A beleza da luta

Lau comanda esssa batalha na performance Retomada. Foto: Fernando Figueirôa

Lau Veríssimo comanda performance Retomada. Fotos: Fernando Figueirôa

É guerra, meu bem, é guerra! Uma batalha covarde que começou com a chegada dos portugueses, a passagem dos holandeses e a interferência de outros europeus, homens brancos, ricos e no comando de alguma ação catastrófica. O resultado, sabemos, foi o extermínio de milhões de nativos desde a invenção do “descobrimento” do Brasil. Mas não findou. A cobiça, a ambição, a ganância, o mercantilismo dos herdeiros dessa mentalidade tacanha continuam a perseguir e querer sujeitar, calar ou extinguir os legítimos filhos da terra.

Eles eram cinco milhões, segundo algum cálculo oficial. Muitos foram dizimados, outros morreram contaminados pelas doenças dos brancos. Mas o espírito guerreiro, de preservação do território sagrado pulsa e impele para a luta.

Uma das mais significativas montagens deste ano de 2016 no Pernambuco do Recife chama-se Retomada, é uma produção do Totem, esse grupo que trabalha com multilinguagem performática desde os anos 1980 e alimenta desde então a nossa cena “udigruidi”.

Com experimentações estéticas nem sempre bem compreendidas; muitas vezes difíceis de encaixar nos quadrados dos festivais de teatro ou dança, ou nos editais, a turma orientada por Fred Nascimento e Lau Veríssimo ergue um dos mais belos poemas cênicos de resistência, de demonstração de bravura inspirado nos povos primordiais.

Essa performance com encenação de Fred Nascimento, faz uma apresentação especial nesta segunda-feira, dentro da programação da 17ª Mostra A Porta Aberta, da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, que começa nesta segunda-feira e segue até sexta.

Grupo realizou pesquisa em aldeias indígenas de Pernambuco

Grupo realizou pesquisa em aldeias indígenas de Pernambuco

Como parte da pesquisa Rito Ancestral, Corpo Contemporâneo, o grupo visitou as aldeias indígenas situadas em Pernambuco das etnias dos Xucuru, Pankararu e Kapinawá. Guardaram no corpo e sentimento a dimensão da ancestralidade desses povos pra recriar no gesto a força guerreira e respeito pelos rituais sagrados.

Retomada atravessa territórios para compor suas dramaturgias do corpo, do espaço, e propor uma profusão de sentidos guiados por sentimentos da grandeza indígena. A cena híbrida, performática, desierarquizada em sua solvência de fronteiras convoca as vozes que reverberam da terra arrasada.

Nos passos coletivos em que avançam pelo palco estão contaminados da beleza da resistência, nas danças em que traçam desenhos explodem o desejo de justiça. A terra deve ser respeitada defendem as coreografias. As vozes projetam seus cânticos e são límpidos para dizer que dos elementos da natureza eles tiram a força do combate.

E a beleza se faz na cena, nos corpos expandidos. Enquanto houver injustiça, vai ter luta anunciam na pele, no gesto, no olhar, na energia feminina as atrizes-performers Lau Veríssimo, Gabi Cabral, Gabi Holanda, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa. Uma injeção de ânimo nesses tempos tão nebulosos.

SERVIÇO
Retomada, com o Grupo Totem
Quando: 12 de dezembro de 2016, segunda-feira, 20h
Onde: Escola Municipal de Arte João Pernambuco/PCR (Av. Barão de Muribeca, 216 – Várzea – Recife – fone: 3355-4092 / 93 / 94)
Quanto: Grátis.

FICHA TÉCNICA
Encenação:Fred Nascimento
Atrizes-performers: Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin, Lau Veríssimo e Taína Veríssimo
Música original: Cauê Nascimento, Fred Nascimento e Gustavo Vilar
Direção de palco: Tatiana Pedrosa
Cenografia: grupo Totem
Figurino: grupo Totem
Maquiagem: grupo Totem
Designer de luz: Natalie Revorêdo
Vj: bio Quirino
Pintura corporal: Airton Cardin
Assistente técnico: Ronaldo Pereira
Fotografia: Fernando Figueirôa
Designer gráfico: Iara Sales
Preparador vocal: Conrado Falbo

Postado com as tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *