Memórias das Malvinas. Crítica: Campo Minado

Campo Minado. Foto: Guto Muniz / Divulgação

Campo Minado. Foto: Guto Muniz / Divulgação

Esses velhos inimigos eram jovens, muitos não tinham vocação militar. Alguns nem sequer uma ideia precisa do que estavam fazendo naquele conflito armado. Mas foram insuflados ou obrigados por questões nacionalistas dos governantes da ocasião. O espetáculo Campo Minado, da escritora, atriz, performer e encenadora argentina Lola Arias, leva ao palco veteranos das duas frentes da Guerra das Malvinas, 35 anos depois. A peça foi exibida na programação da 5ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro .

O teatro documental da criadora argentina já rendeu Chácara Paraíso – em codireção com o suíço Stefan Kaegi, ligado ao grupo Rimini Protokoll – sobre a polícia brasileira; El Año en que Nací, em que 11 jovens, filhos de vencedores e vencidos do golpe de Pinochet no Chile recuperaram a vida de seus pais através de documentos e histórias; Melancolía y Manifestaciones – que atravessa o percurso de Lola e de sua família, com a ditadura militar na Argentina em 1976 e Os Suicidas, a partir de um episódio com adolescentes, no norte da Argentina. Por essa rota dá para perceber que a diretora está interessada em cavoucar os fiapos de gente que ficam desses traumas.

Em Campo Minado, peça representada em inglês e espanhol, com legendas em ambas as línguas (e em português), veteranos e sobreviventes do conflito expõem um pouco de suas vidas. Vale salientar, o que eles se interessam em expor ou conseguem dividir com o público do teatro. O espetáculo confronta visões distintas do conflito. E isso inclui a parcela da vivência real, com a produção ficcional sobre si mesmo, o que produz outra experiência real.

Heranças sentimentais.

Os ensaios para Campo Minado duraram mais tempo do que a Guerra das Malvinas, diz em palco um dos ex-combatentes. Foram 74 dias de batalha e mais de três meses de processo de criação e performance,que geraram uma dramaturgia de autoria compartilhada. 

O mosaico do conflito é traçado a partir de visões antagônicas, dos diários produzidos pelos veteranos ingleses e argentinos, além dos documentos de época e arquivos afetivos dos participantes da montagem e discursos de líderes políticos. 

O então fuzileiro britânico Lou Armour teve sua foto estampada na capa de vários jornais, na ocasião que virou prisioneiro dos argentinos, em 2 de abril de 1982. Para ele uma humilhação difícil de digerir. Armour protagoniza uma das mais cenas mais comoventes da montagem.  Quando ele relembra da morte de um oficial argentino, que confessa em inglês que não sabia porque estava lutando. Atualmente Armour dá aulas para crianças com dificuldades cognitivas.

Ter resistido ao afundamento do navio General Belgrano talvez seja motivo de orgulho do argentino Rubén Otero. Talvez. Ele agora toca numa banda de covers dos Beatles. David Jackson exercita sua escuta no seu consultório de psicologia; na guerra ele ouvia e transcrevia códigos de rádio.

Atualmente advogado de direito penal, Gabriel Sagastume nunca quis disparar qualquer arma. Sukrim Rai Sukrim Rai foi um ‘ghurka’ que manuseava a faca com habilidade, agora trabalha como segurança. Apontador de morteiro durante os dias das Malvinas, Marcelo Vallejo é agora campeão de triatlo.

Un poquito de historia

Lola Arias tinha cinco anos na época da guerra. Ao longo de sua formação percebeu as marcas das feridas deixadas pelo conflito no corpo dos argentinos. A disputa das Malvinas (Falklands, na denominação inglesa), ocorreu em 1982, numa contenda armada entre Reino Unido e a Argentina. O território da peleja é um conjunto de arquipélagos austrais do Atlântico sul, junto à Patagônia, ocupado pelos britânicos desde meados do século 19, e que os argentinos consideravam uma ocupação ilegal.

A Plaza de Mayo, em Buenos Aires, foi palco de um célebre protesto contra a ditadura militar em 30 de Março de 1982. Para desviar o foco, o general e ditador argentino Leopoldo Fortunato Galtieri Castelli (1926 — 2003) armou uma ofensiva para tomar de volta as Malvinas, e em 2 de abril, três dias depois das manifestações contra a ditadura, Galtieri é ovacionado na mesma praça. Pareceu uma jogada de mestre para fazer sobreviver uma ditadura à beira do colapso.

Nem sempre os ditadores acertam nos cálculos. E Galtieri cometeu muitos erros, inclusive de minorar a força de sua adversária, por ser mulher. Margaret Hilda Thatcher, (1925 — 2013), Primeira-Ministra do Reino Unido de 1979 a 1990, respondeu com uma força-tarefa naval para retomar as ilhas, o que resultou na derrota argentina após 74 dias de combate. O conflito contabilizou 649 mortos do lado argentino, 258 do lado britânico e 3 civis que habitavam as ilhas.

O número de suicídios motivados por stress pós-traumático e depressão profunda de ex-combatentes na Argentina já passa dos 500, de acordo com a Federação de Veteranos de Guerra. Do lado inglês, esse cálculo supera os 260, mais do que as baixas britânicas no conflito, segundo segundo a SAMA82 (South Atlantic Medal Association 82).

Elenco utiliza máscaras de

Elenco utiliza máscaras de Galtieri e Thatcher. Foto: Guto Muniz / Divulgação

As Malvinas entram em pano de fundo para tratar desses seis homens veteranos, ingleses e argentinos, arrebentados / triturados pela experiência da guerra, que transitam no limite da humanidade. O cenário de um estúdio de cinema permite esse mergulho no tempo para reconstruir memórias 35 anos depois do final da disputa. Cada um tem seu momento de fala, até de confrontação de raciocínio. Os dois políticos – Galtieri e Thatcher – aparecem caricaturados por máscaras de borracha e discursos inflamados.

 A ordenação do espetáculo segue uma sequência direta de quadros, que inclui apresentação dos participantes, treinamento e admissão como soldados, diário de guerra, memória/ perspectiva, diferencial de cada um. Em cenas conectadas por músicas tocadas e cantadas ao vivo pelo elenco.

“Até que ponto se é um ser humano, até que ponto se pode matar e morrer por uma ideia”, ecoa no teatro o questionamento da encenadora.

Campo minado nasceu da vídeo-instalação Veteranos, encomendada a Lola Arias para integrar a mostra mundial After the War, pela passagem do centenário da I Guerra Mundial. A criadora juntou uma série de relatos de ex-combatentes argentinos na Guerra das Malvinas. Depois ela convocou os ingleses, para confrontar no palco os antigos rivais.

Em uma das falas, um dos ex-combatentes confessa: “Quando voltei, a guerra tornou-se uma obsessão; a minha mulher chama-me ‘monotema’”. Talvez essa introjeção de personagem de si mesmo justifique performances tão apuradas dessas figuras, selecionadas pela diretora entre 60 veteranos dos dois lados do conflito. Ficaram três argentinos, dois ingleses, um nepalês, do contingente dos gurcas, intimidantes soldados que lutaram ao lado dos britânicos.

Elenco toca ao vivo na peça Campo Minado. Foto Guto Muniz / Divulgação

Elenco toca ao vivo na peça Campo Minado. Foto Guto Muniz / Divulgação

A polifonia deve ter sido mais explosiva durante o processo de construção da peça, até chegar ao formato de gestos, pausas, falas curtas ou entrecortadas digamos mais domesticadas, mais no limite do civilizado. As tensões são traduzidas numa narrativa fragmentada, de perspectiva diversa. Mas para conviveram entre si nessa passagem artística parece-me que cada um deles precisou abdicar da porção mais furiosa, dos sentimentos mais violentos contra os antigos inimigos. Esse limite humano – do que é preciso abster-se para aceitar minimamente o outro – chega conciliatório (até certo ponto) também nos discursos antibélicos. Mas aqueles indivíduos, que passaram pela prática da guerra, da ronda da morte e das dobras de sentido da existência, sabem muito mais do que é preciso abrir mão para sobreviver do que nós, sentados confortavelmente nas poltronas do teatro. 

Por trás de bandeiras de países estavam homens, atingidos em sua juventude por uma batalha menor, e que redirecionaram suas vidas na idade adulta, com essa carga de experiência de matar e ver o companheiro morrer, de sobreviver ao cruzamento de balas, sem talento específico para isso.

Eles se livraram do alvejamento, sobreviveram. Cada qual carrega sua bagagem. Antigos inimigos, toparam construir ou confrontar um relato sobre a mesma luta. E mesmo com toda dificuldade gerada por posições antagônicas, acolheram escutar o outro. Reconhecer o humano no outro.

Pelo que se vê no palco não há convencimentos de parte à parte sobre quem tem razão. Lola Arias aposta no teatro como o lugar do encontro, da experiência. Também da discórdia e do dissenso. Mas com possibilidade de ressignificar o passado e ao atravessar o presente ampliar as perspectivas de futuro. 

O que os aproxima, para além da política, do poder que pende mais para um lado do que para o outro, é que todos eles são homens despedaçados pela guerra. A chance de matar e o perigo de morrer, o ódio sem nexo plantado pelos governantes na manipulação dos destinos, não fizeram deles heróis. Talvez pelo contrário. Eles carregam a culpa do disparo, do choro pelo inimigo e até por ter sobrevivido. Mas a vida segue. Tem que seguir. 

Postado com as tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *