Matéi Visnic é sugado para o Zoom

Pandas, ou era uma vez em Frankfurt, com Mauro Schames e Nicole Cordery com direção de Bruno Kott. Fotos: Divulgação

Trabalho artístico gestado na quarentena.

Pandas, ou era uma vez em Frankfurt é uma experiência artística online, ao vivo, inspirada no texto teatral História do Urso Panda (contada por um saxofonista que tem uma namorada em Frankfurt), do dramaturgo romeno Matéi Visnic. O projeto foi concebido durante a quarentena da Covid-19 com os artistas envolvidos isolados em suas casas. Foi articulado para o Edital do Itaú Cultural; que não foi selecionado. Mas o trabalho já estava aceso. A atriz Nicole Cordery e o ator Mauro Schames seguiram com Pandas e junto com o diretor Bruno Kott trabalharam pelo aplicativo Zoom. O programa fica em temporada de 15 de maio a 6 de junho.

Na dramaturgia do romeno radicado em Paris, Ele pede a Ela nove noites. O pacto se realiza, e um mundo à parte é criado, envolto em enigmas. A leitura da equipe é da relação de um homem com a morte, potencializada nestes tempos de incertezas, de medo e insegurança.
Nessa versão, o texto de Viniec dura 40 minutos e Kott carrega a cena com um trecho do filme O bandido da luz vermelha, de Rogerio Sganzerla, de 1968, em que indica que terceiro mundo vai explodir!

A direção segue as indicações de humor, que considerada um caminho afetuoso para reflexão de temas existenciais. “Optamos por imagens nonsense, que quebrassem o código do realismo, que servissem como gatilho para um entendimento menos racional, e mesmo com atores atuando num fundo infinito para a câmera do notebook, não trouxessem uma atmosfera cinematográfica, mas sim, teatral”, adianta o diretor. “O que me guiou para essa narrativa tanto dramatúrgica quanto estética, foi a teoria do multiverso, que explora realidades paralelas como uma opção de existência”, entrega Bruno Kott, que lembra que o online já é uma realidade paralela.

Tudo se torna muito intenso nesses tempos de confinamento. E estranhos. Ensaios exaustivos diários, repetições estudo de texto, pesquisa de linguagem, crises dos atores, receios de se adequar a tantas mudanças. Distâncias são subvertidas. Nicole falou com o autor Matéi Visniec, por e-mail, que respondeu prontamente, autorizando seu texto para a experiência. Por outro lado, a atriz não conhece pessoalmente o encenador Bruno Kott.

“Como manter a teatralidade inerente ao texto estando a um palmo de uma câmera?”, questiona Nicole, expondo suas tormentas durante processo. A equipe de criação prefere não chamar o trabalho de teatro.

A experiência acontece no esquema Pague Quanto Puder e toda a renda será revertida para o Fundo Marlene Colé. Os microfones do público vão ficar ligados durante a apresentação – assim será possível acompanhar a reação da plateia. Merde!

Ficha técnica:
Texto: Matéi Visniec
Direção e dramaturgismo: Bruno Kott
Elenco: Mauro Schames e Nicole Cordery

Serviço:
Temporada: De 15 de maio a 6 de junho de 2020, Sextas e sábados às 20h
Onde: Na Plataforma Zoom
Ingressos: Pague Quanto Puder (a renda será destinada ao Fundo Marlene Colé)
Via Sympla
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Postado com as tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *