Res Publica 2023, peça censurada pela Funarte estreia no porão do Centro Cultural São Paulo

res publica 2023. Foto de Priscila Prade

Tom, Billy, Suzanne, Vincent, John e Vallentina não compartilham da euforia que tomou conta do país no Réveillon de 2023. Essa trupe divide uma república no centro de São Paulo e levanta trincheira com objetos que trazem da rua, como vaso sanitário, placa luminosa “2023”, gramofone, entre outros. Eles vivem no limite entre ficção e realidade. Fazem festas, criam números musicais, inventam gêneros, lutam e esperam milagrosamente por dias melhores para o grupo. Nas ruas, o movimento Anaconda Brazil enfileira multidões patrióticas, que comemoram um período de suposta prosperidade econômica.

O espetáculo Res Pública 2023, escrito e dirigido por Biagio Pecorelli, estreia neste 11 de outubro, no Espaço Cênico Ademar Guerra, no porão do CCSP – Centro Cultural São Paulo, onde fica em cartaz até 10 de novembro. O elenco, além do próprio diretor, é formado por Bruno Caetano, Camila Rios, Edson Van Gogh, Jonnata Doll e Leonarda Glück.

Res Pública 2023 foi recentemente censurada pela Funarte. A decisão da instituição foi baseada exclusivamente em uma sinopse, com uma explicação que dizia que “o espetáculo não reúne as qualidades artísticas para ocupar o espaço pretendido”.

Em carta aberta, o grupo A Motosserra Perfumada exaltou a “livre expressão do pensamento e do fazer teatral no Brasil”. E atestou que se tratava de um alerta a todos e todas artistas deste país, pois está aberto um precedente gravíssimo, que um dia o Brasil já conheceu muito bem, o precedente da censura, e que agora tem sido chamado de “filtro”.

O grupo denuncia uma “decisão autocrática e sem qualquer fundamento”. Em agosto de 2019, “o diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte (Ceacen), Roberto Alvim, censurou sumariamente a realização da temporada de estreia da nossa peça Res Publica 2023, em outubro, no Complexo Cultural da Funarte, em São Paulo, tomando por base – pasmem! – apenas a sinopse do texto. Ele não leu a peça. Ele nunca viu o espetáculo, que ainda nem existe. Mesmo assim, sua assessoria afirmou, no e-mail que enviou à Coordenação local da Funarte, no dia 18 de agosto, que a peça Res Publica 2023 não reúne “qualidade artística” para ocupar uma das salas do Complexo”.

Res Publica 2023. Foto: Priscila Prade

Em A República, de Platão, o filósofo grego defende a expulsão dos artistas de sua cidade ideal, pois eles – na ideia platônica – copiam a realidade ao criar ilusões que afastam os cidadãos da Verdade. O Grupo A Motosserra Perfumada ambiciona criar nervuras de conexões entre o terreno filosófico e os ataques que artistas brasileiros têm sofrido nos últimos tempos, por setores conservadores e/ou reacionários da sociedade; cujas obras, segundo essas alas, ferem os “valores morais”.

Para montar Res Publica 2023, A Motosserra Perfumada desenvolveu por dois anos uma pesquisa cênica no centro de São Paulo com a população “expatriada” (imigrantes, gays, prostitutas, michês, travestis, artistas, baixa classe teatral, adictos, etc.) que vive na República. A investigação estética faz referências a pontos estratégicos da vida noturna da região, à geografia urbana do bairro, ao passado de prática de touradas na Praça e às perseguições a esses moradores citados.

“Como a figura do poeta na cidade ideal platônica, essas populações se encontram hoje exiladas, nesse caso, exiladas dentro mesmo da cidade, resistindo aos regimes de ordenação moral e econômica do espaço urbano que sufocam e restringem, muitas vezes silenciosamente, seu usufruto da coisa pública”, instiga o grupo para reflexão de seu público.

Ficha Técnica

Res Publica 2023
Texto e Direção Artística: Biagio Pecorelli
Elenco: Biagio Pecorelli, Bruno Caetano, Camila Rios, Edson Van Gogh, Jonnata
Doll e Leonarda Glück
Diretora de Produção: Danielle Cabral
Desenho de Luz: Cesar Pivetti
Assistente de iluminação e operador de luz: Rodrigo Pivetti.
Preparação Viewpoints: Guilherme Yazbek
Assistente de Direção: Dugg Monteiro
Cenário e Figurinos: Rafael Bicudo e Coko
Design de Som/Sonoplastia/Trilha Sonora: Dugg Monteiro
Produtoras de Operações: Victória Martinez e Jessica Rodrigues
Arte de Divulgação: Bruno Caetano
Fotos de Divulgação: Priscila Prade
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Realização: A MOTOSSERRA PERFUMADA
Produção Geral: DCARTE E CONTORNO

Serviço
RES PÚBLICA 2023, d’A Motosserra Perfumada
Onde:Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra – Porão – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo
Temporada:11/10 a 10/11. Quinta a sábado, 21h. Domingos, 20h.
Ingressos:R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada).
Classificação:16 anos.
Capacidade: 100 pessoas
Duração: 100 minutos

Postado com as tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *