Questão de gênero, questão de arte

Juan Guimarães e Thai Cavalcanti assinam roteiro, direção e atuação do curta Tarsila, que estamos lançando com exclusividade aqui pelo Satisfeita, Yolanda? A fotografia e a edição são de Juan, que mora há um ano e meio no Rio, e o figurino e a arte de Thai, que estava passando uma temporada na Argentina, mas deve voltar em março ao Brasil.

O primeiro trabalho em parceria dos dois foi com o espetáculo Elas, em que Thai fez o visagismo e Juan a coreografia. Desde então, sempre estão inventando coisas juntos. Atuaram, por exemplo, em Improvável, montagem de 2009 que misturava dança e teatro. “Já discutíamos muito as questões humanas no processo de Improvável. O cotidiano, a figura do homem e da mulher, de como a gente se coloca diante dessas questões: o masculino e o feminino. E Thai fez uma performance recentemente que questionava o “reflexo”. Juntamos essas questões – reflexo, sexo, identidade, gênero – e demos início à pesquisa para o curta”, explica Guimarães.

O curta foi inspirado numa transsexual pernambucana chamada Tarsila Soares da Costa – por isso o nome do filme. “Ela antes se chamava Rogério. Era meu amigo do Face e virou uma mulher. E aí passei a conversar e entrevistá-la muito sobre esse processo e tudo o que estava vivendo”, complementa.

Curta deve participar de festivais

Curta deve participar de festivais pelo país

Ficha técnica :: TARSILA ::

Roteiro, direção e atuação: Juan Guimarães e Thai Cavalcanti
Fotografia e edição: Juan Guimarães
Figurino e arte: Thai Cavalcanti
Produção e realização: Canto coletivo
Assessoria: Rabixco comunicação e produção criativa

Sinopse :: TARSILA ::
Olhar-se diante de um espelho, independente do local, é uma atitude extremamente íntima. Ali, as dimensões físicas são rebatidas em direção oposta, e o sentido do corpo pode transcender à própria matéria, ao próprio gênero. O curta-metragem “Tarsila” , protagonizado por Juan Guimarães e Thai Cavalcanti, retrata esse embate entre o corpo e o olhar, revelando a emergência do movimento seja no ritmo frenético das metrópoles ou no baile dos corpos à meia luz.

Postado com as tags: , , , , , , , ,

41 pensou em “Questão de gênero, questão de arte

  1. Carlos Maciel

    Irrepreensível como tudo que este moço faz.
    Muito tênue,difícil mesmo de se traduzir em emoções este ambíguo reflexo.
    Parabéns ao Juan e Thaiane,sucesso garantido.Quero ver o Longa!

    Responder
  2. Luicana Lima

    Nossa,

    Entrei por acaso e foi uma das melhores surpresas que tive.
    Com que imagem agora eu visto? quem sou eu? o que eu quero ser de verdade?
    Tô fora do lugar. Que belo, que forte!

    Lindos!

    Responder
  3. Bruno L. Nunes

    Pernambucanos sim senhor!! O cinema nacional agradece a PE!! Só coisa boa saindo daí!
    ARTE PURA! Muito talento e sensibilidade!

    Parabéns Juan!

    Responder
  4. Eduardo FIlho

    O que dizer desses atores?
    O que dizer sobre o poder de tocar com poesia e sacudir com tanta potência e sem nenhuma palavra?
    Olhos, corpo, formas, vida…

    O que dizer?
    ORGULHO! PARABÉNS!

    Responder
  5. Ricardo Mezonely

    …sinceramente eu gostei,,, arte é um fenômeno ligado a atividade humana nas manifestações estética, subjetiva,,, comunicativa quase sempre relacionada a percepção, das emoções e das ideias, no objetivo do estimulo as instâncias da consciência dando-lhe um significado único e diferente assim como vcs fizeram e para cada obra e para cada um que a observa não depende de uma formação intelectual, o ser na sua formação singular com suas vivências próprias é habilitado a tal envolvimento,,,, parabéns a vcs Juan Guimarães e Thai Cavalcanti,,,O tralho que vcs realizaram fez com que eu recordasse de algo que um dia eu, em meio a minha solidão, escrevi… que dizia: “ser feliz sozinho dá trabalho, porque como exercício diário é trabalhoso todos os dias acordar e ter que aprender novamente a gozar de uma felicidade solitária.” R.M sucesso aos dois ,,,parabéns novamente. 😉 :p

    Responder
  6. Marcelo Poska

    Fotografia impecavel.

    O corpo se desdobra em tantos sentidos que não cabe tentar definir o que é TARSILA.
    Olhares únicos, são os olhos de Juan Guimarães e Thai Cavalcanti.
    Me engoliram! Parabéns.

    Responder
  7. Jairo Oliveira

    Não conhecia o trabalho dos atores.
    Fiquei sabendo por uns amigos e vim conferir. No início não epserava nada e agora fui pega com tudo!

    Tô me questionando até agora. BRAVO!

    Sem ar.

    Responder
  8. Fernando Schubach

    E cessa a conversa do sagrado
    Na linguagem da ARTE e em cada partícula dela. Isso é filosofia, Pensamento humano. Nu e Cru, Vivo, Primitivo.
    Pobre porfia da busca real
    No imaterial metafísico
    Do imanente racional:
    Abstrato humano: animal!

    Fico muito feliz em ver ARTISTAS mesclando suportes, desenvolvendo e ganhando consistência em sua produção. Precisamos de mais movimentos como esse, a VIDEOARTE é tão pouco valorizada e divulgada. Precisamos de mais projetos como esse e principalmente de pessoas que estão dispostas a pensar arte, fazer arte.

    Luz e Verdade!!!
    Continuem acreditando e produzindo.
    Obra linda, linda, linda.

    Fernando

    Responder
  9. Rita von Liebig

    Delícia de interpretação dos dois!! Sem uma única palavra, o corpo transmitiu perfeitamente as emoções de ‘TARSILA’. Muito sensível. Sucesso a vcs!

    Responder
  10. André Aguiar

    No meu ponto de vista nesse curta da para perceber q geralmente nos trabalhos com esses dois , eles gostam de mostrar que sabem criar vínculos afetivos para seduzir o próximo e curtem uma safadeza. Como uma forma de atrair o público a gostar deles de um modo sexual o que pode criar reminiscências nas relações amorosas do cotidiano. O curta Tarsila contém sinopse produzida para ser assimilada de modo subjetivo, há um cuidado estético com a fotografia do trabalho para se mostrar cenas bonitas e interessantes. Para quem assistiu os outros trabalhos desses interpretes é possível se familiarizar com a assinatura corporal dos movimentos de juan e uma expressividade facial frontal intensa da thai.
    beijo para vocês e boa repercusão

    Responder
  11. Emeton Kroll

    Que trabalho magnifico! Gostei muito da fotografia, cada quadro bem definido artisticamente.
    Esse material foi enviado para o canal Brasil? Tenho certeza que “O curta na tela” pode exibir.
    Parabéns mesmo, Thai Cavalcanti e Juan Guimarães.

    Responder
  12. Wagnner Sales

    Muito bacana. Parabéns a todos! Edição, som, direção e claro aos atores bailarinos, bailarinos atores. Um filme poético e sensual. —– Very cool. Congratulations to all! Editing, sound, direction, and of course the actors / dancers, dancers / actors. A very poetic and sexy film.

    Responder
  13. tanan

    A espécie “Homo sapiens” e a espécie “Mulier sapiens” se encontram nesse filme e propõe uma receita para o inusitado: o surgimento da espécie “Androgynus sapiens”.

    Responder
  14. Alessandro Almeida

    Elogios máximos ainda seriam insuficientes para qualificar um trabalho tão sensível. Literalmente, o curta consegue atingir a proposta de nos remeter a intimidade entre corpo e alma. Exacerba emoções só experimentadas intima e particularmente. Fantástico, posso dizer.
    Mais um passo para a maturidade artística destes dois excepcionais talentos. Não vejo a hora do próximo trabalho…
    Parabéns!!!

    Responder
  15. Laura avelim

    Sinceramente me incomodou inicialmente a falta da fala e de como era tudo muito aberto. com muitas possibilidades.
    No fim do curta me dei conta de como a palavra se fês desnecessária diante de um trabalho tão magnifico de interpretação.

    Os atores convencem sem dizer nada… nada que saia da boca. TUDO com os olhos, os musculos, o pulsar…
    Forte, entregue!! Parabéns!!

    Responder
  16. Helena Fragoso

    Thaiane voce é muito linda,mais que homem é esse gente? Você é um escândalo Juan,não conhecia o trabalho e só entrei por achar linda a imagem do Face de um amigo. Paixonei kkkk não pensei que a esta hora da noite fosse presenteada com tanta arte e entrega;è muito visceral a atuação de vcs .Parabéns e muito sucesso!

    Responder
  17. samuel

    Não é que me pego amarrado no aconchego de Tarsila ? O que é o filme? Um jogo de imagens, sensações e percepções visuais que emanam da tela e aguçam nossos sentidos. Poético, sensual ele brinca com o abrir e o fechar da lente. Nunca sabemos de fato o que sairá do registro fotógrafo.. O que a câmera de fato IRÁ CAPTURAR? Em Tarsila a beleza que se compõe nas formas e de uma poesia visual que abriga seu tempo espaço criativo como fosse folha e lápis e com um poema escrito.. só que na tela.. Parabéns lindos!

    Responder
  18. Douglas Duan

    É difícil externar através de palavras algo que nos toca tão intimamente. Quadro a quadro o silêncio intriga. E ao ouvir uma trilha tão terna ao ruido da chuva, nos incita a descoberta de onde findará esse leque de possibilidades. Vidrado, foi o que fiquei nessa aguçada fotografia. Inquietante contraste de formas, gestos, tempos, corpos, tão quanto poéticos. Envolvimento que se dá tão intimamente entre vocês, Juan e Thai, e que transcende a telinha e nos envolve juntos.
    Parabéns, seus lindos.

    Responder
  19. João Rocha

    É espantoso como a pluralidade dos seres se mostra nesse curta.
    O corpo e as possibilidades humanas se desdobram na nossa frente.
    Diante dos nossos olhos ao ver tarsila.

    Que o talento existente no Juan e na menina Thai seja ovacionado sempre.
    Sem ele… sem arte!

    Responder
  20. Yolanda Armas

    Linda performance,muito refinamento e sutileza ,beleza e sensualidade para retratar em gestos uma questão tão íntima do ser humano.
    Agora prá falar a verdade este homem é de enlouquecer. Gatcheinho,Casa comida muto amor e Centros mil por mês pra sair com a namorada.kkkkkkk
    Só uma brincadeira para exaltar a beleza exterior,quase um Dorian. Parabéns Juan,voce tem mais uma fã e seguidora; parabéns a Taiane que também é uma linda mulher e muito talentosa.Sucesso!
    Parabéns ao Blog da minha xará e a Tarsila.

    Responder
  21. HUGO ACIOLLY

    Os parabéns é nosso de poder partilhar de uma obra como Tarsila.
    Muito sucesso a todos os envolvidos ,em especial a este artista fantástico Juan Guimarães.
    Os Deuses do Teatro abençoe sua carreira com muito SUCESSO!

    Responder
  22. Wallace Lopez

    TARSILA É UM HIATO DE POSSIBILIDADES:
    Desta forma, os hábitos e costumes mais comuns e rotineiros registram a impressão coletiva e manifestam princípios e valores socialmente elaborados, entre os quais a questão do gênero. Por exemplo, a socialização dos papéis feminino e masculino se verifica a partir das posturas impostas ao corpo. Se tomarmos expressões escutadas corriqueiramente, tais como: “homem não chora” ou “homem tem que ser macho”, estamos assinalando as modalidades mais cotidianas de designar formas de ser masculino, nas quais o controle dos sentimentos e de sua expressão corporal é francamente convencionado. A questão antropológica está voltada para a compreensão sobre como cada sociedade define por masculino e feminino.
    Parabenizo os atores pela provocação.
    Prof. Wallace Lopez (PPRER/CEFET-RJ e FILOSOFIA/UERJ).

    Responder
  23. Cláudia Nogueira

    O meu olhar amador de arteira enxerga tudo com perfeição.
    …essa coisa de como eu me enxergo e o que o meu espelho reflete sempre foi motivo de questionamentos.
    Ainda existe o olhar dos outros!
    Acredito que muitos questionamentos serão respondidos e dúvidas dissipadas através do curta-metragem. Um trabalho enriquecedor em todos os setores de nossas vidas.
    Quem tiver sensibilidade perceberá. Pois se trata de um trabalho artísticos desenvolvido por pessoas extremamente sensíveis.

    Responder
  24. Filipe Oliveira

    Uma investigação visual com momentos muito fortes, retratando a busca de uma identidade numa persona tão fragmentada como a metrópole ao seu redor. E no seio da impiedosa noite esse ser se joga, teimando em buscar algo que sabe que não está lá. É o ‘cara ou coroa’ na pele, na prática, no reflexo da câmera. O ser que tem um terremoto dentro de si tem seu estado natural no próprio movimento.

    Responder
  25. Samyr Cavalcante

    Não poderia deixar de registrar minha satisfação em assitir o curta Tarsila!

    Simplesmente tal película, nos fascina, com tamanho poder, que nada ao nosso redor nos chama a atenção, ou melhor, tira-nos a atenção. Juan e Thai estão cada dia mais maduros, sobretudo, Juan onde me sinto mais a vontade para falar, pois o conheço há anos, ainda em Recife, inquieto, irreverente, e sem sombra de dúvidas, um cara além do seu tempo, mais futurista e quebrador de paradigmas numa cidade já badalada por outros, provinciana por tantos demais – como é conhecida neste meio a nossa Veneza Brasileira. Tarsila, mostra-nos um Juan cada vez mais centrado, onde trabalha o seu corpo de forma tal que nos inquieta, nos deixa eufórico, e curioso com qual será o seu próximo passo, com o que ele faz e/ou gira em torno de seu próprio eixo. O filme nos mostra conflitos, dialetos, dicotomias que em algum momento todos já passamos, creio eu. Thai, se joga na personagem de forma tal, que nos invade de forma igual também! Espetacular! E a cena do Juan, caindo, se desequilibrando em frente a moto, puts, show de bola!! Parabéns aos dois e toda equipe. Juan mostra que um rosto bonito como ele tem, por si só, não vai longe, mas aliado a rompimento de paradigmas e mostrando novas visões sensoriais, isso sim, faz a diferença e vocês fazem! Sucesso. Abraços. Samyr Cavalcante. Consultor Jurídico em Recife/PE.

    Responder
  26. LAURA BONNEZI

    Ufa!!! Como agente diz aqui em Minas :Isso é homi prá mai de metro sô kkkkk
    Que surpresa,normalmente não assisto aos videos que me mandam,mais a imagem desse dois me chamaram atenção, e não é que eu amei.
    Amo Teatro,cinema mais sempre tive um pé atrás com curta ,nunca entendo nada,mais este me fez sentir,interagir,mexeu com meus conceitos filosóficos com minhas próprias relações interpessoais.
    A delicadeza da atriz,a sensualidade,os pimentões vermelhos…Show aplausos ovacionados,vcs merecem .

    Responder
  27. Dani Torres

    RECOMENDADÍSSIMO por mim e por todos que curtem artes em geral! Show de fotografia, trilha sonora, atuações…. MELHOR ARTE que ví nesse 2013 até então SEM DÚVIDA! CONFIRAM e COMPARTILHEM o que é bom sempre! Com os lindos e talentosos: Juan Guimarães e Thai Cavalcanti! Meus parabêns aos dois. E muito obrigada também! 😀 (Já tô toda orgulhosa aqui, gente 😀 )

    Responder
  28. daniel miranda

    ta o maximo
    o q mais me chamou atenção, foi a fotografia
    ta perfeita
    a sombra do começo
    a mistura de cores da cena do pimentão
    enquadramentos lindos
    varios
    estao de parabéns
    estao lindos, vcs dois

    Responder
  29. Paulo Higor

    Amei! Tanto a direção, atuação, a fotografia, o assunto abordado foi exposto de uma forma criativa, direta, faz-se entender. Muito bom!!!!
    Eu gostei muito das sutilezas do vídeo.
    Eu sou virginiano, então, observo muito os detalhes.
    E vi coisas que me surpreenderam pelo cuidado que tiveram em pensar e editar daquele jeitinho
    amei!!

    Responder
  30. teodoro neto

    gostei muuuiiittooo!! som, fotografia, luz!! a performance de vcs tb!! super delicado! o conflito de identidade ficou massa naquela cena do guarda-roupa!! medo de sair pra jogar o lixo…! sonho!! surto! desorientação na rua…!! …e o prato do jantar?! kkkkkkkkkkk!! ótimo! …e o boy?! deliciaaaa!! …e a racha?! lindíssimaaaaaaa!!! parabéns, thai!

    Responder
  31. Regina

    Parabéns Thai e Juan!Parabéns a TARSILA , a toda produção,a Rabixco e ao site Iolanda pelo apoio.
    Lindo trabalho,máxima expressão de dedicação,sensibilidade e muito talento.
    DEUS os abençoe!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *