Renato L deixa secretaria de Cultura do Recife

Renato L e Luciana Félix entregam cargos ao prefeito. Foto: Daniela Nader/Divulgação

Agora é oficial. Renato L entregou o cargo de secretário de Cultura do Recife ao prefeito João da Costa. Os dois se reuniram na tarde desta segunda-feira, depois de Renato L ter anunciado, na última sexta, que colocaria o cargo à disposição. Hoje pela manhã, ele reuniu a sua equipe, os diretores dos equipamentos, para se despedir. Segundo informações, pediu para que ninguém deixasse a secretaria. Na sexta, conversei com Renato por telefone e ele já tinha me dito que não aconteceria nenhuma “debandada” e que, independente da decisão que fosse tomada, queria primar pela continuidade.

Luciana Félix, presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, também colocou o cargo à disposição, mas ainda não se reuniu com João da Costa. Tanto Renato quanto Luciana são ligados à corrente de Humberto Costa, Construindo um Novo Brasil (CNB), que apóia a pré-candidatura de Maurício Rands à Prefeitura do Recife.

A informação é de que o nome do novo secretário só será divulgado na segunda-feira. Nos bastidores, no entanto, já corre o boato: Simone Figueiredo, diretora do Dona Lindu, assumiria a secretaria, e André Brasileiro, que cuidou, por exemplo, do carnaval, ficaria na Fundação. André Brasileiro é também do coletivo Angu de Teatro.

Renato teve uma gestão bastante criticada pela classe teatral. No fim do ano passado, houve uma tentativa de reverter esse quadro, quando Roberto Lúcio assumiu a gerência de artes cênicas. E agora? Como podemos analisar a gestão de Renato L? Houve avanços? E, se for Simone mesmo e André, será que muda algo? Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos. Quem quiser se pronunciar, fique à vontade!

Postado com as tags: , , , , , , ,

2 pensou em “Renato L deixa secretaria de Cultura do Recife

  1. Leidson Ferraz

    Qualquer artista sensato vai dar este veredicto: decepção total desta gestão. Não basta apenas fazer um carnaval espetaculoso (e maravilhoso para o público, diga-se de passagem!), queremos ações estruturadoras durante todo o ano. Nós, do Teatro, fomos literalmente colocados à margem. Dar continuidade a um festival nacional criado em outra gestão é muito pouco. Minha insatisfação é enorme, e, confesso, não tenho mais grandes esperanças. Mas desejo sucesso aos nossos companheiros que talvez assumam as pastas culturais.

    Responder
  2. CRISTIANO LINS

    JÁ VÃO TARDE, ESPERO QUE O FUTURO PREFEITO COLOQUE PESSOAS COMPETENTES E ENVOLVIDAS COM A NOSSA CULTURA PARA ADMINISTRAR A NOSSA F.C.C.R. E O SIC DA CIDADE CHEGA DE FORASTEIROS DA CULTURA TEMOS GRANDES GESTORES ARTISTAS QUE ENTENDEM DA NOSSA CULTURA. PORQUE COLOCAR MULHER,MENINOI,AMANTE,PRIMO,CUNHADO COLOCA ARTISTA PARA ADMINISTRAR A NOSSA CULTURA PESSOAS QUE ENTENDAM QUE CULTURA PERNAMBUCANA NÃO É SÓ MUSICA,E MARACATU. ISSO PRA NÃO FALAR DO NOSSO CARNAVAL JÁ HUMILHADO E REBAIXADO POR FALTA DE ORIGINALIDADE. O FREVO, O TEATRO,A DANÇA, E TANTOS OUTRAS MANIFESTAÇÕES PERNAMBUCANAS ESTÃO DE LUTO.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *