: Petrobras

Postado com as tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *