Em nome do circo popular

A história flui por entre números de mágica, ventriloquismo, malabarismo e clowneria. Foto: Roberto D’Angelo

Espetáculo Il Trasporto Umano, com D’angelo Fabiano e Anaíra Mahin. Fotos: Roberto D’Angelo

Essa ideia de fugir com o circo já alimentou a fantasia de muita gente, encantada com a atmosfera onírica de malabarismo, magia e outros números arrebatadores, que hipnotiza o público e o projeta para o centro da cena. É verdade que o circo tradicional perdeu espaço no mundo contemporâneo, mas não o seu encanto. Imaginação, exercício de liberdade e desejo de ultrapassar limites são movimentos incentivados pelo projeto Il Trasporto Umano nas Pegadas do Circo Popular. Desenvolvido pela companhia ítalo-brasileira, Il Bianconiglio – Circo Teatro, radicada no Recife, a proposta promove ações pedagógicas, de valorização da arte circense e apresentação do espetáculo Il Trasporto Umano. As próximas apresentações no Recife terão acessibilidade (Libras e audiodescrição) e ocorrem nos dias 22, e 23 de março, às 15h, ambas no Teatro Apolo, com entrada gratuita.

A circulação começou em fevereiro e segue até o final de março e vai somar trabalhos e exibição da peça em seis circos de caráter popular situados nos estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia. São eles: Gran Londres Circus (PE), Circo Bambolê (PE), Circo Alakazam (PE), Colômbia Circus (PE), Circo do Palhaço Biribinha (AL) e Circo Picolino (BA). No total serão doze exibições no interior dessas lonas, duas em cada picadeiro.

Espetáculo Il TRASPORTO UMANO,

A história flui entre números de mágica, ventriloquismo, malabarismo e clowneria.

Alice chega do País das Maravilhas – referência à obra-prima de Lewis Carroll, lançada em 1865 -, e encontra o mago que procura o líquido do Trasporto Umano. O Ilusionista busca conduzir a clown Alice – e o público – ao lugar onde a ilusão ganha aspectos de verdade.

Esses dois estranhos personagens que se esbarram por acaso, alimentam um jogo em que o ilusionista tenta seduzir Alice para conseguir o jornal e quando ele perde, transporta a garota por viagens através da magia. O mago acredita que o jornal talvez seja a chave que abrirá a porta, na elucidação do que seria o “transporte humano”.

O projeto Il Trasporto Umano nas Pegadas do Circo Popular pretende  promover a valorização dos circos parceiros. Para isso, a companhia Il Bianconiglio Circo Teatro contribui com o pagamento de pauta no valor de R$ 2 mil, disponibiliza o valor total da bilheteria arrecadada (exceto quando a entrada no circo já for gratuita) para os circos. E ajuda na visibilidade.

Contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014, o projeto busca dar apoio financeiro,  pedagógico e de autoestima positiva a esses grupos pequenos, que sofrem com a falta de políticas públicas voltadas para eles.

Também estão na pauta da iniciativa do Il Bianconiglio – Circo Teatro a criação do blog Memória e Contemporaneidade dos Circos Populares, a partir do intercâmbio cultural com as trupes circenses visitadas e a Oficina escola de magia, gratuita para crianças que moram nos arredores dos picadeiros.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 18 e 19 de março (sexta e sábado) – Circo Picolino (BA)

Dias 22 e 23 de março (terça e quarta) – Teatro Apolo
Apresentações gratuitas com acessibilidade de audiodescrição e libras – PE

Dias 28, 29 e 30 – Colômbia Circus (PE)

FICHA TÉCNICA
Espetáculo Il Trasporto Umano.
Realização: Cia. IL BIANCONIGLIO Circo Teatro
Elenco:  D’angelo Fabiano e Anaíra Mahin
Direção: Soraya Silva
Diretor Assistente e Argumento.: D’Angelo Fabiano
Cenário: D’Angelo Fabiano
Figurino: Java Araújo
Iluminação: Jannesson Cabral
Músico: Sueudo Fernandes
Produção: Renata Phaelante e Aracelly Silva
Produção Geral: Espaço Cultural do Déo – Aracelly Silva

Postado com as tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *