Paixão avassaladora e mal-entendido cômico

Sessão deste sábado de A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe está marcada para às 17h30

Sessão deste sábado de A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe está marcada para às 17h30

Satisfeita, Yolanda? no Palco Giratório

Choveu tanto no Recife (e RMR) ontem que a cidade virou um caos. Ruas inundadas, engarrafamentos, suspensão de alguns serviços. O Festival Palco Giratório cancelou a sessão de sexta do espetáculo A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe. A apresentação será neste sábado, no mesmo local, na Praça do Campo Santo (ao lado do SESC e em frente ao Cemitério de Santo Amaro), mas o horário mudou para as 17h30. A Cena Bacante, programação agendada para as sextas-feiras de maio, também foi adiada para hoje, a partir das 23h, no Centro de Articulação dos Sabores Artísticos (C.A.S.A), que fica na Av. Visconde de Abaetê, 166, na Tamarineira.

A comédia farsesca A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe, do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira (ES) participa do Palco dentro do projeto Diálogos Capixabas. Píramo e Tisbe é uma lenda sobre uma paixão avassaladora entre dois jovens vizinhos (estão separados por uma parede, mas eles trocam juras de amor por uma fresta, que só eles viram), mas que os pais proíbem o relacionamento. Um dia eles resolvem fugir para vivenciar esse amor, mas ocorre uma tragédia movida por pistas falsas.

Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira participa do Palco dentro do projeto Diálogos Capixabas

Conta a lenda que eles combinaram de se encontrar no no túmulo de Nino, ao pé de uma amoreira branca. Tisbe chegou primeiro e teve que se esconder de uma leoa, que acabara de trucidar algum animal. Mas deixou cair a capa. Quando Píramo aparece encontra o véu da amada rasgado e ensanguentado e decide tirar a vida com sua própria espada. Ao voltar ao local, Tisbe encontra seu amado morto e resolve ter o mesmo fim. O sangue dos dois, derramado aos pés da amoreira, comoveu os deuses, que pintou as amoras de vermelho.

Essa história influenciou Shakespeare na elaboração de Romeu e Julieta. Na montagem do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, uma trupe de teatro deve apresentar ao rei e à rainha uma peça que junte amor e comédia. O bando apresenta esse fragmento do Sonho de uma Noite de Verão, uma paródia do bardo ao Romeu e Julieta.

Fotos: Keily Dias/Divulgação

Fotos: Keily Dias/ Divulgação

Serviço:

A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe, do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira (ES)
Quando: hoje(18), às 17h30
Onde: Praça do Campo Santo (ao lado do Sesc e em frente ao Cemitério de Santo Amaro)
Quanto: Grátis

Ficha técnica:

Atriz/contrarregra: Aline Saraiva
Ator/diretor: Carlos Ola
Ator/músico: Dyonathas Silveira
Atrizes: Danielle Lino, Eliane Correia e Neuza de Souza
Atores: Edmar da Silva e João Batista Ferreira de Moraes
Músico: Jovani Anacleto

Postado com as tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *