Essas palhaças nos encantam

Festival de mulheres cômicas ocorre no Recife de 13 a 17 de setembro

Festival de mulheres cômicas ocorre no Recife de 13 a 17 de setembro

A palhaçaria feminina tem diferencial que provoca reações variadas no corpo. É uma arte que se expande pelo mundo com graça, criticidade e comicidade que visita e desmonta o palhaço clássico. Essas palhaças vêm de várias escolas, ostentam tantos estilos quanto querem a imaginação. Com narizes vermelhos, ou não, elas inventam histórias hilárias, embarcam em aventuras incríveis, enfrentam perigos, contam piadas, fazem rir, emocionam, extraem a ludicidade da vida. Ou chegam com assuntos mais densos para discutir alguma questão.

Então vamos combinar, de quarta-feira a domingo, de 13 a 17 de setembro, o encontro é com essas artistas cômicas na terceira edição do PalhaçAria – Festival Internacional de Palhaças do Recife.

A iniciativa é da Cia. Animée, da banda clownesca As Levianas, que por sinal se apresenta no festival. Enne Marx e Nara Menezes assinam a curadora do programa que investe na cultura do riso e na profissionalização das palhaças.

Neste ano a gargalhada é alimentada por artistas de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Tocantins, Alagoas, Distrito Federal e da Argentina.

As atrações internacionais são Fuera!, com a atriz Letícia Vetrano e Metro Y Medio, com a atriz palhaça Maku Fanchulini, ambas da Argentina.

Força na peruca
Já foi o tempo em que mulheres tinham que se fingir de homens para entrar na brincadeira. Isso ocorreu com Maria Elisa Alves dos Reis (1873-2007), verdadeira identidade do célebre palhaço Xamego, do Circo Guarany, entre as décadas de 1940 e 1960. Ela tinha que se passar por homem para praticar sua arte e sua trajetória é contada no documentário Minha Avó Era Palhaço!, realizado por sua neta, Mariana Gabriel.

Mas isso mudou e vem mudando. Se há algumas décadas eram reservados às mulheres os papeis secundários, de ilustrar uma dança ou ornamentar o quadro do mágico, as palhaças buscam e lutam pelo protagonismo.

Enne Marx assegura que a pesquisa sobre a comicidade feminina tem crescido tanto aqui no Brasil, quanto no mundo. “As mulheres trazem uma dramaturgia própria, com a inclusão de outros temas e a renovação do repertório de piadas, com um olhar crítico sobre o mundo numa perspectiva nossa”.

E esse universo clown ganha força em Pernambuco. “É um mercado em franca expansão. As duas edições do festival Palhaçaria têm contribuído para isso. Com o fomento das oficinas, as apresentações e o debate sobre o ofício da palhaça no contexto profissional”, emenda Nara Menezes. “A gente se inspirou em outros festivais que têm essas características. E consolida nossa ação. A ideia é ampliar a atuação da comicidade feminina”, completa.

Com o incentivo do Funcultura/ Governo do Estado de Pernambuco e parcerias da Secretaria de Cultura/Prefeitura da Cidade do Recife, Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo/Hermilo e Sesc Pernambuco, esta edição traz novidades.

Muitas ações

Os Cabarés exploram o riso e outras máscaras do palhaço, com quadros curtos em formatos individuais e coletivas. A Cia Animée mostra o resultado de um intercâmbio com as palhaças do Rio de Janeiro, na linguagem Burlesque. As apresentações dos Cabarés variados junta palhaças tarimbadas com novatas do Recife, Rio, Belo Horizonte, São Paulo capital, Santos, São Bernardo do Campo e São José dos Campos. A segunda sessão do Cabaré, no encerramento, vai contar com a participação especial da Banda de Palhaças As Levianas com Pílulas das Levianas.

As exibições do festival vão ocupar os teatros Apolo e Hermilo Borba Filho e a Praça do Arsenal da Marinha. Além das oficinas e atividades formativas que ocorrem no Sesc de Casa Amarela.

A maioria dos espetáculos é para o público adulto, no intuito de desmitificar qualquer juízo de que essa arte é destinada apenas ao público infantil. “A palhaça tem oportunidade de trabalhar também questões profundas; de fazer rir e refletir ao mesmo tempo”, pondera Enne Marx.

Jardim do Imperador, um dos espetáculos também para o público infantil. Foto: João Caldas Filho

Jardim do Imperador, um dos espetáculos também para o público infantil. Foto: João Caldas Filho

Para os pequenos

Além do Cortejo Cênico Sampalhaças na abertura, os outros espetáculos com indicação livre e que as crianças podem conferir são O Jardim do Imperador (14/09, às 19h30 no Teatro Apolo), da Cia Pelo Cano, com as atrizes palhaças Paola Musatti e Vera Abbud (sobre um monarca que nomeia seu sucessor através das plantas); as três peças da trupe Las Cabaças: Divagar e Sempre (15/09 às 19h30, no Apolo), O Dia Da Caça (16/09 às 16h30, no Apolo), e SemiBreve (17/09 às 16h30, no Teatro Hermilo Borba Filho). Além da apresentação ao ar livre da atriz palhaça Giullia Cooper da Caravana Tapioca, na Praça Do Arsenal da Marinha, com a encenação Chá Comigo (17/09 às 17h), que cria uma bebida com delicadas iguarias de emoção, poesia, afeto, graça e malabarismos.

Outras ações

O Circo di Soladies (que faz uma alusão hilária no nome ao Circo de Soleil), grupo de palhaças de São Paulo vai movimentar o festival com a realização de entrevistas e outras intervenções repletas de humor, que serão postadas no Youtube e Facebook.

O Fórum, um espaço discussão da comicidade e do empoderamento femininos e seus complexos campos de atuação, será realizado no dia 15/09 (sexta-feira), das 16h às 18h, no Sesc Casa Amarela. O projeto é tocado por Manuela Castelo Branco – que também é palhaça e coordena o Encontro de Palhaças de Brasília – Festival Palhaças do Mundo.

Consta de palestra e bate-papo, e exibição de alguns episódios do seriado documental Palhaças do Mundo, em capítulos que mapeiam poeticamente o universo dessas figuras cômicas espalhadas pelo globo, com foco em palhaças brasileiras.

Pela primeira vez o Festival faz uma homenagem, e a escolhida foi a primeira palhaça de Portugal, Teresa Ricou, que ostenta uma longa trajetória artística e mantém a Escola Chapitô, em Lisboa, Portugal.

PalhaçAria – Festival Internacional de Palhaças do Recife – 3a. edição – Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Homenagem a Teresa Ricou – Primeira Palhaça de Portugal
Realização: Cia Animée

PROGRAMAÇÃO

DIA 13/09 às 19h30 – ABERTURA DO FESTIVAL (Teatro APOLO e Teatro HERMILO BORBA FILHO)

Sampalhaças. Foto: Ligiane Braga / Divulgação

Sampalhaças. Foto: Ligiane Braga / Divulgação

CORTEJO CÊNICO SAMPALHAÇAS (São Paulo/SP)
Duração: 50 min
Classificação: livre
Coletivo Sampalhaças/ Atrizes palhaças: Alessandra Siqueira, Juliana Gontijo, Layla Ruiz, Luciana Viacava, Monique Franco, Paola Mussati, Suzana Aragão, Teresa Gontijo, Val de Carvalho e Vera Abbud.
Dez palhaças cantam e tocam ao vivo músicas autorais e da cultura popular e num pequeno trajeto itinerante formam-se rodas/picadeiros para apresentar várias surpresas, dentre elas personagens como a “charlatona vendedora” e a “vidente”.
Trajeto: Rua do Apolo, Hall entre os teatros Apolo e Hermilo Borba Filho e teatro Hermilo Borba Filho.
FICHA TÉCNICA:
Direção geral e Musical: Fernando Escrich
Figurinos: Cristiane Galvan

DIA 13/09 às 21h Teatro APOLO

Atriz argentina Letícia Vetrano com o espetáculo Fuera. Foto: Divulgação

Atriz argentina Letícia Vetrano com o espetáculo Fuera. Foto: Divulgação

FUERA! ( Buenos Aires/ARG)
Duração: 1H
Claassificação: 16 anos
Atriz palhaça Letícia Vetrano
María Peligro não aceita a morte dos pais e age como se eles ainda estivessem lá. Vive numa obsessiva ilusão de preservar o que se foi. No dia de seu aniversário, ela acorda decidida a mudar seu destino e transformar sua triste história em um delírio terrivelmente cômico.
FICHA TÉCNICA:
Criação: Letícia Vetrano
Supervisão artística: Micheline Vanderpoel
Coaching: Kevin Brooking
Figurino: Natalia Fandiño
Desenho de Luz original: Thyl Benies
Adaptação de Iluminação para turné: Christian Gadea
Ilustração: Lucas Stoessel
Cenografia: Cia. Projeto María Peligro e Micheline Vanderpoel
Produção: Cia. Projeto María Peligro e Paloma Lipovetzky.

Dia 14/09 às 19h30 – Teatro APOLO

Jardim do Imperador. Foto: João Caldas / Divulgação

Paola Musatti e Vera Abbud em O Jardim do Imperador. Foto: João Caldas / Divulgação

O JARDIM DO IMPERADOR (São Paulo/SP)
Duração: 1 H
Classificação: livre
Cia Pelo Cano/Atrizes palhaças: Paola Musatti e Vera Abbud
Um monarca escolhe seu sucessor através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. O cenário é vivo, composto por vários tipos de ervas aromáticas e medicinais. Um convite a uma viagem sensorial onde os aromas, texturas e sons evocam lembranças dos quintais e de suas pequenas hortas.
FICHA TÉCNICA
Direção: Cia Pelo Cano
Concepção: Vera Abbud
Cenário: Cia Pelo Cano
Cenotécnica: Onozone Studio – Fernando Bretas
Figurino: Daniela Garcia
Iluminação: Lica Barros
Técnico de montagem: Paulo Pellegrini
Fotografia: João Caldas
Vídeo: Bruta Flor Filmes
Produção executiva: Laila Rebelo – Leelas Produções Artística e Cia Pelo
Cano

Dia 14/09 às 21h- Teatro HERMILO BORBA FILHO

Fabiana Pirro como a Palhaça Uruba. Foto: Divulgação

Fabiana Pirro como a Palhaça Uruba. Foto: Divulgação

CABARÉ VARIETÉ 1 – (Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo/SP, Santos/SP e São Bernardo do Campo/SP)
Duração: 1h30
Classificação: 16 anos
Sob a batuta da MC Francisquinha e a música ao vivo das Sampalhaças, o Festival PalhaçAria traz atrações mundialmente desconhecidas, bailarinas burlescas em turnê de estreia, momentos de reflexão com palestra internacional, números de acrobacia inacreditáveis, cantoras e dançarinas virtuosas, números cômicos e muita, muita diversão.
FICHA TÉCNICA:
Mestra de Cerimônias: Fran Marinho (Circo do Asfalto)
Elenco:
Bandinha Sampalhaças, com Alessandra Siqueira, Juliana Gontijo,Layla Ruiz, Luciana Viacava, Monique Franco, Paola Mussati, Suzana Aragão, Teresa Gontijo e Vera Abbud;
A Bailarina, com Luiza Fontes;
Contorcionó, com Natália Lua;
Dona Pequena e os (En)Rolamentos, com Ana Nogueira;
Flashdance, com Suenne Sotero;
Gestação, com Monique Franco e Layla Ruiz (Doutores da Alegria);
Instrutora de Meditação, com Juliana de Almeida (Cia do Abajur);
Las Panamericanas, com Nara Menezes (Cia Animée), Natascha Falcão e Ana Sawen;
Missão IM-POS-SÍ-VEL, com Márcia Cruz (Cia Maravilhas);
O Chá, com Juliana Bordalho e Ludmilla Corrêa (Praiaças – Movimento de Palhaçaria Feminina da Baixada Santista); 
Uruba e Lilão, com Fabiana Pirro
Vassoura, com Giullia Cooper.

Dia 15/09 às 19h30 – Teatro Apolo

Grupo Las Cabaças

Grupo Las Cabaças

DIVAGAR E SEMPRE (São Paulo/SP)
Duração: 50 min
Classificação : livre
Las Cabaças/ Atrizes palhaças Juliana Balsalobre e Marina Quinan
No meio da floresta, as palhaças Bifi e Quinan procuram chegar a um lugar utópico e desconhecido. O dia-a-dia na canoa, o encontro com a onça pintada, a singela alegria de um peixe pescado, os sons, a solidão e o medo, revelam ao espectador o imaginário do lugar e das duas figuras. Um espetáculo dedicado a todos que vivem nas beiras dos rios amazônicos.
FICHA TÉCNICA
Criação e Concepção: Las Cabaças
Roteiro: Luciana Viacava, Juliana Balsalobre e Marina Quinan
Direção: Luciana Viacava
Músicas: Meu amor foi-se embora – Cleouak, Cuia – Marcos Quinan e Juliana
Balsalobre, Garota do Tacacá – Pinduca
Trabalho Corporal: Fabíola Sales
Trabalho da Técnica de Alexandre e voz: Joelle Colombani
Trilha sonora, Criação e Confecção dos instrumentos musicais (banjo e
xilofone): Alan Chetto
Figurinos: Marcela Donato
Iluminação: Maria Druck
Criação de cenário: Roberto Borovik
Construção de cenário: Carlos Lira e Marcela Donato
Confecção da Onça pintada: Davi Pantoja
Costureira: Lucia de Oliveira
Produção: Las Cabaças

DIA 15/09 às 21h – TEATRO HERMILO BORBA FILHO

Maku Fanchulini é uma das atrações internacionais do Festival. Foto: Divulgação

Maku Fanchulini é uma das atrações internacionais do Festival. Foto: Divulgação

METRO Y MEDIO
Duração: 50 min
Classificação: 16 anos
Atriz palhaça: Maku Fanchulini
Espetáculo baseado na ação física e na comunicação cômica com o público. Os momentos técnicos e altamente delirantes se sucedem dinamicamente durante o espetáculo e são parte de um universo cheio de equilíbrios excêntricos, provocação e ternura, que levam a um final literalmente explosivo. Maku procura surpreender o espectador com sua personalidade e alma de clown.
FICHA TÉCNICA
Autora: palhaça Maku Farrak Fanchulini (Maru Favale)
Direção: Chacovachi

Dia 16/09 às 16h30 – Teatro APOLO

O Dia da Caça, com Las Cabaças. Foto: divulgação

O Dia da Caça, com Las Cabaças. Foto: divulgação

O DIA DA CAÇA – (São Paulo/SP)
Duração: 50 min
Classificação: livre
Las Cabaças/ Atrizes palhaças Juliana Balsalobre e Marina Quinan
As caçadoras Bifi e Quinan, famintas há 3 dias, passam uma noite na floresta seguindo rastros de bichos e procurando comida. Um misterioso e temido animal as enfeitiça mudando o curso da história. 
FICHA TÉCNICA
Elenco: Juliana Balsalobre e Marina Quinan
Roteiro: Esio Magalhães, Lily Curcio (Seres de Luz Teatro), Juliana Barsalobre e Marina Quinan
Direção: Lily Curcio (Seres de Luz Teatro)
Trilha Sonora: Alan Chetto
Iluminação: Edu Brasil
Figurinos: David Taiyu 
Adereços: David Taiyu, Sueli Andrade, Davi Pantoja e Daniel Salvi

DIA 16/09 às 20h – Teatro APOLO

Espetáculo da Casa de Madeira, de Porto Alegre. Foto: Divulgação

Espetáculo do Grupo Casa de Madeira, de Porto Alegre. Foto: Divulgação

VALDORF (Porto Alegre/RS)
Duração: 55 min
Claassificação:16 anos
Casa de Madeira/ Atriz palhaça Aline Marques
Ambientada no imaginário infantil, o espetáculo é voltado para o público adulto e retrata a história de Valdorf, um menino preso num vidro de pepino. Ao sair do vidro, Valdorf provoca a plateia com sua desenvoltura grotesca. Trata da complexa relação entre adultos sobrecarregados, e por vezes negligentes, e crianças desamparadas e excêntricas, mas ainda expressivas e espontâneas, ou seja, ainda crianças.
FICHA TÉCNICA
Grupo: Casa de Madeira
Direção e Criação: Aline Marques
Assistência de Direção: Camila Diehl
Trilha Sonora Original: Roger Wiest
Iluminação: Gilmar Barcarol
Objetos Cênicos e Figurinos: Aline Marques e Marlene Marques
Ilustração: Ana Clara Marques

Dia 17/09 às 16h30 – TEATRO HERMILO BORBA FILHO

Bifi e Quinan tentam saltar dentro de um copo d'água e fazem mágica com um pedaço de papel, entre outras "palhaçadas"

Bifi e Quinan fazem mágica com um pedaço de papel, entre outras “palhaçadas”

SEMIBREVE – (São Paulo/SP)
Duração: 40 min
Classificação: livre
Las Cabaças/ Atrizes palhaças Juliana Balsalobre e Marina Quinan
Em SemiBreve a dupla de palhaças Bifi e Quinan faz uma releitura de cinco números tradicionais da palhaçaria circense. A pesquisa foi ponto de partida para as andanças e encontros da dupla com Comunidades Ribeirinhas do Norte do Brasil nos últimos 10 anos.
FICHA TÉCNICA
Criação, Direção e Figurinos: Las Cabaças

Dia 17/09 às 17h00 – PRAÇA DO ARSENAL DA MARINHA

Giullia Cooper em Chá Comigo. Foto: divulgação

Giullia Cooper em Chá Comigo. Foto: divulgação

CHÁ COMIGO – (São Paulo/SP)
Duração: 40 min
Classificação: livre
Caravana Tapioca/Atriz palhaça Giullia Cooper
Uma excêntrica anfitriã cozinha com equilíbrios e tempera com afeto. Junta ingredientes sem receita prévia, mistura tudo com malabarismos, uma xícara de poesia, uma pitada de improviso e colheres de emoção.
FICHA TÉCNICA
Atuação e criação: Giulia Cooper
Orientação: Anderson Machado
Cenário: Anderson Machado
Produção: Suenne Sotero
Duração: 40 minutos

Dia 17/09 às 20h ENCERRAMENTO DO FESTIVAL- Teatro APOLO

A Banda As Levianas - Enne Marx, Juliana de Almeida e Nara Menezes - vão se apresentar no PalhaçAria. Foto: Divulgação

A Banda As Levianas – Enne Marx, Juliana de Almeida e Nara Menezes – vão se apresentar. Foto: Divulgação

Balões, com Ana Sawen. Foto: Fabiano Cafure/ Divulgação

Balões, com Ana Sawen. Foto: Fabiano Cafure/ Divulgação

Alessandra Siqueira em A Mulher mais forte do Mundo. Foto: Divulgação

Alessandra Siqueira em A Mulher mais forte do Mundo. Foto: Divulgação

CABARÉ VARIETÉ 2 – (Recife, Rio de Janeiro, São Paulo/SP, São José dos
Campos/SP)
Participação Especial da Banda de Palhaças AS LEVIANAS com “Pílulas das Levianas” (Cia Animee)
Duração: 1h30
Classificação: 16 anos
As Levianas – Banda de palhaças apresentam trechos do seu repertório clássico, recheadas de humor, uma palhaça “sensitiva” especialmente conectada, a mulher mais forte do mundo (não repitam em casa…), números cômicos de dança. burlesque e muito mais! E ainda, como mestra de cerimônias da noite, a palhaça Mafalda Mafalda!
FICHA TÉCNICA:
Mestra de Cerimônias: Andréa Macera
Elenco:

“As Lavadeiras” com Jerlane Silva e Paula de Tassia (Cia 2 em cena),
“A mulher mais forte do mundo” com Alessandra Siqueira,
“A volta do velório” com Regina Mascarenhas,
“Balões!” com Ana Sawen,
“Choque-Rosa com Circo Di Sóladies,
“Dança Maroca” com Mayra Waquim
“Milkshake” com Natascha Falcão
“Pílulas das Levianas” com Enne Marx, Juliana de Almeida e Nara Menezes.

Postado com as tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *