Ô mulherzinha…

Foto: Val Lima/Divulgação

Já dizia a minha avó: ´visita boa dura três, no máximo quatro dias na sua casa. Depois disso, passa a ser incômodo`. Bianca sabe bem o que é isso. Recém-casada, foi obrigada a hospedar a irmã adoentada do marido. Pra completar, a dita cuja, chamada Vladine, trouxe mais alguém com ela e ainda fez questão de ser insuportável. Esse é o mote do espetáculo Rebú, apresentado no último Festival Recife do Teatro Nacional. E é exatamente na sua dramaturgia e na escolha por um gênero muito bem definido que o espetáculo é bem-sucedido.

Jô Bilac – um jovem de destaque na dramaturgia carioca – escreveu um texto que nos aproxima daqueles personagens. Que nos faz perguntar: que mulher é essa?! Coitada da dona dessa casa! Deus me livre de um marido desses! E ainda tem os elementos non sense, como o ator que interpreta um bode e causa muitas risadas. A encenação opta mesmo pelo melodrama – desde a voz dos atores (com direito a gritos e mudanças de entonação – talvez a diccção de alguns deles tenha atrapalhado em alguns momentos a compreensão completa do texto), os movimentos marcados, a cena congelada.

Foto: Val Lima/Divulgação

A ação se passa dentro de um espaço cênico delimitado – o teatro dentro do teatro -, uma cortina que dá para um pequeno tablado que parece ser a sala da casa. Fora dessa caixa, alguns refletores. Os jovens atores da Companhia Teatro Independente (Carolina Pismel, Julia Marini, Paulo Verlings e Diego Becker), do Rio, mostram que estão avançando nos seus processos de construção de personagem.

Talvez isso seja facilitado pelo próprio processo de como a montagem foi concebida. A dramaturgia foi sendo escrita ao mesmo tempo em que os ensaios eram realizados e o diretor Vinícius Arneiro fazia suas escolhas.

Postado com as tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *