Finalmente, o Funcultura!

Depois de muito atraso e expectativa, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) anunciou que será divulgado nesta sexta-feira (19) o resultado do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). A lista vai ser publicada no Diário Oficial e no site da Fundarpe.

De acordo com os números da Fundarpe, 898 projetos foram habilitados para a fase de seleção, nas áreas de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo e Ópera); Fotografia; Literatura; Música; Artes Plásticas, Gráficas e Congêneres; Cultura Popular, Artesanato e Folclore; Patrimônio; Gastronomia; Artes Integradas e Formação e Pesquisa Cultural.

O Funcultura anterior foi divulgado há exatamente um ano – no dia 21 de outubro de 2011 – e aprovou 18 projetos de teatro (além daqueles que estavam enquadrados em outras categorias, como artes integradas) num montante de R$1.460.587,65.

Na época, Fernando Duarte, secretário de Cultura de Pernambuco tentou se justificar – e deu um prazo que, mais uma vez, não foi cumprido: “Diferentemente do ano passado (2010), enfrentamos uma fase de transição, de montagem da equipe da secretaria, mas nossa intenção é fazer o Funcultura anualmente e tentar concluí-lo até maio”.

Na solidão dos campos de algodão foi um dos projetos que recebeu incentivo do Funcultura

Postado com as tags: , , , , ,

5 pensou em “Finalmente, o Funcultura!

  1. Elias Mouret

    O Funcultura é um arcaismo de papéis, cartas de anuência, documentos… pensar que um projeto pode ser descartado pq falta uma assinatura, uma rubrica, uma conta de energia, é um absurdo não? O único critério de avaliação deveria ser o mérito artístico do trabalho e documentos só para fazer a contratação de quem foi aprovado. Tudo poderia ser feito online, como faz a caixa, a petrobras e etc, a documentação poderia ser simples como da funarte por exemplo.
    Este amor casto pela papelada tem de acabar… será bom para nós e para o meio ambiente.
    Outra coisa, se não me engano, este que está saindo agora é de 2011.
    Sabe o que é mais triste?
    Encontrar alguns amigos artistas que ao começar a trabalhar em órgãos públicos, constroem todo um discurso justificando a burocracia, a incompetência, os atrasos e por aí vai.

    Responder
  2. Ana Elizabeth Japiá Mota

    Artista de teatro, unamo-nos!!!
    Por que ainda não temos um edital específico para as artes cênicas?
    No início do ano submeti um projeto à concorrência do Funcultura do audiovisual. A seleção, com defesa oral, submetida a uma banca de pessoas da área, é muito mais justa, transparente e democrática. Precisamos reivindicar editais específicos para cada linguagem, assim o mérito artístico dos projetos será mais importante que as exigências formais, como bem disse Ban.
    Contudo, parabéns aos contemplados!!!

    Responder
  3. Fátima Pontes

    Concordo com Ban e me assusta esse atraso dos órgãos públicos em dar conta de publicar, selecionar e dar os resultados dos editais no período correto. Estamos com o resultado do Funcultura de 2011, o que vai ser feito do recurso de 2012? Será que sairá o edital de 2012 com resultado em 2012? E se não, como ficam os recursos, só em 2013? Estamos ai no final da gestão da PCR e nada dos Prêmios de Fomento às Artes Cênicas e do SIC, e do Fomento desde 2011. É uma pena que falte políticas públicas sérias para o fomento, difusao e formação na área cultural na cidade e no estado.
    E além disso, me pergunto como cobrarmos? E onde está o Ministério Público que não é acessado para essa cobrança? Poderia pelo menos ser acionado pelos órgãos representativos das classes de teatro, musica, artes plásticas, etc….
    Além disso ainda tem os pagamentos dos cachês que levam anos até para serem pagos.
    Até quando?
    Penso, reflito e confesso que não tenho respostas apesar da indignação com tanto descaso. É uma pena, uma pena mesmo!

    Responder
  4. CRISTIANO LINS

    Este processo de seleção da FUNDARPE de projetos e de valores é uma vergonha, claro não poderia sair nada de bom com estes valores e estes critérios é um atraso para nossa categoria tão sofrida e explorada politicamente e tão dividida por falta de liderança e representatividade das entidades estes lideres de papel deveria ter vergonha e usar pelo menos óleo de peroba na cara um sindicato que já tem dono ha 12 anos, uma associação que virou produtora particular e ninguém faz nada, ou melhor, ninguém viu ninguém sabe e todos se calam, coloca o rabo entre as pernas, outros se vendem por uma cesta básica pra ficar calado, E assim caminha o teatro pernambucano, que hoje administrado por artistas que no passado criticaram esta pratica de gestão kkkkkkkkkkkk muita picaretagem, O teatro de Pernambuco profissional acabou só se faz experimento, mas afinal estes administradores de hoje foram atores no passado, e muitos só sabem dar pinta, e não sabe o que é profissionalismo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *