Camille Claudel, uma força da natureza

Ceronha Pontes no papel da escultura francesa, que passou 30 anos numa manicômio. Foto: Camila Sérgio

Ceronha Pontes no papel da escultura francesa, que passou 30 anos num manicômio. Foto: Camila Sérgio

Para levar Camille Claudel aos palcos, a atriz Ceronha Pontes se desdobrou em muitas funções. Concepção do projeto, pesquisa, dramaturgia, atuação, direção, produção. A trajetória da escultora foi bem explorada pelo cinema e pela literatura, mas prossegue como campo fértil. E a relação entre arte e loucura é assunto que não se esgota. A indignação e devoção de Ceronha pela escultura francesa nortearam a montagem, que faz uma sessão especial nesta quarta-feira (06/04), no Teatro Marco Camarotti, às 20h, dentro da programação da Mostra Sesc Teatro e Circo.

Sem seguir uma narrativa cronológica, o espetáculo expõe os estados da artista e sua personalidade complexa e conflituosa. Sozinha no palco ela manifesta os momentos dóceis, mas principalmente a revolta da personagem. Camille Claudel (1864-1943) foi vítima de injustiça e preconceito de gênero, numa sociedade falocêntrica. O escultor Rodin, de quem foi discípula e viveu uma relação amorosa, agenciou a tentativa de tolhimento do talento artístico.

Ela passou mais de 30 anos num hospício, onde morreu em 1943, aos 79 anos de idade, pobre e sozinha. Até a família a renegou. O amor por August Rodin foi o grande tormento de sua vida.

Dor, melancolia, criatividade com o barrro. Foto: Marcio Resende

Dor, melancolia, criatividade com o barrro. Foto: Marcio Resende

Sakuntala (também conhecida como Vertumnus e Pomona (1888), é inspirada no conto do poeta hindu Kalidasa e retrata o momento do reencontro de Sakuntala e seu marido); A pequena Castelã: A Valsa; A Implorante (traduz seu dilaceramento) são esculturas de Camille que a atriz absorve no seu corpo, no seu gestual. Criaturas extraordinárias que a artista deixou para a posteridade, fruto do seu amor e de solidão, seu sofrimento e enorme talento.

A personagem desliza por vários ambientes. Villeneuve, o território de sua infância; seu ateliê e também o de Rodin, o manicômio e o Inferno. Ela brada contra sua internação, um atitude cruel de seus parentes, inclusive seu irmão Paul Claudel. Ela se lambuza no barro em jogos corporais. E nos comove por ter sido punida devido a sua genialidade.

Depois do espetáculo está marcada uma conversa sobre Arte & Loucura com a participação do  terapeuta Gonzaga Leal e do diretor de teatro Rodrigo Dourado junto com Ceronha Pontes.

SERVIÇO

Camille Claudel
Quando: 06/04 (quarta-feira), 20h
Onde: Teatro Marco Camarotti (Rua do Pombal, s/nº, Santo Amaro)
Ingressos: R$ 20 (público em geral) e R$ 10 (comerciários e dependentes)

Postado com as tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *