Que tal uma visitinha a São José do Rio Preto?

O Festival de São José do Rio Preto, em São Paulo, está encerrando a montagem da sua grade de programação. Os espetáculos adultos nacionais, os locais e os infantis, que vão se apresentar entre os dias 6 e 16 e julho, já foram divulgados. Agora só faltam os espetáculos de rua e os internacionais. A curadoria da mostra é formada por nomes como Marici Salomão (Coordenador do Curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro e do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British) e José Fernando Peixoto dramaturgo e diretor da Cia. Teatro de Narradores e pesquisador do Departamento de Filosofia da USP).

Entre as montagens nacionais, já vimos por aqui, por exemplo, o espetáculo Savana glacial, da Cia. Físico de Teatro, do Rio de Janeiro, um texto de Jô Bilac. Mas ainda tem Hospital da gente, do grupo Clariô de Teatro (SP); Manter em Local Seco e Arejado, da [pH2] Estado de Teatro (SP); Banal, da Diga Sim Produções (RJ); Oxigênio, da Cia. Brasileira de Teatro (PR); Meire Love, do Grupo Bagaceira de Teatro (CE); Triptico, do Club Noir (SP); A Dócil, do Grupo Folias (SP); e Navalha na carne, da Bateia Cultura Produção Artística (RJ).

Foto: Val Lima/ Montagem carioca participará do FIT

Na seleção dos infantis, tem, por exemplo, a Cia. de Teatro Artesanal, do Rio de Janeiro, com O homem que amava as caixas; e A revolução dos bichos, da Cia. Fractal de Teatro (SP).

Navegando por aqui vi que o FIT (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto) já está na sua 11ª edição, mas, até fevereiro, das 385 inscrições de grupos de 14 estados brasileiros para participar do festival, apenas uma tinha sido de Pernambuco. O Estado de São Paulo teve o maior número de inscrições – 198 – seguido por Rio de Janeiro (51) e Paraná (20). Também se inscreveram 47 montagens internacionais, da Espanha, França, Portugal, Itália, Argentina, México, Peru, Venezuela, Equador e Bélgica.

Vamos ficar ligadas por aqui..assim que sair a grade completa, postamos! E aí?! Alguém pretende visitar São José do Rio Preto no mês de julho?!

Postado com as tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

1 pensou em “Que tal uma visitinha a São José do Rio Preto?

  1. samuel santos

    Vamos à verdade sobre o festival de São Jose de Rio Preto: escrevi-me uns dois anos no referido festival. Uma vez com HISTORINHAS DE DENTRO E A OUTRA COM Cordel do Amor sem Fim. Notei que nesses dois anos que escrevi e não fui selecionado me deu certo abatimento… Resolvi pesquisar sobre o festival e vejo que: quase nenhum grupo do nordeste era selecionado, e no ano que me a enviei nenhum grupo do nordeste tinha sido selecionado.
    Bem, enviei uma carta para o festival e indaguei: hora se um festival que tem como objetivo ser nacional e internacional por que só os espetáculos era do sul sudeste? Não obtive resposta de ninguém. Fiquei sabendo por uma fonte daqui que o curador, ou algo parecido não acreditava muito no teatro feito por essas bandas daqui. Aconselho a quem quiser fazer uma pesquisa e ver as programações anteriores. Assusto-me e ao mesmo fico feliz em ver um grupo do nordeste na programação desse ano. Acredito que se vocês do blog ou quem quiser façam uma pesquisa e vejam que escrevo e falso ou leviano? Vão constatar. Então o que adianta mandar um projeto que engloba uma demanda do teu tempo e dinheiro pra ver que há uma falta de respeito com a região nordeste, com o artista, com arte. Não quero fazer apologia ou campanha de: “imagina o nordeste ser divido e o nordeste se tornar independente”, mas é preciso colocar essas questões até pare eles e para nós analisarmos as conclusões. Merda. .

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *