Mais uma edição do Todos verão teatro

Espetáculo Chico Cobra e Lazarino. Foto: Jô Albuquerque

Espetáculo Chico Cobra e Lazarino. Foto: Jô Albuquerque / Divulgação

Para fazer teatro em Pernambucano é preciso muita criatividade, jogo de corpo e sangue frio para lidar com a realidade adversa. Os realizadores da 17ª edição do Todos Verão Teatro tiveram que fazer alguns malabarismos para garantir a versão deste ano. Prevista para ocorrer em março, no Teatro Barreto Júnior o festival foi suspenso porque aquele teatro no Pina (fechado desde 2014) ainda está com problemas no sistema de ar-condicionado. Organizado pela Federação de Teatro de Pernambuco (Feteape), o evento começa nesta sexta-feira (8) e terá como palcos os Teatro Apolo e Arraial. E este ano, pela primeira vez, imprime um caráter competitivo à mostra. Treze espetáculos, entre eles 11 de Pernambuco e os outros dois da Paraíba e do Ceará fazem parte da programação. A peça caruaruense Chico Cobra e Lazarino abre a maratona, às 20h, no  Apolo.

Em Chico Cobra e Lazarino, o farmacêutico, Francisco Carneiro é um homem sensível, apaixonado por pastoril e pela literatura de cordel. Mas ao ser rejeitado, resolve se vingar de toda cidade de Coité. Ao ingerir um chá alucinógeno da casca de jurema, passa a se autointitular “Chico Cobra o perverso”. Sua revanche é ameaçada quando ele esbarra com Lazarino, o vendedor de bodes e rezador. Os planos dos dois ganham outras direções.

Dama da Noite, com ... Foto Divulgação

Dama da Noite, com Marcelo Francisco. Foto Divulgação

Além da encenação caruaruense, o programa conta com a encenação Anarquia Mística, do Grupo Experieus (PB), baseada nos poemas do paraibano Raniel Quintans; Haru, a Primavera do Aprendiz, do ilusionista Rapha Santacruz e Dama da Noite, da Cia. de Teatro Popular de Garanhuns, inspirado no conto A Dama da Noite do livro Os Dragões não Conhecem o Paraíso, de Caio Fernando Abreu.

José Brito e .... em Matueus e Catirina. Foto: Emanuel David dLucard

José Brito e Ivan Leite em Matueus e Catirina. Foto: Emanuel David D’Lúcard

Na comédia 25 anos de Munganga, o casal Mateus e Catirina é interpretado pelos atores Ivan Leite e José Brito. Os conflitos do casal passam por coisinhas miúdas do cotidiano como toalha molhada, escova de dente, sogra, peças íntimas, roupas espalhadas pela casa, entre outras situações. O texto é assinado pelos atores e a direção é de Alberto Braynner.

As montagens irão disputar prêmios nas categorias adultas e infantis: Melhor espetáculo; melhor direção; melhor ator; melhor atriz; melhor ator coadjuvante; melhor atriz coadjuvante; ator revelação; atriz revelação; melhor cenário; melhor figurino; melhor sonoplastia; melhor iluminação e melhor maquiagem. O troféu Socorro Raposo, leva o nome da primeira atriz a interpretar a Compadecida, de Ariano Suassuna.

O Todos Verão Teatro Primeiro é o primeiro projeto de popularização dessa arte em Pernambuco e nesta temporada inicia as comemorações dos 40 anos da FETEAPE – Federação de Teatro de Pernambuco. Participaram da organização desse Movimento Teatral de Pernambuco alguns nomes que já viraram história como Waldemar de Oliveira, Diná de Oliveira, João Ferreira, Argemiro Pascoal, Zara Santiago, José Francisco Filho, Marcus Siqueira, Valdir Coutinho entre outros

Já foram presidentes da Feteape José Francisco Filho, Marcus Siqueira, Celso Muniz, Conceição Acioli, Paulo de Castro, Zélia Sales, José Manuel, Tereza Amaral, Willians Santanna, Didha Pereira, Feliciano Felix, Romualdo Freitas, Zácaras Garcias, Roberto Carlos, Sebastião Costa e atualmente Roberto Xavier.

José Francisco Filho, o homenageado deste ano. Foto: Facebook

José Francisco Filho, o homenageado deste ano. Foto: Facebook

O produtor, diretor, iluminador e professor José Francisco Filho, presidente fundador da FETEAPE é o homenageado desta edição. É um versátil.

Desde o final da década de 1960 experimenta clássicos e textos contemporâneos e também se debruça sobre o teatro para a infância e a juventude. Entre os espetáculos que dirigiu estão Torturas de um Coração ou Em Boca Fechada Não Entra Mosquito, texto de Ariano Suassuna e A Revolta dos Brinquedos, de Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga, ambos em 1972; Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, em 1973; Os Escolhidos, de Hilda Hilst (1974); A Barca d’Ajuda, de Benjamin Santos(1975). Em 1979 estreia Cordélia Brasil, de Antônio Bivar, com a atriz-produtora Suzana Costa. Também levam sua assinatura as montagens Viva a Rainha do Rádio, de Bóris Trindade, em 1988 e Salto Alto, de Mario Prata, em 1990, com a atriz-produtora Paula de Renor. Em 2008 encena Anjos de Fogo e Gelo, texto de Moisés Neto, inspirado na vida dos poetas Paul Verlaine e Arthur Rimbaud, e Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde, pela Trupe do Barulho. Um currículo de respeito.

Programação

Teatro Apolo – Abertura

Dia 8/4 (Sexta-Feira) – 20h – Adulto
Chico Cobra e Lazarino – Assartic – Caruaru/Pe
Direção: Jô Albuquerque
Autor: Racine Santos
Elenco: Nelson Lima e Lamartine Duarte

Teatro Arraial Ariano Suassuna

Dia 9/4 (Sábado) – 16h – Infantil
Aruá, O Boi Encantado – Garanhuns/Pe

Dia 9/4 (Sábado) – 20h – Adulto
Anarquia Mística – Paraíba/Pb

Dia 10/4 (Domingo) – 16h – Infantil (Espetáculo Convidado)
Haru – A Primavera Do Aprendiz – Recife/Pe

Dia 10/4 (Domingo) – 20h – Adulto
Muganga – 25 Anos Mateus E Catirina – Recife/Pe

Casa  Da Cultura – Sede Da Feteape –  Oficinas Gratuitas
Dias 13 E 14/4 (Quarta e Quinta-Feira) – 15h – Oficina De Maquiagem Artística, Com André Neri

Teatro Apolo

Dia 13/4 (Quarta-Feira) – 20h – Adulto
O Misterioso Encantado – Jaboatão/Pe

Dia 14/4 (Quinta-Feira) – 20h – Adulto
Engenho Banguê – Cia. Yakecam – Recife/Pe

Dia 15/4 (Sexta-Feira) – 20h – Adulto
O Melhor Presente – Recife/Pe

Teatro Arraial Ariano Suassuna

Dia 16/4 (Sábado) – 16h – Infantil
A Menina Que Buscava O Sol – Vitória De Santo Antão/Pe

Dia 16/4 (Sábado) – 20h –  Adulto
A Dama Da Noite – Garanhuns/Pe
Cia. de Teatro Popular de Garanhuns
Texto: Caio Fernando Abreu
Direção: Pacheco Neto
Direção musical: Alexandre Revoredo
Elenco: Marcelo Francisco

Dia 17/4 (Domingo) – 10h – Infantil
A Bicharada – Jaboatão Dos Guararapes/Pe

Dia 17/4 (Domingo) – 16h – Infantil
Por Que Eu Não Posso Ser O Que Eu Quero Ser? Por Quê? – Olinda/Pe

Dia 17/4 (Domingo) – 20h – Adulto
Os Anjos De Augusto – Aracati/Ceará

Postado com as tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *