Memória da teatro infantil no Recife

 

Pesquisador e jornalista Leidson lança livro sobre produção para crianças em Pernambuco. Foto: Roberto MoreiraDias

Pesquisador Leidson Ferraz lança livro sobre produção para crianças na cidade. Foto: Roberto Moreira Dias

O jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz vem cavoucando a memória das artes cênicas pernambucana há mais de uma década. Nesta segunda-feira, (dia 29 de agosto de 2016), às 19h30, no Teatro Marco Camarotti, lança o livro Teatro Para Crianças no Recife – 60 Anos de História no Século XX (Volume 01). Nele, o estudioso faz um mapeamento histórico, abarrotado de fotos raras de peças, programas de espetáculos, personalidades ligadas ao universo cênico e anúncios publicitários.

A publicação também inclui trechos de críticas e artigos jornalísticos das produções para o público infantil no Recife. O registro aponta que a primeira montagem feita por e para crianças ocorreu em 1939, pelo Grêmio Cênico Espinheirense, que estreou em 5 de março daquele ano a temporada de Branca de Neve e os 7 Anões, no Teatro de Santa Isabel. O projeto foi idealizado pelo teatrólogo Valdemar de Oliveira.

A produção infanto-juvenil dos anos 1940, 1950, 1960 até final dos anos 1970, é visitada como um painel deste segmento tanto na produção amadora quanto profissional. O autor destaca os repertórios, festivais, artistas, técnicos e projetos dirigidos à infância e juventude no Recife. Mas não faltam as polêmicas.

Branca de Neve e os Sete Anões. Foto: Acervo projeto memorias da cena pernambucana

Branca de Neve e os Sete Anões. Foto: Acervo projeto Memórias da Cena Pernambucana

A edição tem 216 páginas e conta com design bem colorido de Claudio Lira e orelha assinada pelo dramaturgo e diretor Luiz Felipe Botelho. Foi numa montagem de Botelho, Memórias da Emília, de 1995, adaptada da obra de Monteiro Lobato, que Leidson ingressou no palco como ator profissional.

A impressão do livro é da Gráfica Santa Marta e a obra recebe o incentivo do Funcultura e a parceria cultural do SESC Pernambuco. A publicação custa R$ 25 e foi lançada originalmente em DVD em 2013. Parte dos exemplares já foi doado a bibliotecas como da UFPE, SESCs, Central do Estado e Arquivo Público Estadual, além de instituições de pesquisa e sedes de companhias teatrais.

O Volume 02 já está preparado, mas ainda falta incentivo para poder ser publicado.

Leidson Ferraz é organizador da coleção Memórias da Cena Pernambucana, em quatro volumes, e do livro Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010), além da pesquisa Um Teatro Quase Esquecido – Painel das Décadas de 1930 e 1940 no Recife. Atualmente prepara o projeto de salvaguarda de programas teatrais, Teatro Tem Programa!, com mais de 750 deles já catalogados.

SERVIÇO
Lançamento do livro Teatro Para Crianças no Recife – 60 Anos de História no Século XX (Volume 01)
Quando: Nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, às 19h30, dentro da VI Mostra Marco Camarotti de Teatro Para a Infância e Juventude
Onde: Teatro Marco Camarotti (Rua 13 de Maio, 455, Santo Amaro. Fone: 3216 1728),
Quanto: R$ 25, o exemplar

Postado com as tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *