A dor transformada em material estético

Janaína Leite em Conversas com meu pai. Foto: Milton Doria / Divulgação

Janaina Leite em Conversas com meu pai. Foto: Milton Doria / Divulgação

O luto pela morte do pai foi transformado em material estético pela atriz Janaina Leite, do Grupo XIX do Teatro (dos espetáculos Hysteria, Hygiene e Arrufos), na montagem Conversas com Meu Pai. A peça é a atração deste sábado (8), no Teatro Hermilo Borba Filho, e em Caruaru, na segunda-feira (10). A memória da intimidade, desse processo de dor e cura, ganha a cena com dramaturgia escrita pela atriz em parceria com seu marido, Alexandre Dal Farra.

O documentário cênico mescla fatos verídicos e ficcionais para erguer essa história de pai e filha – Janaina e seu genitor, Alair Pereira Leite (1950-2011), que passou por uma traqueostomia e perdeu a capacidade de comunicação verbal. Ele parou de falar em 2005; em 2008, a atriz teve a primeira ideia de fazer algo artístico com base nesses fragmentos; e, em 2011, o pai morreu.

Foram necessários quase sete anos – pesquisa e produção de materiais – para que a atriz conseguisse levar ao palco o espetáculo Conversas com Meu Pai. A obra toca na questão da incomunicabilidade, de como a linguagem assume a função de elaborar experiências, e nos limites que envolvem o humano e a arte.

Os escritos cifrados e fragmentários foram o disparador. Durante três anos, o cineasta Bruno Jorge filmou a rotina no meio do mato do seu Alair em Cubatão, usados depois nas obras dramatúrgicas e literárias. Num telão ao fundo, as projeções captadas entre 2004 e 2011 embalam as idas e vindas entre realidade e ficção.

A montagem está dividida em três partes: a revelação de um segredo numa roda, o monólogo em que a atriz faz uma autocrítica e transita entre teorias de narrativas autobiográficas, e o resgate das memórias.

FICHA TÉCNICA:
Concepção e Interpretação:
Janaina Leite
Texto: Alexandre Dal Farra
Direção e cenografia: Janaina Leite e Alexandre Dal Farra
Vídeos: Bruno Jorge
Iluminação: Wagner Antônio
Figurino: Melina Schleder
Direção de Palco: Michel Fogaça
Design Gráfico: Rodrigo Pereira

Serviço:
Conversas com Meu Pai, de Janaína Leite e Alexandre Dal Farra
Quando: sábado (8), às 20h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife)
Quanto: Gratuito
Informações: 3355-3320

Quando: Segunda-feira (10), às 20h
Onde: Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru)
Gratuito

Classificação etária: 14 anos

Postado com as tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *