Amar e mudar as coisas interessam mais
Crítica do espetáculo Bixa Viado Frango

Silvero Pereira é um artista febril. Febril, uma palavrinha que despacha para o calor do corpo em expansão e quase sinto na pele o delírio quando a temperatura passava dos 39. Esse artista transborda essa sensação de estar vivo, de algo quente. De estar presente no tempo presente. De correr riscos ao expor intimidades de sua trajetória como o faz em atitude vibrante no experimento BIXA VIADO FRANGO. Mas lá nos documentos que expõe, ele também fala de morte, uma morte provocada por uma sociedade excludente que dita quais corpos merecem ser valorizados e quais não. Ou seja, os que servem aos ataques dos instintos animalescos da nossa desumanidade.

O ator exibiu essa criação virtual do Ceará, da sua casa, onde desenvolveu sozinho a peça para o meio digital. Escreveu o roteiro, dirigiu, editou os vídeos e músicas, atua e opera com todos os equipamentos disponíveis . Isso dá um trabalhão: sincronizar luz, música, atuação, cenários, vídeos editados. E essa solidão inventiva está impregnada de nervuras.

Militante LGBQI+, ele traz seus documentos biográficos para falar de si e de muitos que também foram atravessados pela ignorância humana mascarada de superioridade. Menino, era desaconselhado a não se aproximar de outros garotos apontados com a doença de mulherzinha. Entre atração e identificação, ele se escondia. Muito tempo depois descobriu que quem está doente é a sociedade.

Ficaram as marcas. No corpo. Na alma. Na memória. Aos 38 anos completados em junho, Silvero fala que perdeu 20.  Duas décadas de um corpo vivo-morto pela sociedade. O artista quer fazer uma peça sobre sua vida. Ele tensiona dados biográficos com músicas de Belchior e reflexões sobre quem está interessado nesses relatos. Já, que, como ele mesmo salienta, o que cresce é a audiência do humor, de lugares incríveis, de luzes mirabolantes. Não há nada disso na sua criação. E por mais que seja virtual há muito mais de visceral.

Cena de BIXA VIADO FRANGO. Reprodução do Instagram

BIXA VIADO FRANGO sublinha as limitações desses tempos com proibições de toques, de interdições de ajuntamentos físicos. Quer espantar o medo da solidão Pereira retorna no mapa do seu nascimento, em Mombança, uma cidade no Sertão central do Ceará, a 350km de Fortaleza. Convoca em fotografias seus avós, sua mãe Rita Invenção, seu pai José Alves, seus tios e tias, um universo familiar para refletir e projetar a crueldade dos valores de uma sociedade cada vez mais doentia.

O ator reza o rosário de uma família disfuncional, dos avós aos tios, o que inclui na lista homens abusadores, uma tia que enterrou oito cachorros vivos porque todos eram fêmeas, um parente que não fala com os filhos, a hipocrisia social imperante no Brasil desde a chegada dos portugueses.

E se posiciona, da defesa para o ataque, ao reconhecer que para todas essas pessoas a vergonha mesmo é ser viado, balde, bixa, baitola, boiola gay, suzy, frango. E não ser bandido, estuprador, assassino, pedófilo e não cuidar dos filhos.

É possível sentir o arme farpado que ele diz atravessar sua cabeça. Ele dá seu grito contra as distorções do caráter que é apreciado numa sociedade que pouco presta atenção em honestidade, solidariedade, integridade.

Não, ele não se submete. Não mais.  

No primeiro dia de espetáculo, houve problemas de conexão com falhas e descontinuidades, uma coisa tão irritante e, por isso mesmo, carregada de fluxos de sensações humanas, o erro que aproxima do mais humano. Os limites do não compartilhamento presencial, a telinha minúscula do Instagram enviando impulsos potentes, feito uma caixa mágica. Na segunda noite, a internet funcionou e Silvero apareceu de cabelos azuis. Nesta quarta (5) tem troca de impressões com os espectadores.

Os humanos artistas tentando dominar as máquinas em tempo real. A tecnologia transmite as emoções desse trabalhador da arte, porque ele se derrama. Seguimos o pacto real ficcional de suas paredes brancas.

Serviço:
BIXA VIADO FRANGO
Quando: 3, 4 e 5 de agosto, às 20h
Onde: Via Instagram, no perfil @sala_de_espetaculos
Ingressos: R$ 10 (à venda pelo Sympla / Bixa Viado Frango)

 
Postado com as tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *